quinta-feira, 28 de junho de 2012

"ESPAÇO DA MÚSICA - AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"

PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE

O "Parque Nacional Torres del Paine" é um parque chileno.
Está localizado na Região de Magalhães ao sul da Patagônia chilena. É considerado um dos parques mais impressionantes do sul do Chile, e um dos lugares prediletos dos "amantes da natureza".
Criado como parque em 13 de maio de 1959, foi declarado como "Reserva da Biosfera" pela UNESCO no ano de 1978 e está sob a administração da "Chilean Forest Service". Tem uma àrea aproximadamente de 242 mil hectares, na qual se encontra a cadeia montanhosa "Del Paine", com as mundialmente famosas "Torres del Paine", e os não menos conhecidos "Cuernos del Paine".
Lagos, rios, cascatas e glaciares estão em perfeita harmonia no parque.
O principal ponto de entrada para os visitantes é a cidade de Puerto Natales, última da linha marítima proveniente de Puerto Montt.

O maciço "del Paine" é especial, devido ao conjunto de montanhas distintas, sempre cobertas de neve, que o compõe - a primeira, "Cuernos del Paine", possui picos retorcidos - a segunda e que batizou o lugar, "Torres del Paine", tem a forma de três grandes dedos de granito, que emanam uma energia intrigante de magia e mistério. Por último as montanhas mais altas e ao mesmo tempo as que apresentam contornos mais normais, "Paine Grande e Cerro Fortaleza", ambas com mais de 3.000 metros de altitude.  As "Torres del Paine" aparecem abruptamente acima de um vale singular que abriga lagos incrivelmente azuis, rios, cachoeiras e cascatas, geleiras enormes, florestas impenetráveis e ainda espécies raras de plantas e animais. As "Torres del Paine" é considerada um dos melhores lugares do mundo para trekking de alto desempenho, quer dizer, caminhadas muito pesadas. Existem vários circuitos através dos 250 km de trilhas, que chegam a quase todos os pontos mais incríveis do parque, como o lago glacial na base das "Torres del Paine, a geleira e o Lago Grey e o Lago Pehoe", de onde pode-se chegar perto do fabuloso "Cuernos del Paine."
Uma das formações mais incríveis, visível da maior parte do parque é conhecida como "Cuernos del Paine", uma sequência de cumes rochosos que variam de 2.200 a 2600 metros de altura e parecem ter sido recortados propositalmente na forma de imensos retângulos de granito.
É possível conhecer todo o parque numa grande caminhada, que pode durar de três a nove dias, dependendo da disposição do turista, mas é possível fazê lo em até sete dias. No percurso o turista pode ficar em abrigos e acampamentos, mas a maioria dos turistas se hospedam num dos hoteis da região e percorrem a cada dia, uma das 20 trilhas que o parque oferece.
As caminhadas mais tranquilas são aquelas para o conhecimento da fauna local, em especial ao "guanaco" um animal semelhante ao "lhama" peruano.
Nas planícies de "Torres del Paine", há animais como o "puma, o condor e o guanaco", uma espécie de lhama que está em toda parte. O encontro com o puma é mais raro e não é perigoso, a menos que se trate de uma fêmea com filhote. Além disso, aves como o "flamingo, o cisne e o nhandu" (que parece uma ema) podem ser admirados livremente em seu habitat. Outras trilhas curtas levam a lagos onde icebergs azuis boiam, após se desprenderem de geleiras da região.
A trilha mais difícil é aquela que leva ao pé das torres, mas é a única forma de vê-las por inteiro. A caminhada de ida tem nove quilometros e dura 04:00hs. se feita a passo rápido – a volta costuma durar 03:30hs. No último trecho, o visitante precisa passar por um aclive formado por rochas de diversos tamanhos, quase sempre cobertas por neve, que leva cerca de 45 minutos para ser vencido. É a parte mais difícil da caminhada. Mas, assim que termina, a vista do alto faz com que todo esforço valha a pena.
De pé no mirante onde a trilha termina, o turista tem à direita o "Vale do Silêncio", uma clássica vista de um vale coberto por neve, cercado de montanhas brancas e triangulares. À frente, fica o "Almirante Nieto", um monte que chega a 2.500 metros de altitude – lembrando que você está a 866 metros. E à esquerda, as "Torres del Paine", três imensos dedos de rocha avermelhada fincados sobre uma geleira – o "Glaciar Torres". A diferença entre o pico da torre mais alta – a "Torre Sul", com 2.850 metros – e o observador é de cerca de 2.000 mil metros, o que causa uma deliciosa vertigem.
A forma mais fácil de chegar ao "Parque Nacional Torres del Paine" é pegar uma conexão até a cidade de "Punta Arenas". Há vôos diários pela Lan Chile partindo de "Santiago". A viagem dura cerca de 04:15hs. de duração, com escala em "Puerto Montt".  Do aeroporto de "Punta Arenas" até "Torres del Paine" são mais de 03:00hs de viagem por terra. Os hotéis da região costumam disponibilizar o traslado até o parque. 
Bom aqui está uma maravilhosa sugestão para os "amantes da natureza"...e as férias do mês de julho também já estão se aproximando... é só arrumar as mochilas e curtir..."AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"



