quinta-feira, 28 de abril de 2011

"WEEKEND"


PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA

O Parque Nacional da Chapada Diamantina, foi criado  pelo Decreto Federal n° 91.655 de 17 de setembro de 1985, no Estado da Bahia  na região da Chapada Diamantina abragendo uma àrea de 152.000 hectares, abrangendo os municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaeté, Lençois, Mucugê e Palmeiras.
Apresenta relêvo acidentado com grutas, cavernas, cânions, rios e diversas cachoeiras.  A Gruta da Lapa Dôce, com 24 quilômetros de extensão, é a quinta maior do Brasil.
A vegetação é exuberante, compostas de espécies da caatinga semiárida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre vivas.
Alguns atrativos naturais da Chapada Diamantina causam espanto e provocam êxtases nos visitantes, como a Cachoeira da Fumacinha com seus 380 metros de queda livre dentro de um cânion ou o magnífico Poço Encantado com suas àguas em um tom azulíssimo.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina está preparada para receber turistas do Brasil e do exterior, são muitas as atrações oferecidas aos visitantes, desde a visitação às grutas, os banhos de cachoeiras, fazer trekking pelas antigas trilhas dos garimpeiros, montar a cavalo ou praticar outros tantos esportes e aventuras.
Aos amantes do Esoterismo a Chapada Diamantina abriga nos seus vales e cumes, comunidades
esotéricas e alternativas como no Vale do Capão.
Caminhar respirando o ar puro e admirando a paisagem, é, a principal atração que a Chapada Diamantina oferece aos turistas que a visitam. Os lugares verdejantes guardam sempre uma surpresa com as suas àguas cristalinas, areias coloridas, serras, morros e flôres que encantam pela sua beleza natural.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina pode ser visitado durante todos os mêses do ano. O Clima é tropical com temperatura média anual entre 22º e 24ºC. O período mais sêco vai de agôsto a outubro, e durante o verão as chuvas são abundantes, concentrando-se mais nos mêses de novembro a janeiro, quando as cachoeiras ficam mais lindas por causa das cheias.
O acesso a Chapada Diamantina se faz através de BR-242 de Salvador, sentido Feira de Santana e Itaberaba, e via aérea, via Salvador/Lençois, sendo que a sede do Parque fica no município de Palmeiras, distante 448 quilômetros de Salvador, capital do estado da Bahia.
Bem aí está uma boa dica, para quem gosta de curtir a natureza e também deixar o trivial e relaxar com uma ótima qualidade de vida.
Aproveitem um feriadão, férias escolares ou de trabalho...e Bôa Viagem!!!

Um comentário:

  1. Sensacional...não deixe de conhecer a Chapada Diamantina,é de tirar o fôlego o cânion com a cachoeira da Fumacinha...o Poço Encantado é lindo, maravilhoso, bora lá!!!

    ResponderExcluir