quarta-feira, 23 de maio de 2012

"ESPAÇO DA MÚSICA - ARTE...CULTURA..."

MODIGLIANI - IMAGENS DE UMA VIDA...

Amedeo Modigliani (1884 – 1920) é um dos mais importantes artístas plásticos italianos — entre tantos grandes que se destacaram por lá. Muitos podem não conhecê-lo de nome, mas certamente já viram reproduções de algumas de suas obras, caracterizadas por figuras femininas nuas, esguias, de pescoços alongados e olhar amendoado.
Aos que já admiram seu trabalho, temos uma boa notícia: o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) está sediando de 17 de maio a 15 de julho a exposição itinerante Modigliani: Imagens de uma Vida, que reúne obras do acervo do Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma, além de peças de colecionadores particulares. Por reunir não apenas quadros do artista, mas diários e registros particulares e de sua esposa e seus amigos, a mostra traduz o encontro entre vida e arte que permeou toda sua obra.
A exposição mostra ao público brasileiro um acervo ainda inédito em outros países da América Latina. São 54 pinturas, incluindo 12 óleos originais de "Modigliani" e telas de outros artistas contemporâneos seus; 5 esculturas originais, 55 desenhos, dois livros, uma litografia, documentos, diários e manuscritos, num total de 230 peças. 
A exposição traz ao público um rico panorama da vida
artística italiana e parisiense no início do século XX, ressaltando a convivência de "Modigliani" com importantes artistas do modernismo como "Pablo Picasso, Max Jacob, Léonard Foujita e André Derain" entre outros. 
"Modigliani" nasceu em Livorno, na Itália, em 1884, e morreu em Paris, em 1920. Definido como um artista sem mestre e sem discípulos, teve uma vida intensa e atribulada, com muitos amores e doenças graves que provocaram a sua morte prematura.
Ainda que tenha sido basicamente "autodidata", a exposição começa com seus estudos na Itália, ilustrando todas as fases de seu aprendizado e seu relacionamento com professores. O apogeu, na Paris modernista do início do século XX, aparece nos mais célebres retratos contemplados.
A mostra é resultado de uma parceria entre o Museu a Céu Aberto (MCA) e o  Modigliani Institut Archives Légalés Paris-Roma, e integra um dos 200 eventos do "Momento Itália-Brasil", iniciativa que teve início em setembro de 2011 e encerra em julho de 2012.
Fica aqui um convite a todos os amantes da Arte a visitarem o "Masp" - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.
Endereço: Av. Paulista, 1578 - Cerqueira César - S. Paulo
Horário: Terça a Domingo e feriados de 11hs. as 18hs. - quinta, da 11hs. as 20hs.
Entrada: R$15 (grátis as terças feiras)




                                                              Brasil, um país de todos




3 comentários:

  1. A todos os amantes da Arte, fica aqui um convite a estarem visitando esta magnífica Exposição - Modigliani-Imagens de uma Vida, mostra esta que está acontecendo no "Museu de Arte de São Paulo - Masp", de 17 de maio a 15 de julho de 2012.
    Bora lá gente...!!!

    ResponderExcluir
  2. MUY INTERESANTE AMIGO SEMEL CARVALHO. VI LA VIDA DE MODIGLIANI EN UNA PELICULA QUE LLEVA SU NOMBRE "MODIGLIANI" EL QUE LO PERSONIFICA ES ANDY GARCIA. LA PELICULA ES GENIAL. UN ABRAZO MI BUEN AMIGO.

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo Semel, a mi me encantan las formas y colores de este artista. Muy interesante el artículo. Lástima no poder ver la muestra, está un poco lejos España de Sao Paulo. A ver si hay suerte y la traen a Barcelona.Gracias por compartir el arte. Besos para usted querido Semel.

    ResponderExcluir