PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA
O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 03 de abril de 1972 através do Decreto Federal n°70.355, com uma àrea aproximadamente de 71.525 mil hectares. Situado na Serra da Canastra e Serra das Sete Voltas uma cadeia montanhosa no sudoeste do estado de Minas Gerais, abrangendo os municípios de Delfinópolis, Sacramento e São Roque de Minas, distando cerca de 310 quilômentros de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais e 450 quilômetros de São Paulo.
O Parque é composto por vários fito fisionomias do bioma Cerrado com predomínio de vários tipos de campos com árvores de pequeno porte, delicadas flôres, e matas ciliares. A fauna é bastante variada sendo um dos maiores atrativos da região. Lá é possível observar aves e animais como "seriemas, tucanos, corujas, gaviões carcarás, lobo Guará(em extinção), tamanduás bandeiras, veados campeiros e tatus canastras". A altitude varia em torno de 900 a 1.500 metros acima do nível do mar, com temperaturas média em torno de 17 a 23 graus com indíce pluviométrico em torno de 1700 milímetros com as chuvas concentradas no período de dezembro a fevereiro.
O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado para preservar as nascentes do rio São Francisco e de vários outros monumentos. O rio São Francisco tem 2830 quilômetros de extensão, é conhecido como o Véio Chico, o rio da Integração Nacional, atravessando os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, por fim desagua no Oceano Atlântico drenando uma àrea de 641 mil quilômentros quadrados aproximadamente.
O Parque possui variada beleza cênica, algumas de difícil acesso com paredões de rocha onde existem inúmeras e belas cachoeiras, entre as quais se destacam a Cachoeira Casca D'Anta com 186 metros de altura, a primeira cachoeira formada pelo rio São Francisco. Os locais mais procurados pelos turistas no Parque Nacional da Serra da Canastra são as nascentes do Rio São Francisco, a parte alta e baixa da cachoeira Casca D'Anta, cachoeira do Rolinho, Garagem de Pedras que proporciona uma linda vista do vale dos Cândidos, Serra da Babilônia, etc.
O Parque Nacional da Serra da Canastra é o divisor natural de àguas das bacias do rio São Francisco e rio Paraná.
O Parque apresenta também dois sítios arqueológicos em condições de preservação com pinturas rupestres e outros elementos ainda não identificados ou estudados, o que a direção do Parque solicita a todos os visitantes a não alterar ou retirar e preservar todos os elemento alí exposto.
A época ideal para a visitação ao Parque é de abril a outubro, quando o tempo está menos chuvoso facilitando o acesso às atrações, tornando os passeios mais agradaveis.
O Parque Nacional da Serra da Canastra pode ser acessado através de quatro portarias, sendo que mais usadas são as portarias um e quatro.
Portaria 01: São Roque de Minas - Localizada a oito quilômetros do município de São Roque de Minas, é a via de acesso mais utilizada para se chegar as àreas de visitação da parte alta do Parque, acessando o Centro de Visitantes, a nascente do rio São Francisco, a Cachoeira Casca D'Anta(parte alta), local perfeito para se observar todo o vale do São Francisco.
Portaria 04:Casca D'Anta - Localizada ao lado sul do Parque, é a portaria mais próxima da Cachoeira Casca D'Anta. O acesso é pela parte baixa da cachoeira para quem vem da Serra da Babilônia ou por Piumhi passando por Vargem Bonita ou São José do Barreiro. Possui um Centro de Visitantes instalado em um antigo casarão restaurado dando acesso a parte baixa da cachoeira Casca D'Anta, e também à trilha que dá acesso à parte alta da cachoeira.
O Parque Nacional da Serra da Canastra está aberto para as visitas durante tôda a semana das 08hs a 18 horas, não sendo permitido a entrada após as 16 horas. Os valôres do ingresso são R$13,00 e R$6,50 por visitante.
Bem aí está o Paraíso Ecológico para ser apreciado por todos aquêles que gostam e amam a Natureza selvagem e original!!!
Gente é sensacional o Parque Nacional da Serra da Canastra...a cachoeira Casca D'Anta é fantástica, não tenho palavras para descrever tanta beleza, vá urgente...aprecie êste Santuário Ecológico!!!
ResponderExcluirA alma respira aliviada, com a imagem e o som das águas. O corpo arrepia pelo prazer provocado ao despencar da "cachuêra". Valeu!
ResponderExcluirÉ maravilhoso o Parque Nacional da Serra da Canastra! Estive lá e é inesquecível. A cachoeira Casca D'Anta lindíssima e é emocionante ver aquele olho d'agua que depois se transforma no Rio da integração nacional.Parabéns, o blog está lindo!
ResponderExcluir