O "Parque Nacional da Chapada dos Guimarães" foi criado conforme Decreto Federal nº 97.656 de 12 de abril de 1989 com 33.000 ha., localiza-se na regiao central do Estado do Mato Grosso, no município da Chapada dos Guimarães, que tem hoje aproximadamente 18.000 habitantes, com uma altitude de 811 metros acima do nível do mar e já foi considerado o maior município do mundo em extensão geográfica com cerca de 269 mil Km² e distante 67 Km. de Cuiabá, a capital do Estado do Mato Grosso.
O clima da região é tropical e semi-úmido com estações bem definidas com temperatura média anual em torno dos 24ºC. O Parque pode ser visitado durante o ano todo, mas a melhor época vai de agôsto a novembro quando diminuem as chuvas na região.
Situada sôbre uma das placas tectónicas mais antigas do planeta terra, já foi fundo de mar, desertos e florestas antes de ser o Cerrado que hoje predomina a região. Os paredões de arenito vermelho com média de 350 metros de altura guarda cânions e formações rochosas muito interessantes. Dentro do Parque estão nascentes e cabeceiras de vários rios que devido a topografia acidentada formam muitas cachoeiras e quedas d'agua, proporcionando um espetáculo maravilhoso para os olhos do turista.
O Parque Nacional Chapada dos Guimarães é formado por vários atrativos turísticos: são cerca de 46 sítios arqueológicos; 02 sítios paleontológicos; 59 nascentes; 487 cachoeiras; 02 reservas estaduais; 02 parques municipais; 157 Km de paredões e 42 imóveis tombados pelo IPHAN - INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL.
São centenas de atrações para se observar no Parque, mas podemos destacar curiosas formações rochosas, tais como: Cidade de Pedra, Pedra Furada, Jacaré de Pedra, Cogumelo de Pedra e mais, muito mais. Destaque para os mirantes naturais como o Portão do Inferno com 850 metros de altura proporcionando uma excelente vista da planície pantaneira.Das inúmeras cachoeiras, a mais famosa é o Véu de Noiva com 86 metros de queda, sendo um dos cartões postais do Parque.
Possui infra estrutura completa para estar recebendo turistas de todo o mundo com Centro de Visitante e sede do Ibama. A cidade de Chapada dos Guimarães dista cêrca de 9 Km do Parque e possui diversos Hoteis, Pousadas, restaurantes e àreas para camping.
O acesso até o Parque é feito via aérea (Tam,Gol, Webjet,etc.) ou rodoviária até Cuiabá, e de Cuiabá até o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães o acesso é feito atraves da rodovia MT-305, pavimentada em toda a sua extensão.
Aproveitem o final de semana, ou o feriado do dia da Páscoa... e Boa Viagem!!!
Aproveitem o feriado de Páscoa para conhecerem êste Paraíso Ecológico. Lindo, maravilhoso, sensacional a cachoeira Véu de Noiva, o mirante Portão do Inferno...vista lindíssima do Parque, tudo muito lindo!!!
ResponderExcluir