terça-feira, 18 de setembro de 2012

"ESPAÇO DA MÚSICA - MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"

PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA

O Parque Nacional de Jericoacoara foi criado em fevereiro de 2002  a partir da recategorização da APA- Àrea de Proteção Ambiental, criada no ano de 1984 e da redefinição de seus limites em junho de 2007.  está situado nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim no litoral oeste do estado do Ceará com  uma área de 8.416,08 ha., sendo o perímetro do parque de 4.929,04 ha., 
foram ajustados os limites referentes à localização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila de Jericoacoara e os limites sul e oeste do parque, ampliando a área para 8.850 hectares, incluindo também uma faixa marítima com um quilômetro de largura, paralela à linha costeira. Administrado pela "ICMBIO - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade"  Está localizado no estado do Ceará, no município de Jijoca de Jericoacoara, com o objetivo de proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar oportunidades controladas para uso público, turismo ecológico, educação e pesquisa científica. O acesso é possível pelas seguintes vias: BR-222  município de Umirin, deste ponto segue-se pela rodovia estadual CE-085 (Estruturante Costa do Sol Poente) com 280 km de asfalto até as entradas do Parque Nacional de Jericoacoara e mais 15 km de estrada de terra até uma das três entradas: Preá, Lagoa Grande ou Mangue Seco.
Até 1985, Jericoacoara era apenas uma pequena aldeia de pescadores, perdida entre dunas imensas e isolada do resto do mundo. Quando o turismo a descobriu, a fama de Jericoacoara não conheceu mais fronteiras. Já foi matéria de vários programas de televisão e publicações importantes no mundo inteiro.
O jornal americano "The Washington Post" a escolheu como uma das dez mais belas praias do planeta em 1994. Jericoacoara também foi cenário do filme brasileiro "A OSTRA E O VENTO" no ano de 1997. Não existem estradas de acesso nos últimos quinze quilômetros (a construção de estradas dentro da área de proteção ambiental é proibida por lei), portanto é necessário um veículo com tração nas quatro rodas para se chegar na reserva.
Os maiores atrativos turísticos da região são: as dunas de elevada beleza cênica, as praias e o singular afloramento rochoso do substrato cristalino.
A Pedra Furada, formação rochosa considerada ícone de Jericoacoara e uma das principais paisagens do Parque Nacional, é visitada por um grande número de turistas.
Por sua vez, o Serrote, formação rochosa que se eleva ao nordeste da Vila de Jericoacoara, apresenta o ponto culminante do parque, onde está localizado o farol a uma altitude de 95 metros. Do campo de dunas, que se estende por quase toda a extensão do parque, destaque para a Duna do Pôr do Sol.
Há ainda passeio ecológico nos manguezais e nas lagoas temporárias, que formam uma atração à parte. As praias são as maiores atrações do Parque Nacional, tendo uma grande variedade, desde as que possuem grande número de frequentadores até as isoladas ou propícias para a prática de esportes náuticos como windsurf e o sandboard, caminhadas, passeios de cavalo, esportes radicais, etc.
As opções de hospedagem em Jericoacoara vêm aumentando com o crescimento do turismo por lá. A vila conta com hotel, diversas pousadas e camping. São inúmeras opções distantes no máximo 400 metros da entrada do Parque. Há também diversas opções de pousadas na Lagoa de Jijoca ou Lagoa do Paraíso (próximo à entrada de Lagoa Grande), e ainda na Praia do Preá, antes da entrada no Parque.









2 comentários:

  1. Precioso parque Nacional de Jericoacoara. Gracias querido Semel por mostrarnos todas estas bellezas!! Un abrazo para usted amigo!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir