quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

"ESPAÇO DA MÚSICA - AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"

USHUAIA - PROVINCIA DA TERRA DO FOGO

A América do Sul, em especial a Argentina, possui inúmeros lugares fantásticos para se conhecer. Um desses lugares, sem dúvida, é Ushuaia: a última fronteira.
Ushuaia é uma cidade da Argentina, capital da Provincia da Terra do Fogo. A cidade foi fundada em 12 de outubro de 1884 por Augusto Lasserre. É conhecida como a cidade mais "austral do mundo" ou a "Cidade do Fim do Mundo", de fato, apenas a pequena localidade chilena de "Puerto Williams" está mais ao sul.

O departamento possui uma superfície de 9.390  (nove mil, trezentos e noventa quilômetros quadrados) e tem, de acordo com o censo de 2001,
45.785 (quarenta e cinco mil,setecentos e oitenta e cinco habitantes), o que lhe confere uma densidade demográfica de 4,9 hab/km². Mas segundo projeções do ano de 2009, a cidade pode possuir cerca de 74.000 (setenta e quatro mil habitantes). Esta provincia só tem um município, o de Ushuaia, que possui um porto de águas profundas, e é também o mais próximo da Antártida aproximadamente 1.000 (mil quilômetros).


Trata-se de um lugar ainda selvagem e pouco povoado, tendo como atrações a natureza exuberante e a vida selvagem.
O turista irá se deparar com paisagens lindíssimas, clima instável e  frio congelante. É importante, então, levar roupas apropriadas, como botas, calças impermeáveis, casacos, gorro e luvas. Ainda que no verão, a temperatura está sempre próxima do 0ºC e um lindo dia ensolarado pode transformar-se num dia de tempestade em questão de minutos.
O Canal de Beagle é muito interessante a cada momento o turista vai fazendo novas descobertas,
as aves, os lobos-marinhos e, finalmente, os pinguins. O ponto máximo do passeio é o contato quase que direto com os pinguins, onde é possível tirar várias fotos destes animais tão especiais, os quais quase que parecem fazer pose para as lentes dos viajantes.
O "Parque Terra do Fogo", é onde o turista irá conhecer um pouco da história da colonização do local. Os primeiros desbravadores desta terra chegaram aqui a pé ao que hoje é a Ilha Grande (Isla Grand) há mais de 11.000 (onze mil anos). O homem europeu só conheceria a "Ilha Grande" na "Terra do Fogo" e o "Estreito de Magalhães" bem mais tarde, com a expedição de Fernão de Magalhães no ano de 1520.
O turista poderá visitar a "Bahia Ensenada", as florestas da região e os seus bosques lindíssimos, e, que com sorte, poderá avistar castores e outros exemplares da fauna local.
No parque, o turista poderá também desfrutar de um passeio pelo antigo "Trem do Fim do Mundo", que era utilizado pelos presidiários que trabalhavam na extração de madeira local, ainda na época do início do povoamento na região. Caso a visita se dê no inverno, em "Ushuaia", há uma das melhores estações de esqui da Argentina, localizada no "Cerro Castor", o que poderá ser uma ótima dica para conhecer a região e também esquiar um pouco.
"Ushuaia" é assim, um lugar interessantíssimo ao turista, lá poderá descobrir um pouco sobre a história da colonização do nosso continente, além de desfrutar das belezas naturais da rica fauna e flora do local.
A cada momento, novas e maravilhosas paisagens vão surgindo, às vezes inesperadas, o que faz da viagem à Ushuaia na "Terra do Fogo" uma aventura maravilhosa..."AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"

2 comentários:

  1. Maravilha a "Tierra del Fin do Mundo", com a sua capital Ushuaia,a "cidade mais austral do mundo", lugar interessantíssimo para se conhecer e desfrutar das beleza naturais dêste "Paraíso Ecológico", parecendo-nos que ainda está para ser descoberta...virgem, pura!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso post!
    Obrigado querido amigo Semel, por nos fazer viajar e sonhar com esses lugares maravilhosos.
    Abraço

    ResponderExcluir