quarta-feira, 28 de setembro de 2011

"WEKEEND"


PARQUE DO IBIRAPUERA - SÃO PAULO

O Parque do Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo. Ibirapuera na língua tupi significa "pau podre ou àrvore apodrecida". Na década de 1920, o então prefeito de S.Paulo - Jose Pires do Rio - idealizou a transformação daquela àrea em um parque, semelhante aos existentes na Europa e nos Estados Unidos da América, como o Bois de Bologne em Paris, o Hyde Park em Londres e o Central Park em Nova Iorque. No entanto a idéia da execução do parque frustrou em função das condições do terreno, pois o mesmo era alagadiço.

Mas um modesto funcionário da prefeitura, Manoel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes, apaixonado por plantas, iniciou no ano de 1927 o plantio de milhares de mudas de eucalipto australiano cujo objetivo era a drenagem do solo e a eliminação do excesso de umidade. Graças a esta providência o terreno foi se recuperando e no ano de 1951, o então governador do estado de São Paulo, Lucas Nogueira Garcez institui uma comissão mista - composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada - para que  o projeto do "Parque do Ibirapuera" fosse construído para as comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo(400 anos de sua fundação, pelo padre jesuíta José de Anchieta).

A comissão pró construção foi formada, e o então renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer ficou responsável pela execução do projeto arquitetônico, e o famoso paisagista Roberto Burle Marx ficando responsável pelo projeto paisagístico do tão almejado e sonhado parque da cidade de São Paulo.
Iniciado então a construção do parque, com àrea de 1,584 quilometros quadrados, e os seus três lagos artificiais interligados ocupando uma àrea total de 15.700 metros quadrados.
Mas por motivos adversos a inauguração do "Parque do Ibirapuera", que seria inaugurado no dia 25 de janeiro de 1954, aniversário da cidade de São Paulo, como fora previsto, só foi possível  a sua inauguração em 21 de agosto de 1954.

Hoje quem passa pelo Parque do Ibirapuera, pode escolher as suas diversas atrações, entre elas o Museu de Arte Moderna -M A M, o Museu de Arte Contemporânea - M A C, o Planetário, o Obelisco, a Oca.
O Pavilhão da Bienal é um espaço que sedia alguns dos acontecimentos mais importantes da cidade de São Paulo. O primeiro grande evento que abre o calendário anual da capital paulista acontece lá. È o SPFW - São Paulo Fashion Weeck, que reune a nata da moda atual brasileira, trazendo as mais lindas e famosas modelos brasileiras e internacionais para a apresentação da moda que acontence duas vêzes por ano, em janeiro a moda inverno e em julho a moda verão, ambos incluído no calendário oficial e mundial da moda. Acontece também nêste espaço a Bienal das Artes nos anos pares e a Bienal da Arquitetura nos anos impares, acontecendo também Congressos e Feiras nacionais e mundiais como a Adventures Sports Fair, a maior feira de esportes e turismo da América Latina.
Já a OCA, cujo formato faz jús ao nome é famosa por sediar Exposições de Artes, incluindo "Picasso na Oca", a maior retrospectiva já realizada sôbre o pintor espanhol na américa Latina.
Corpos Pintados e Dinos na Oca que conta com mais de 400 peças expostas nos seus 10 mil metros quadrados.
Além disso o parque oferece aos seus usuários várias àreas para atividades físicas, ciclovias, playgrounds e também é permitida a entrada para os cães.
PARQUE DO IBIRAPUERA
Av. Pedro Álvares Cabral s/n 
Vila Mariana - Zona Sul (à 5 Km. do Metrô Santa Cruz)
Telefone: (11) 5574-5177
Site: www.prefeitura.sp.gov.br
Horário de funcionamento: das 05:00hs as 24:00hs

Bora lá gente, fazer um cooper, andar de bike, curtir com as crianças...e respirar um arzinho bem mais puro do que se aspira todos os dias aí nesta grande metrópole!!!












segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"ESPAÇO DA MÚSICA - GRATIDÃ0...!"

                                                

ESPAÇO DA MÚSICA - GRATIDÃO...!

