terça-feira, 17 de maio de 2011

"CURIOSIDADES DO MUNDO DA MÚSICA"

O BÊBÊ E A MÚSICA

A música por sua própria essência, é beleza, ordem, realidade, coesão, equilíbrio e proporção. Estudos comprovaram que a música interfere no desenvolvimento fetal e que os mesmos reagem com movimentos ao ouvirem os sons do meio ambiente em que a mãe está inserida. A voz da mãe (fala , cantinga,etc...) e o ambiente sonoro que é proporcionado ao bêbê permitem que êle seja estimulado e emita algumas respostas. Da mesma  forma que o bêbê identifica o som da voz da mãe, também consegue identificar o tipo de música. Após o nascimento, por volta do terceiro ou quarto mês de vida aquelas melodias que foram cantadas durante a gestação são reconhecidas pelo bêbê, que provavelmente esboçará alguma reação ao ouvi-la novamente. Através da música é possível estimular o bêbê, reduzir o stress da mãe durante a gestação, parto, e durante tôda a vida.
CDs de músicas clássicas, sons da natureza e as músicas próprias para relaxamento são as mais recomendadas.
Após o nascimento, a música continua fazendo parte da vida da criança. Através das canções, elas são capazes de  associar uma quantidade enorme de informações. A melodia funciona como um fio condutor e, mesmo aquelas que ainda não aprenderam falar, ao ouvirem a mãe, ou outras pessoas cantando, sabem que aquela música conta uma história que tem começo, meio e fim.
Para as crianças maiores, a sequência da melodia, da letra e do rítmo, faz com que elas pensem, elaborem as suas idéias e se reorganize enquanto estão cantando. Através das canções as crianças vivenciam pelo menos três propriedades do som; altura - que é a diferenciação entre o som agudo e o som grave, duração - diferenciação entre som longo e som curto e a intensidade - que é diferenciação entre o som forte e o som fraco.
É cada vez maior a produção de CDs infantis, mas deve-se escolher com critério músicas de boa qualidade com letras de fácil assimilação, compostas especialmente para crianças e por compositores que realmente entendem o universo infantil, enriquecendo o seu conhecimenton com temas importantes do seu cotidiano.
Por todos êstes motivos, a música deve fazer parte da vida da futura mamãe e do bêbê, tornando-se um momento prazeiroso e de fortalecimento do vínculo mamãe-bêbê. 
Aconselha-se a tôdas as mães que ensinem as crianças a terem o prazer de ouvir e cantar as cantigas, em especial aquelas a que se chamam "cantigas de roda", que foram passadas de geração em geração aos pais aos seus filhos!

3 comentários:

  1. Olha só mamães, o que é a música na vida de seus baixinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente e importante artigo!Lemos o texto, salvamos e sempre colocamos música para o nosso Pedro!O próprio pediatra em todas as consultas pede para que a música seja uma constante na vida do bebê!Parabéns, Semel, pelas postagens maravilhosas!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa reportagem que salienta o quanto o ser humano é sensível às artes, neste caso, a música.Todas as vivências pelas quais passa o ser no período pré-natal irão fazer parte de sua bagagem inconsciente exercendo influência tanto sobre a sua personalidade pós-natal como sobre a sua conduta e o seu comportamento.
    Beijos e, meus parabéns Semel por esta excelente reportagem.

    ResponderExcluir