segunda-feira, 25 de junho de 2012

"ESPAÇO DA MÚSICA - SAUDADES...MICHAEL JACKSON"


"SAUDADES...MICHAEL JACKSON"

Michael Joseph Jackson, ou simplesmente "Michael Jackson", como foi conhecido no mundo da música, nasceu em 29 de agôsto de 1958 em Gary e faleceu em 25 de junho de 2009 em Los Angeles - Estados Unidos. Foi cantor, compositor, dançarino, produtor e arranjador musical.
Há três anos o mundo recebia a notícia da morte do rei do pop, o cantor  "Michael Jackson", que deixou órfã uma legião de fãs. Morto em decorrência de uso excessivo de remédios, indicados por seu médico. O artista recebeu sua primeira homenagem nesta segunda-feira (25), inúmeras mensagens carinhosas no Twitter, que teve a hashtag   "RIP - Michael Jackson" como uma das mais citadas pelos usuários da rede social.
Caçula de uma família de nove irmãos, seu pai Joe Jackson sempre desejou ver os filhos no mundo do entretenimento.
Com apenas cinco anos de idade "Michael Jackson" entrou para o "Jackson Five" ao lado dos irmãos Jackie, Tito, Marlon e Jermaine.

O sucesso só veio no final da década de 60 quando o grupo foi contratado pela Motown, gravadora que nos anos 60 se especializou em lançar artistas negros como Diane Ross e Steve Wonder. No começo dos anos 70 o "Jackson Five" lançou diversas músicas que se tornaram bastante populares como "ABC , "I Want You Back" e "Ben". Apesar do sucesso, a infância teve momentos traumáticos. O pai controlava os garotos de maneira severa, chegando a ser cruel com ameaças e castigos físicos.
Nessa época, "Michael Jackson" já se destacava dos demais membros da banda, tanto por sua voz quanto pela desenvoltura no palco. Paralelamente ao conjunto, começou a se aventurar em carreira solo. Chegou a participar de algumas gravações e programas, mas só se destacaria em 1979, quando junto com o produtor Quincy Jones lançou "Off the Wall". O seu primeiro álbum solo vendeu 11 milhões de cópias.

Com o sucesso, as transformações começaram. "Michael Jackson" passou pela primeira cirurgia plástica que lhe afinou o nariz. A mudança pode ser conferida no clipe que revolucionou o gênero, "Thriller". Com um cenário cinematográfico a produção ajudou na divulgação do segundo álbum solo de "Michael Jackson", de mesmo nome da faixa. Com composições como "Billie Jean e Bet It" o disco vendeu 50 milhões de unidades. O trabalho foi premiado com oito Grammys e ficou 37 semanas no topo dos mais vendidos nos Estados Unidos.
A excentricidade de "Michael Jackson" começou a vir à tona. A pele do astro ficava cada vez mais branca e seu rosto cada vez mais distante dos traços característicos dos negros. Além disso os problemas na infância começaram a vir à tona do grande público. Michael era considerado uma criança em corpo de adulto Construiu em sua mansão um parque de diversões, zoológico e cinema, além de salas recheadas de brinquedos de todos os tipos. Passou a receber jovens em seu rancho chamado de "Neverland" ("Terra do Nunca", em uma alusão a localidade do clássico inglês "Peter Pan", um garoto que não queria crescer).

Seu terceiro disco, "Bad", de 1987 tirou as atenções de seus hábitos e os levaram para seu trabalho. Além da faixa título o trabalho apresentou outros sucessos como "I Just Can't Stop Loving You, The Way You Make me Feel e Dirty Diana". No mesmo ano estrearia seu primeiro trabalho no cinema, no curta "Captain EO", dirigido por Francis Ford Coppola e concebido para integrar uma atração nos parques da "Disney World"
Dois anos depois continuaria trabalhando no cinema com "Moonwalker", desta vez um longa que chegou aos cinemas, mas não foi bem recebido pela crítica. Novamente o que chamava a atenção era sua aparência, agora totalmente disforme dos traços originais do garoto que cantava "ABC" ao lado dos irmãos. O cantor afirmou posteriormente que era o vitiligo que lhe causava a brancura. Entretanto, o rosto era deformado por constantes cirurgias plásticas.
Os problemas continuaram em 1993, quando foi acusado de abuso sexual contra um menino. No mesmo ano se apresentaria no Brasil. Em 1994 se casaria com Lisa Marie Presley a filha de Elvis Presley. A união só duraria dois anos.
Em 1995 lançaria "History", um CD de comemoração com canções de toda sua carreira. Teve três filhos com Deborah Rove, enfermeira da dermatologista do cantor (posteriormente foi divulgado que os bebês nasceram de inseminação artificial). Seu último álbum foi "Invencible", lançado em 2001 e considerado um fracasso. Seu último projeto em vida seria uma turnê de despedida que nunca foi realizada. Ele faleceu devido a um coquetel de medicamentos dado por seu médico dias antes da estreia.
"The Jacksons", o grupo formado por Marlon, Jermaine, Tito e Jackie Jackson, vão homenagear o falecido irmão, "Michael Jackson", num concerto que terá lugar no "Fox Theatre de Detroit", nesta segunda-feira (25), dia em que se rememora os três anos da morte do MegaStar.
Saudades...muitas saudades ainda, no coração de uma grande legião de fãs!!!

terça-feira, 19 de junho de 2012

"ESPAÇO DA MÚSICA - GRATIDÃO...30.000 Visitas!!!"


OBRIGADO - 30.000 VISITAS!!!

Hoje para nós do blog "ESPAÇO DA MÚSICA", é um dia muito especial.  Mais uma conquista, graças a Deus! o nosso blog ultrapassou a marca de "30 mil visitas", tudo isso em pouco mais de 1 ano. Com o reconhecimento de todos os nossos amigos e fieis leitores que contribuíram  para essa Vitória e com certeza continuarão nos visitando sempre. Obrigado   a  todos aqui de Uberlândia, e de todos os Estados do nosso imenso Brasil e de diversos países das Américas -  do Sul - do Norte, Central, Europa, África, Ásia, etc., entenderam o nosso recado e nos prestigiaram e dedicaram um pouquinho do seu tempo, do seu lazer para estarem conferindo o teôr de nossas publicações sôbre o "Mundo da Música, das Artes, da Cultura" e também sôbre o turismo, focando principalmente o "Turismo Ecológico" mostrando as belezas e a exuberância dos nossos "Parques Nacionais" - o da Amazônia, o de Iguaçú, do Itatiaia, do Pantanal Matogrossense, da Chapada dos Guimarães, da Chapada Diamantina, do Museu Inhotim (o maior museu ao ar livre do mundo), etc., alertando a humanidade sôbre os perigos da degradação do nosso "Meio Ambiente", e consequentemente do desaparecimento dêstes mananciais de vida do nosso ecossistema, tema êste sendo amplamente debatido agora na "Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável" a "Rio+20". Sendo realizada de 13 a 22 de junho de 2012.

