quarta-feira, 30 de abril de 2014

"ESPAÇO DA MÚSICA - DIA INTERNACIONAL DO JAZZ"

                                     DIA INTERNACIONAL DO JAZZ  

O jazz teve origem nos Estados Unidos da América, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo-se popularizado nas primeiras décadas do século XX. New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz.
O Dia Internacional do Jazz é celebrado a 30 de Abril. A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade da Unesco, Herbie Hancock.
Foi adotado pelos Países Membros da UNESCO a partir da iniciativa do embaixador da Boa Vontade da UNESCO Herbie Hancock, visando encorajar e destacar o poder exclusivo do jazz de promover o diálogo e o entendimento intercultural por todo o mundo. O Dia Internacional do Jazz é reconhecido nos calendários oficiais da UNESCO e das Nações Unidas.

OSAKA, Japão, 30 de abril de 2014. Em uma série de eventos sem precedentes em todo o mundo, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o Instituto de Jazz Thelonious Monk se uniram para celebrar o jazz como uma linguagem universal de liberdade no dia 30 de abril. Com eventos realizados em todos os países do planeta, o Dia Internacional do Jazz de 2014 culminou em um concerto à noite em Osaka, no Japão, a Cidade Sede Global deste ano. O concerto repleto de estrelas, realizado no Osaka Castle Park, foi transmitido para milhões de pessoas em todo o mundo e contou com apresentações de Toshiko Akiyoshi, John Beasley (Diretor Musical), Kris Bowers, Dee Dee Bridgewater, Jonathan Butler, Terri Lyne Carrington, Theo Croker, Sheila E., Pete Escovedo, Roberta Gambarini, Kenny Garrett, James Genus, Shuichi Hidano com TAIKO Masters, Roy Hargrove, Lalah Hathaway, Terumasa Hino, Chris Thomas King, Earl Klugh, Takuya Kuroda, Marcus Miller, T.S. Monk, Makoto Ozone, Courtney Pine, Gregory Porter, Troy Roberts, Claudio Roditi, Oumou Sangaré, John Scofield, Wayne Shorter, Esperanza Spalding, Lew Tabackin, Steve Turre, Joe Louis Walker e Dionne Warwick. O concerto foi transmitido para todo o mundo através dos Web Sites da UNESCO, jazzday.com, do Departamento de Estado dos Estados Unidos e do Instituto de Jazz Thelonious Monk.
O Dia Internacional do Jazz presta homenagem ao jazz e seu papel diplomático de unir as pessoas em todos os cantos do mundo. Os eventos deste ano foram realizados em todos os 196 países membros das Nações Unidas e da UNESCO, juntamente com todos os 50 estados dos Estados Unidos. Desde a Síria, Ucrânia e República Centro-Africana até a Venezuela, Islândia e Filipinas, milhares de eventos foram realizados em todos os sete continentes, incluindo a Estação McMurdo, na Antártica. Além do planeta Terra, a tripulação da Estação Espacial Internacional enviou uma mensagem especial de paz e boa vontade para todos os países que celebraram o Dia Internacional do Jazz.
Em reconhecimento à terceira edição anual do Dia Internacional do Jazz, a Diretora-Geral da UNESCO Irina Bokova declarou, "O jazz é mais do que música – é um estilo de vida e é um instrumento de diálogo e mudanças sociais. A história do jazz nos fala sobre o poder da música para reunir artistas de diferentes origens culturais, como uma força para a inclusão e o respeito mútuo".  
O ícone do jazz e embaixador da Boa Vontade da UNESCO Herbie Hancock disse, "Estou muito honrado com a grande onda de reações positivas ao significado do Dia do Jazz, que envia uma mensagem de otimismo, autorrespeito e a possibilidade de conexões interculturais harmoniosas, utilizando o jazz como um modelo de diplomacia". 