Hoje para nós do blog "ESPAÇO DA MÚSICA", é um dia muito especial, pois com o reconhecimento de todos os nossos amigos leitores aqui de Uberlândia, e de todos os Estados do nosso imenso Brasil e de diversos países das Américas -  do Sul - do Norte, Central, Europa, África, Ásia, etc., entenderam o nosso recado e nos prestigiaram e dedicaram um pouquinho do seu tempo, do seu lazer para estarem conferindo o teôr de nossas publicações sôbre o Mundo da Música, das Artes, da Cultura e também sôbre o turismo, focando principalmente o Turismo Ecológico mostrando as belezas e a exuberância dos nossos Parques Nacionais - o da Amazônia, o de Iguaçú, do Itatiaia, do Pantanal Matogrossense, da Chapada dos Guimarães, da Chapada Diamantina, do Museu Inhotim (museu ao ar livre), etc., alertando a humanidade sôbre o perigo da degradação do nosso Meio Ambiente, consequentemente do desaparecimento dêstes mananciais de vida do nosso ecossistema.
Ás vêzes comento com amigos, em tom de brincadeiras "Visite-os  antes que acabem"...mas os que precisamos é que tôda a humanidade se concietize e preserve êstes mananciais que ainda são abundantes aqui no Brasil e no mundo.
Agradecemos e convidamos a todos os nossos leitores que continuem nos prestigiando e também nos enviando comentários e sugestões através de um espaço para êste fim no próprio blog  "COMENTÁRIOS"

OBRIGADO!!!
 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"CURIOSIDADES DO MUNDO DA MÚSICA"

ROCK IN RIO - ROCK STREET


A Rock Street ou Rua do Rock é uma novidade nesta edição do Rock in Rio 2011 aqui na cidade do Rio de Janeiro. Ela foi inspirada nas ruas de New Orleans-EUA, cidade onde se acredita seja o berço do Rock n' Roll e dos Blues.
A Rock Street foi criada para abrigar lojas de souvenirs, bares, restaurantes, além de serem apresentados shows Internacionais do Mundo do Jazz e do Blues.
A Rua do Rock fica logo ali, entre a roda gigante e o espaço dos DJs de música eletrônica. Olhando de cima a geografia da Cidade do Rock, que lembra uma guitarra, ela seria o braço do instrumento. Se tudo der certo, o projeto da Rock Street, pela primeira vez em um Rock in Rio, pode se tornar em muitos momentos o melhor lugar para se estar.
 E isso por alguns motivos: ela fica longe da grande concentração da pista principal do Palco Mundo e mais longe ainda do Palco Sunset, sendo assim uma espécie de refúgio entre um e outro show mala que o fã não queira ver. É lá que estarão as lojinhas charmosas, coloridas e estilizadas ao estilo casinha de madeira de New Orleans.
Uma venderá salgados, outra bebidas, outra camisetas, CDs. Uma cartomante atenderá roqueiros em dilemas com seus destinos. E o mais bacana: pequenos shows curtos e performances de artistas de rua rolarão entre as 14h30 e as 22h, em um coreto típico de cidade do interior que fica no centro da via.
Se o som do Palco Mundo não vai invadir este espaço? Sim, provavelmente. “Mas o cara que quiser ver vai parar e prestar atenção, como acontece com os músicos de rua”, diz Bruce Henri, curador da Rock Street.
A ideia inicial de Roberto Medina, presidente do Rock in Rio, era fazer com que cada casa fosse um bar com música ao vivo. “Seria poluição sonora demais”, diz Bruce.
Em situações assim, com pouco tempo para seduzir uma plateia passante, o normal é que os artistas invistam em um ‘tratamento de choque’, com shows de hits que todos conhecem, sem maiores intenções autorais. Rodrigo Santos, baixista do Barão Vermelho, tem na manga Beatles e Stones. “Vai ter muito rock and roll.”

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

"CURIOSIDADES DO MUNDO DA MÚSICA"