 A "Rio+20" é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da "Conferência das Nações Unidas" sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a  agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Mas os que precisamos é que tôda a humanidade se conscietize e preserve êstes mananciais que ainda são abundantes aqui no Brasil e em diversas partes do mundo.
Agradecemos e convidamos a todos os nossos leitores que continuem nos prestigiando e também nos enviando comentários e sugestões através de um espaço para êste fim no próprio blog  "COMENTÁRIOS"


OBRIGADO!!!






segunda-feira, 11 de junho de 2012

"ESPAÇO DA MÚSICA - ECOLOGIA"


A TERRA VISTA DO CÉU  "FOTÓGRAFO YANN ARTHUS-BERTRAND"


Pela primeira vez no Brasil, as fotos de Yann Arthus-Bertrand compõem essa incrível exposição sobre a beleza do planeta e a sua fragilidade nas últimas décadas. Localizada na praça da Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, “A Terra Vista do Céu” faz parte dos preparativos para o "Rio +20", iniciando em 27 de abril e permanecendo exposta até o dia 24 de junho.
São 130 imagens de grandes dimensões tiradas de helicópteros, revelando um novo olhar sobre o nosso mundo. Arthus-Bertrand, que além de fotógrafo é ativista ambiental, comenta: “O planeta é muito mais bonito do que eu imaginava. Desde que comecei a olhá-lo realmente, ele não parou de me surpreender por seu esplendor”.

É mais do que uma mostra de "imagens gigante" do mundo todo, é um convite a olhar o mundo como cidadão do mundo, e se sentir responsável por ele. Em cada foto você poderá perceber a realidade do que está acontecendo no "planeta terra", e está nas nossas mãos, e nas mãos desta geração que agora está crescendo e se preparando para um novo amanhã...um mundo melhor. Em cada uma destas fotos temos uma noção do que está acontecendo naquele lugar, naquele país ou naquela localidade.
Além das imagens, há um “Centro de Visitantes” instalado no local, com exibição do filme “Home – Nosso Planeta, Nossa Casa”, dirigido pelo fotógrafo ativista, com 1:30hs. de duração. O evento conta também com um "mapa mundi" gigante, indicando onde cada foto foi tirada, e um projeto educativo oferecendo atividades pedagógicas sobre educação ambiental para cerca de cinco mil estudantes, abordando temas bastante variados sôbre a poluição, desmatamento, aspectos culturais, pobreza, injustiças políticas e ainda o impacto social e ecológico provocado no meio ambiente.

O fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, responsável pelo projeto nos mostra nesta exposição fotografias que nos impressionam sôbre os riscos que o "planeta terra" está incorrendo com a ação arbitrária do homem no meio ambiente. Para se ter uma idéia do que está ocorrendo Arthus-Bertrand apresenta dados que aconteceram nêste últimos 20 anos ECO-92, "Conferência sôbre o Desenvolvimento Sustentável", ocorrida no Rio de Janeiro no ano de 1992. Alerta que as emissões de CO² aumentaram em 36% e atingem 30 bilhões de toneladas/ano. As florestas mundiais perderam quase 300 milhões de hectares, ou seja, quase 15 milhões de hectare/ano.
O número de pessoas que tem acesso a fontes aprimoradas de àgua potável, aumentaram em mais de 2 bilhões e 37% da população mundial ainda não tem acesso a um sistema de saneamento de qualidade.
Por volta de 1 bilhão de homens e mulheres sofrem de desnutrição enquanto um mesmo número sofre de obesidade.
Uma espécie de vertebrado em cada cinco, corre o risco de extinção.
O PIB mundial aumentou em 75%, atingindo  63 trilhões de dólares, mas ainda há mais de um bilhão de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza.
"Em 20 anos os sinais foram alarmantes e ainda se multiplicam. A partir de agora, cada um deve assumir as consequências disso. Todo o homem no "planeta terra" pode fazer alguma coisa, faça...cabe a voçê descobrir o que é", diz o fotógrafo e ativista ambiental Yann Arthus-Bertrand.

    www.rio20.gov.br/