GRANDE BARREIRA DE CORAIS - AUSTRÁLIA
A "Grande Barreira de Corais" consiste em mais de 3.000 corais com tamanhos que variam de 1 hectare a mais de 10.000 hectares de área.
A "Grande Barreira de Corais", fica na costa leste da Austrália, é uma das maravilhas do mundo natural. Listada como Patrimônio Mundial, é um dos destinos turísticos mais famosos da Austrália.
A combinação de um ótimo clima (apesar de chover muito na época das monções) com a floresta tropical, praias de areia e um oceano variando de azul turquesa a verde, faz desse lugar um dos mais procurados do mundo. A "Grande Barreira de Corais" consiste em mais de 3.000 corais com tamanhos que variam de 1 hectare a mais de 10.000 hectares de área.
A Barreira é repleta de lindas ilhas e cobre mais de 300.000 km². Ao longo dos anos, os corais afundaram muitos navios - o próprio "Endeavour", navio do Capitão Cook ( descobridor da Austrália ), atingiu os corais e quase naufragou. Sem a Barreira, a história australiana teria sido bem diferente. Um dos navios naufragados mais famosos é o "HMS Pandora", que afundou em 1791. O "Queensland Museum" tem liderado expedições arqueológicas ao "HMS Pandora" desde 1983.
Os corais, que são a base de uma enorme variedade de vida marítima, consistem de pólipos de corais individuais, pequeninas criaturas vivas que juntas formam colônias. Cada pólipo é um ser dotado de tentáculos, parecido com anêmonas, mas bem menor; vive dentro de conchas de aragonito, um tipo de carbonato de cálcio - o casco duro que reconhecemos como um coral. Os pólipos se juntam criando florestas de corais coloridos em várias formas interessantes.
Há muitos tipos diferentes de corais; alguns crescem vagarosamente e vivem centenas de anos, outros crescem mais rápido. As cores dos corais são criadas por algas, e apenas os corais vivos são coloridos - os mortos são brancos.
O ambiente ideal para um coral é em águas mornas e rasas, onde há muito movimento aquático, bastante luz e onde a água seja salgada, pobre em nutrientes. Eles são sensíveis à mudança climática, à mudança nos padrões de movimento das águas e ao dano físico - problemas como o aquecimento global, "EL NIÑO", a construção de quebras d'água, quaisquer nutrientes estranhos que vêm de habitações humanas, podem causar efeitos negativos ao sistema de corais.
A diversidade de vida nos recifes é imensa, com aproximadamente: 2800 espécies de peixe, 400 espécies diferentes de corais,400 espécies de moluscos, 500 espécies de algas marinhas, 215 espécies de pássaros, 15 espécies de serpentes marinhas, 6 espécies de tartarugas marinhas.
O turismo também pode ter impactos negativos, com corais frágeis sendo quebrados por turistas andando sobre eles, âncoras, combustível de embarcações e outros tipos de poluição.
Mais de 2 milhões de pessoas visitam a "Grande Barreira de Corais" todo ano, gerando mais de 1 bilhão de dólares australianos, fazendo do turismo a maior indústria na economia do nordeste da Austrália.
Por tudo o que a "Grande Barreira de Corais" proporciona a humanidade, ao turismo Ecológico, e pela sua infinita beleza, é então considerada como..."AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA".
Sensacional, fantástico a "Grande Barreira de Corais" pela sua diversidade de vida nos recifes...os corais que são a base de uma enorme variedades de vida marítima... pequeninas criaturas vivas que juntas formam infinitas colônias de sêres vivos!!!
ResponderExcluirMaravillosa "Gran Barrera de Coral" Es un don de vida que hemos de respetar y protejer ...Gracias Semel por postear tan bello artículo! Beijos pra vocè querido amigo..:)
ResponderExcluir