 MUSEU DO ROCK


O Rock And Roll Hall Of Fame - Salão da Fama e Museu do Rock and Roll





O Rock And Roll Hall Of Fame, está situado na cidade de Cleveland, estado de Ohio nos Estados Unidos, as margens do Lago Erie, ao lado do Cleveland Browns Stádio, sendo aberto ao público no dia 21 de setembro de 1995. Foi criado e dedicado, como o seu nome sugere, a registrar a história de alguns dos mais conhecidos e influentes artistas do mundo da música e de outras pessoas que tiveram influência na indústria do Rock e também da música Pop.  O Museu se destaca na cidade pela beleza de sua arquitetura. Um monumental prédio com estrutura de vidro e aço (pirâmide), projetado pelo arquiteto chinês I.M.PEI conhecido internacionalmente pela grandeza  de seus projetos.
A localização do museu foi muito controversa à época, mas considerada históricamente apropriada, uma vez que o seu idealizador o "DJ ALAN FREED", creditado como um dos maiores divulgadores do rock, e que cunhou o têrmo "Rock and Roll", é natural de Cleveland e o primeiro a tocar o "rhytms and blues", música até então feita apenas por negros em uma rádio de brancos. Foi pioneiro ao promover shows de rock e reunir em um mesmo local  brancos e negros para dançarem.
O espaço possui 150 mil metros quadrados com sete andares, cinco salas de cinemas e um amplo espaço para  exposições e "Eventos Gratuitos".
Desde o ano de 1986, vários artistas, não apenas do rock, mas de toda música jovem em geral, eram incluídos no Salão da Fama em uma cerimônia anual realizada na cidade de Nova Iorque. O primeiro grupo de indicados foi em 23 de janeiro de 1986 incluindo entre êles "Chuck Berry, James Brown, Ray Charles, Fats Domino, Everly Brothers, Buddy Holly, Jerry Lee Lewis e Elvis Presley".
Atualmente o principal critério para a inclusão de um artista ou de uma banda é que seu primeiro álbum tenha sido lançado há pelo menos 25 anos.
Com apenas 16 anos de história, o museu conta com um acervo que emociona até mesmo os roqueiros mais durões. O museu conta com diversos monitores e som de altíssima qualidade para voçê  relembrar músicas e momentos históricos de seus ídolos do rock e da música pop mundiais.

Na parte subterrânea do museu, devidamente climatizada para conservar verdadeiras relíquias, estão as roupas militares usadas pelos Beatles nas fotos do àlbum "Sgt. Peper's Lonely Hearts Club Bands", vestuários usados pelo "rei do rock" Elvis Presley,  e os figurinos históricos de Michael Jackson - a famosa luva de Billie Jean, além da máscara e a jaqueta vermelha usada no clipe "Thriller".
Como não poderia deixar de ser, o museu tem muitas, muitas guitarras e violões de diversos artistas que fizeram a história do rock and roll. Entre êles, uma relíquia, um violão de Johnny Cash, da década de 1950, uma guitarra de john Lennon com o desenho dêle e de Yoko Ono.
Para quem gosta de rock e também de carros é possível conferir o Porsche psicodélico de Janis Joplin, e o Lincoln Coupé de Elvis Presley - que no dia que o comprou, deu outro igualzinho de presente para uma senhora que estava na concessionária, que achou por bem elogiar a mais nova aquisição do rei.
Para os mais sentimentais, estão lá os rascunhos de Chuck Berry e da famosa "Purple Haze" de Jimi Hendrix, com o papel devidamente amassado e rabiscado. 
Citar poucos itens e deixar tantos de fora é uma grande injustiça para com os demais artistas que fizeram a história do rock do que êle é hoje. Mas para quer e quiser conferir o que o museu tem para oferecer, o site do famoso museu e galeria do rock é http://rockhall.com para que o roqueiro sinta ao menos um pouco do que é o museu, e quem sabe anime visitá-lo quando de sua viagem para os Estados Unidos...
Bora lá gente...!!!




terça-feira, 6 de setembro de 2011

"ESPAÇO DA MÚSICA" - Rihanna - Cheers (Drink To That) [Official Version]

"EFEMÉRIDES DO MUNDO DA MÚSICA NO SÉCULO XXI"

