terça-feira, 6 de setembro de 2011

"EFEMÉRIDES DO MUNDO DA MÚSICA NO SÉCULO XXI"

RIHANNA

Roby Rihanna Fenty ou simplesmente Rihanna como é conhecida no mundo da música, nasceu  em 20 de fevereiro de 1988 na cidade de Saint Michael em Barbados.
Rihanna além de cantora é compositora, dancarina, modêlo, atriz e designer de moda.
Rihanna já havia formado um grupo musical no colégio com duas amigas, e já mostrava que tinha muito talento para cantar.
Com quinze anos foi apresentada por um amigo ao produtor musical  Evan Rogers, que estava de férias com sua esposa, que é natural de Barbados. Evan Rogers junto com seu sócio Carl Sturk, que juntos já haviam promovidos  grandes nomes como Christina Aguillera, Ruben Studdard e Kelly Clarkson, que a ajudaram a gravar umas doze músicas em Nova Iorque. Êles se inspiraram no dance hall e no reggae que estavam bem  presentes na cultura musical de Rihanna, mesclando tudo isso com o R&B. Essa mistura resultou em um som que é muito original e típico dela. Concluido êste trabalho inicial os produtores Evan Rogers e Carl Sturk enviaram ao cantor Jay-Z  que nesta época era o vice presidente da gravadora Def Jam, e que se encantou ainda mais ao ouvi-la na sua apresentação.
Assim com seu talento e performance, conseguiu o tão esperado contrato com a Def Jam e lançou o seu primeiro àlbum o "Music of the Sun" no ano de 2005, iniciando assim uma carreira monumental de sucessos. Os singles "Pon de Replay, If It's Lovin That You Want e Let Me", venderam só nos Estados Unidos aproximadamente "quinhenta mil cópias", conquistando o Top 10 nos Estados Unidos e Canadá. No total em todo o mundo foram vendidos "um milhão e quinhentos mil" àlbuns do CD  "Music of the Sun.
“Tantas coisas aconteceram em minha vida, eu sinto como se tivesse crescido 5 anos em 1.
Para realizar meus sonhos, eu tive de deixar toda a minha família em Barbados. Eu estava assustada de não ter família ou amigos, e, de repente, já estava presa em um estúdio. 2005 me ensinou a dedicação e responsabilidade que leva para que um sonho se torne realidade. Acordar às 5:00 da manhã para começar a ensaiar, treinamento, estudar em casa, entrevistas, gravar vídeos, e assim vai; sempre pareceu tão luxuoso, mas é trabalho de verdade. Muitas vezes nesse último ano, eu não tinha ninguém da minha idade junto a mim. Enquanto gravava o CD, eu queria que parecesse como se eu estivesse uma conversa pessoal com minhas amigas da mesma idade. Pessoas acham que porque você é nova, você não é complexa, mas não é verdade. Nos lidamos com vida e amor e corações partidos da mesma maneira que uma mulher mais velha lida.”
No início de 2006 foi anúnciado que Rihanna lançaria seu segundo CD: “A Girl Like Me”, que ela tinha começado a gravar apenas um mês após o lançamento de seu primeiro disco. Em fevereiro foi lançada a primeira música de trabalho: “S.O.S.” – um enorme sucesso em todo mundo! A música foi tema de uma campanha de Rihanna para a NIKE, e foi até mesmo gravado um vídeo promocional. Rihanna disse:
“Eu fiquei muito empolgada quando ouvi a música pela primeira vez, três dias depois ela estava gravada. Foi uma nova experiência ao fazer o comercial para a NIKE. Precisei de 6 dias para gravá-lo, mas trabalhar com o coreografo Jamie King (de Madonna e Shakira) foi demais.”
O CD foi lançado em abril de 2006, vendendo mais de 115,000 cópias apenas na primeira semana, chegando a mais de 3 milhões em todo o mundo no total.
Rihanna também fez performances em grandes premiações, como Teen Choice Awards, MTV Europe Music Awards, MOBO Awards, MTV Video Music Awards Japan, Much Music Video Awards e outros.
Em 2007 Rihanna lançou o seu álbum de maior sucesso no mundo o "Good Girl Gone Bad", oficialmente lançado em 05 de junho de 2007, e logo na primeira semana foram vendidos mais de 960 mil cópias. No total em todo o mundo êste àlbum vendeu mais de "oito milhões e novecentas mil cópias", sendo que o single "Umbrella", com participação do cantor "Jay-Z", foi considerado o grande êxito de Rihanna e também considerado como o "hino de verão de 2007".
DISCOGRAFIA
2005 - MUSIC OF THE SUN
2006 - A GIRL LIKE ME
2007 - GOOD GIRL GOOD BAD
2009 - RATED R
2010 - LOUD
DVD - 2008 - GOOD GIRL GOOD BAD LIVE



Com mais de 30 milhões de àlbuns vendidos em todo mundo e vários hits mundiais, dos quais emplacou oito dêles no topo da "Bilboard Hot 100" a parada musical mais importante do mundo, a megastar Rihanna mostra que veio para ficar brilhando entre as grandes estrêlas do Mundo da Música Internacional.
Vencedora de 4 Grammy's, 4 NRJ Music Awards, 3 Video Music Awards, 3 America Music Awards,  3 Best Music Awards, 3 Teen Choice Awards, 2 Europe Music Awards, 2 World Music Awards.
Em novembro de 2009, a cantora Rihanna foi agraciada com o Titulo  de "Mulher do Ano" pela Revista Glamour Magazine".
Certificada com discos de ouro e platina pela RIAA - Recording Industry Association of America e também pela ARIA - Australia Recording Industry Association
A cantora Rihanna virá pela primeira vez no Brasil, brindar seu milhares de fans que tem por aqui com o seu "SHOW LOUD TOUR", título do seu último àlbum lançado no ano de 2010.
No dia 17 de setembro se apresentará em São Paulo na Arena Anhembi.
No dia 18 de setembro se apresentará em Belo Horizonte no Mineirinho e no dia 21 de setembro se apresentará em Brasília - DF, no Ginásio Nilson Nelson.
E finalmente no dia 23 de setembro se apresentará no "Parque Olímpico Cidade do Rock" no Rio de Janeiro, no show de abertura do tão esperado "Rock in Rio".
...quem viver verá!!!





Um comentário:

  1. Muy buen articulo sobre Rihanna. Me encantó saber cosas de esta cantante, actriz, modelo y BELLÍSIMA MUJER!!! Gracias amigo Semel...:)

    ResponderExcluir