quinta-feira, 25 de outubro de 2012

"ESPAÇO DA MÚSICA - AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"

VALENCIA - CIDADE DAS ARTES E DAS CIÊNCIAS


Após a enchente de 1957 o curso do rio Turia foi desviado para que suas águas não passassem mais pelo centro de Valência. No antigo leito do rio foi construída a "Cidade das Artes e das Ciências",(em valenciano: Ciutat de les Arts i les Ciències) um complexo urbanístico e arquitetônico destinado ao entretenimento e à cultura, tem aproximadamento 350.000 m². O projeto da maioria das construções foi entregue ao engenheiro civil natural de Valência, "Santiago Calatrava" , que na época já gozava de prestígio internacional e auxiliado pelo engenheiro cívil Félix Candela.
 O projeto começou a ser executado em julho de 1996, e a primeira construção do complexo foi inaugurada em 16 de abril de 1998, mas boa parte do projeto foi inaugurada em 09 de outubro de 2005 .
A "Cidade das Artes e das Ciências" tornou-se o destino de visitantes do mundo inteiro graças à concentração de atrações culturais além do espetáculo arquitetônico que, em si, já é bom motivo para a visitação.
"Santiago Calatrava" mostrou que ainda é possível revolucionar a arquitetura. Dizem que ele promove o encontro da arquitetura com a engenharia. São famosas as suas pontes espalhadas pelo mundo. Na Cidade das Artes suas obras brancas se integram ao azul intenso do céu de Valência. A estrutura dos edifícios fica exposta, aliás, a estrutura nas obras de Santiago Calatrava é fundamental para seu projeto estético. Formas estranhamente orgânicas: um olho, uma baleia, uma ossada, uma concha... As construções de aço, concreto e vidro da Cidade surpreendem. Os prédios de "Santiago Calatrava" podem ser criticados como extravagantes e pouco funcionais,  mas certamente ninguém há de ficar indiferente à criatividade das suas formas ousadas.
Fazem parte do complexo os seguintes edifícios:
Hemisferic - Planetário e cinema iMax.
Museo de las Ciencias Principe Felipe - Museu interativo de ciências.
Umbracle -  Horto coberto.
Oceonográfico - Aquário oceanográfico.
Palau de les Arts Reina Sofia - Teatro de ópera e espaço de eventos.
El Puente de L'Assut de 'Or - Ponte Estanhada.
L'Àgora - Praça coberta.
                                                                                                                    

Palau de las Arts Reina Sofia - É um edifício onde se realiza os mais prestigiosos circuitos de teatro, opera e musicais. 
É constituído por:
Sala Principal: com capacidade para mais de 1.400 pessoas.
Aula Magistral: com capacidade para 400 pessoas, é especifico para actuações em directo de pequenas formações musicais.
Teatro Martín y Soler: situado no edifício é destinado as Artes Aplicadas, com capacidade para 400 pessoas.
Hemisferico - representa um olho humano, o "olho da sabedoria". Simboliza a observação do mundo, onde os visitantes descobrem através de surpreendentes projecções audiovisuais.
Conta com uma cobertura oval de mais de 100 metros de longitude, dentro da qual se encontra uma grande esfera que acolhe uma sala de projecções, a maior de Espanha; tem uma tela côncava de projecção de 900 metros quadrados.
Cinema em grande formato IMAX Dome (10 vezes maior que um fotograma convencional).
Projeções digitais com representações astronômicas e espectáculos de entretimento.
Um lago de 24.000 metros quadrados rodeia esta estrutura, criando um conjunto de “assombrosa” beleza.
Museu de las Ciencias Principe Felipe é um enorme museu do século XXI para dar a conhecer de forma didática e interativa todo relacionado com a evolução da vida, ciência, e tecnologia. Está rodeado de uma superfície de 13.500 metros quadrados de lâminas de água.
Tem como logótipo: “Proibido não tocar, não sentir, não pensar”, é um museu vivo!
Oceonográfico - é o maior oceanário da Europa, com capacidade para albergar 45.000 seres vivos de 500 espécies diferentes. Nele estão representados os principais ecossistemas marinhos do planeta, como:
Mediterrâneo, Húmido, Temperado e Tropicais, Oceanos, Árctico, Ilhas e ainda um auditório Mar-Vermelho submarino, um restaurante submarino e um Delfinario, este ultimo é um dos maiores do mundo, com 26 milhoes de metros cúbicos de água e uma profundidade de 10.5 metros. Com um total de cinco piscinas, pode albergar 30 golfinhos, sendo o mais importante da Europa.
Umbracle - local ajardinado com mais de 17.500 metros quadrados com espécies nativas da Comunidade Valenciana (jara, lentisca, romero, lavanda, madressilva, buganville, palmeiras...) coberto por arcos flutuantes de onde se pode contemplar toda a globalidade dos edifícios, lagos, passeios e zonas ajardinadas de todo o complexo da "Cidade das Artes e das Ciências".
Aqui podemos encontrar o “Passeio das Esculturas”, uma galeria de arte ao ar livre, onde a natureza, o céu e a água formam um conjunto harmonioso de delicada beleza com esculturas de autores contemporâneos como: (Miquel Navarro, Francesc Abad, Yoko Ono e outros...).
Aqui fica um convite para voçê que é amante da Arte e da Cultura, que está visitando a Europa, específicamente a Espanha - a cidade de Valencia, a conhecer este magnífico conjunto de edifícios que tem esse caráter tecnológico e futurista "science fiction"... "CIDADE DAS ARTES E DAS CIENCIAS"..."AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"!!!
 
                                                                                        








                                                                    

















                 

2 comentários:

  1. GRACIAS, QUERIDO AMIGO SEMEL, POR DAR A CONOCER LA CIUDAD DE LAS ARTES Y LAS CIENCIAS DE VALENCIA ( ESPAÑA ). VALENCIA ES UNA CIUDAD MUY BONITA. DE RIQUÍSIMA GASTRONOMÍA ENTRE LA QUE SE ENCUENTRA LA FAMOSA PAELLA VALENCIANA. GRACIAS POR EL MAGNÍFICO INFORME. BESOS AMIGO!!

    ResponderExcluir
  2. A "Cidade das Artes e das Ciências" tornou-se o destino de visitantes do mundo inteiro graças à concentração de atrações culturais como o "Palácio das Artes Rainha Sofia,o Oceonógrafo, o Museu das Ciências Principe Felipe", etc., além do espetáculo arquitetônico dêste conjunto de edifícios que tem êste caráter tecnológico e futurista "science fiction", em si já é bom motivo para a visitação...
    Gracias a mi querida amiga Carmen Cano - cidadã espanhola, conhecedora e amante das Artes, pelo maravilhoso comentário.

    ResponderExcluir