RIHANNA

Roby Rihanna Fenty ou simplesmente Rihanna como é conhecida no mundo da música, nasceu  em 20 de fevereiro de 1988 na cidade de Saint Michael em Barbados.
Rihanna além de cantora é compositora, dancarina, modêlo, atriz e designer de moda.
Rihanna já havia formado um grupo musical no colégio com duas amigas, e já mostrava que tinha muito talento para cantar.
Com quinze anos foi apresentada por um amigo ao produtor musical  Evan Rogers, que estava de férias com sua esposa, que é natural de Barbados. Evan Rogers junto com seu sócio Carl Sturk, que juntos já haviam promovidos  grandes nomes como Christina Aguillera, Ruben Studdard e Kelly Clarkson, que a ajudaram a gravar umas doze músicas em Nova Iorque. Êles se inspiraram no dance hall e no reggae que estavam bem  presentes na cultura musical de Rihanna, mesclando tudo isso com o R&B. Essa mistura resultou em um som que é muito original e típico dela. Concluido êste trabalho inicial os produtores Evan Rogers e Carl Sturk enviaram ao cantor Jay-Z  que nesta época era o vice presidente da gravadora Def Jam, e que se encantou ainda mais ao ouvi-la na sua apresentação.
Assim com seu talento e performance, conseguiu o tão esperado contrato com a Def Jam e lançou o seu primeiro àlbum o "Music of the Sun" no ano de 2005, iniciando assim uma carreira monumental de sucessos. Os singles "Pon de Replay, If It's Lovin That You Want e Let Me", venderam só nos Estados Unidos aproximadamente "quinhenta mil cópias", conquistando o Top 10 nos Estados Unidos e Canadá. No total em todo o mundo foram vendidos "um milhão e quinhentos mil" àlbuns do CD  "Music of the Sun.
“Tantas coisas aconteceram em minha vida, eu sinto como se tivesse crescido 5 anos em 1.
Para realizar meus sonhos, eu tive de deixar toda a minha família em Barbados. Eu estava assustada de não ter família ou amigos, e, de repente, já estava presa em um estúdio. 2005 me ensinou a dedicação e responsabilidade que leva para que um sonho se torne realidade. Acordar às 5:00 da manhã para começar a ensaiar, treinamento, estudar em casa, entrevistas, gravar vídeos, e assim vai; sempre pareceu tão luxuoso, mas é trabalho de verdade. Muitas vezes nesse último ano, eu não tinha ninguém da minha idade junto a mim. Enquanto gravava o CD, eu queria que parecesse como se eu estivesse uma conversa pessoal com minhas amigas da mesma idade. Pessoas acham que porque você é nova, você não é complexa, mas não é verdade. Nos lidamos com vida e amor e corações partidos da mesma maneira que uma mulher mais velha lida.”
No início de 2006 foi anúnciado que Rihanna lançaria seu segundo CD: “A Girl Like Me”, que ela tinha começado a gravar apenas um mês após o lançamento de seu primeiro disco. Em fevereiro foi lançada a primeira música de trabalho: “S.O.S.” – um enorme sucesso em todo mundo! A música foi tema de uma campanha de Rihanna para a NIKE, e foi até mesmo gravado um vídeo promocional. Rihanna disse:
“Eu fiquei muito empolgada quando ouvi a música pela primeira vez, três dias depois ela estava gravada. Foi uma nova experiência ao fazer o comercial para a NIKE. Precisei de 6 dias para gravá-lo, mas trabalhar com o coreografo Jamie King (de Madonna e Shakira) foi demais.”
O CD foi lançado em abril de 2006, vendendo mais de 115,000 cópias apenas na primeira semana, chegando a mais de 3 milhões em todo o mundo no total.
Rihanna também fez performances em grandes premiações, como Teen Choice Awards, MTV Europe Music Awards, MOBO Awards, MTV Video Music Awards Japan, Much Music Video Awards e outros.
Em 2007 Rihanna lançou o seu álbum de maior sucesso no mundo o "Good Girl Gone Bad", oficialmente lançado em 05 de junho de 2007, e logo na primeira semana foram vendidos mais de 960 mil cópias. No total em todo o mundo êste àlbum vendeu mais de "oito milhões e novecentas mil cópias", sendo que o single "Umbrella", com participação do cantor "Jay-Z", foi considerado o grande êxito de Rihanna e também considerado como o "hino de verão de 2007".
DISCOGRAFIA
2005 - MUSIC OF THE SUN
2006 - A GIRL LIKE ME
2007 - GOOD GIRL GOOD BAD
2009 - RATED R
2010 - LOUD
DVD - 2008 - GOOD GIRL GOOD BAD LIVE



Com mais de 30 milhões de àlbuns vendidos em todo mundo e vários hits mundiais, dos quais emplacou oito dêles no topo da "Bilboard Hot 100" a parada musical mais importante do mundo, a megastar Rihanna mostra que veio para ficar brilhando entre as grandes estrêlas do Mundo da Música Internacional.
Vencedora de 4 Grammy's, 4 NRJ Music Awards, 3 Video Music Awards, 3 America Music Awards,  3 Best Music Awards, 3 Teen Choice Awards, 2 Europe Music Awards, 2 World Music Awards.
Em novembro de 2009, a cantora Rihanna foi agraciada com o Titulo  de "Mulher do Ano" pela Revista Glamour Magazine".
Certificada com discos de ouro e platina pela RIAA - Recording Industry Association of America e também pela ARIA - Australia Recording Industry Association
A cantora Rihanna virá pela primeira vez no Brasil, brindar seu milhares de fans que tem por aqui com o seu "SHOW LOUD TOUR", título do seu último àlbum lançado no ano de 2010.
No dia 17 de setembro se apresentará em São Paulo na Arena Anhembi.
No dia 18 de setembro se apresentará em Belo Horizonte no Mineirinho e no dia 21 de setembro se apresentará em Brasília - DF, no Ginásio Nilson Nelson.
E finalmente no dia 23 de setembro se apresentará no "Parque Olímpico Cidade do Rock" no Rio de Janeiro, no show de abertura do tão esperado "Rock in Rio".
...quem viver verá!!!