sexta-feira, 8 de abril de 2011

"EFEMÉRIDES DO MUNDO DA MÚSICA NO SÉCULO XX"

ANTÔNIO CARLOS BRASILEIRO DE ALMEIDA JOBIM

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim ou Tom Jobim, como foi conhecido mundialmente, nasceu na cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca em 25 de janeiro de 1927 e faleceu na cidade de Nova Iorque em 08 de dezembro de 1994. Foi compositor,maestro, pianista,cantor, arranjador,violonista e flautista(flauta transversa). É considerado um dos maiores expoentes da música brasileira e também um dos criadores da Bossa Nova. É considerado uma unanimidade entre os críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.  Pensou em ser arquiteto, chegando a cursar o primeiro ano na faculdade de Arquitetura e até trabalhar em um escritório de arquitetura.
Aprendendo ainda em criança a tocar violão e piano, começou a tocar em bares e boites em Copacabana nos de 1950 a 1952 quando foi contratado pela gravadora Continental como arranjador e também transcrevia para a pauta musical as melodias dos compositores que não dominavam a escrita musical.
E a partir daí foi começando a ter contato com os grandes compositores e cantores da época, e também surgindo a oportunidade do artista Tom Jobim começar a aparecer no cenário musical como músico e compositor, participando junto com êstes famosos tais como João Gilberto, Elizeth Cardoso, Dolores Duran, Billy Blanco, Dick Farney, Vinicius de Moraes e tantos outros.
Em 1962 foi um dos destaques no Festival de Bossa Nova realizado em Nova Iorque no Carnegie Hall 
Nos anos de 1962 e 1963 a quantidade de clássicos produzidas por Tom Jobim foi impressionante e também em 1963 junto com Vinicius de Morais foi composta a célebre e imortal música "Garota de Ipanema".
O sucesso chegou no Brasil e fora do Brasil com a nossa "Bossa Nova", e em 1967 é convidado pelo mito americano "Francis Albert Sinatra" (Frank Sinatra) a gravarem juntos o disco Francis Albert Sinatra e Antonio Carlos Jobim, incluindo versões em ingles das canções de Tom Jobim como "The Girl from Ipanema" e outras tantas.
Foram inumeráveis as composições de Antônio Carlos Jobim, mas algumas inesquecíveis como Garota de Ipanema, Águas de Março,Insensatez,Samba de uma nota só, Wave(Vou te Contar), Eu sei que vou te amar, etc.
Recebeu inúmeras homenagens no exterior, e aqui no Brasil o Aeroporto Internacional do Galeão no Rio de Janeiro foi renomeado como "Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim" , um justa homenagem ao compositor carioca Tom Jobim.




Um comentário:

  1. Que saudades, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim... saudades de suas composições, suas execuções, seus arranjos... seu carisma!!!

    ResponderExcluir