Semel Carvalho e o blog "ESPAÇO DA MÚSICA" se sentem orgulhosos em poder participar deste evento deixando aqui a sua mensagem e apoio ao Instituto de Jazz Thelonious Monk pela divulgação do Dia Internacional do Jazz.



         


 



 





quarta-feira, 23 de abril de 2014

ESPAÇO DA MÚSICA - "TRIBUTO À AYRTON SENNA"

                                  "O MITO BRASILEIRO DA FÓRMULA 1"

Com a proximidade dos 20 anos da morte de Ayrton Senna o inesquecível piloto de Fórmula 1, nosso ídolo, e mito maior do automobilismo brasileiro e mundial, o blog "ESPAÇO DA MÚSICA" deixa aqui nesta página um breve relato do objetivo, do empenho, da garra, da coragem, do otimismo e da superação deste espetacular e fantástico ser humano que foi o homem Ayrton Senna, mostrando a todos nós ao longo de sua trajetória profissional como piloto de automobilismo que, queria ser sempre o primeiro, correr sempre na frente e quebrar todos os recordes possíveis.
Seu objetivo era...Se superar sempre!!!


Ayrton Senna da Silva (São Paulo, 21 de março de 1960 — Ímola, 01 de maio de 1994) foi o maior e o mais consagrado piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e no de 1993. Morreu em um acidente catastrófico a uma velocidade aproximadamente de 300 km/h, na sétima volta, na fatídica curva Tamburello do Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola - Itália, durante o Grande Prêmio de San Marino no ano de 1994. É reconhecido como um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo mundial.
Senna começou sua carreira competindo por kart. Mudou-se para competições de automobilismo em 1981, sagrando-se campeão do Campeonato Britânico de Fórmula 3 após dois anos de sua estreia. Seu bom desempenho na Fórmula 3 impulsionou sua ascensão à Fórmula 1, fazendo sua primeira aparição na categoria no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart, tendo abandonado a corrida na 8ª volta. 

No ano seguinte, trocou a Toleman-Hart pela Lotus-Renault, equipe pela qual venceu seis Grands Prix ao longo de três temporada.
  No ano de 1988, juntou-se ao francês Alain Prost (que seria seu maior rival em sua carreira) na McLaren-Honda e viveu anos vitoriosos pela equipe. Os dois juntos venceram 15 dos 16 Grands Prix daquela temporada com Senna sagrando-se Campeão Mundial de Formula 1 pela primeira vez. O francês Alain Prost conquistou o campeonato mundial de Fórmula 1 no ano de 1989, com Senna retomando o título e sagrando-se (bi Campeão Mundial de Fórmula 1) no ano de 1990, ambos os títulos foram decididos por colisões entre os pilotos no Grande Prêmio de Suzuka no Japão. Na temporada seguinte, Senna faturou seu "terceiro título mundial" no ano de 1991 tornando-se o piloto mais jovem a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1, façanha que foi mantida até o final da temporada de 2012, quando Sebastian Vettel chegou ao tricampeonato vencendo por três anos consecutivos. A partir de 1992, a equipe Williams-Renault dominou amplamente a competição. Ainda assim, Senna conseguiu terminar a temporada 1993 como vice-campeão, vencendo cinco corridas. No ano de 1994 rescindiu o seu contrato com a McLaren-Honda, transferindo-se para a equipe Williams do inglês Frank Williams.
Sua reputação de piloto veloz ficou marcada pelo recorde de "pole positions" conquistadas. Sobre o asfalto chuvoso demonstrava grande capacidade e perícia, como ficaram demonstradas nas atuações dos GPs de Mônaco 1984, de Portugal 1985 e da Europa 1993. Senna ainda detém o recorde de maior número de vitórias (seis) no mais badalado e prestigiado Grande Prêmio de Mônaco e (chamado carinhosamente pelos repórteres de rei do circuito de Mônaco), sendo ainda na atualidade o terceiro piloto mais bem sucedido de todos os tempos em número de Vitórias nos grandes prêmios.