terça-feira, 31 de dezembro de 2013

"ESPAÇO DA MÚSICA - FELIZ ANO NOVO"

 "FELIZ ANO NOVO - FELIZ 2014"

De repente, num instante fugaz, os fogos de artifício anunciam que o ano novo está presente e o ano velho ficou para trás. De repente, num instante fugaz, as taças de champagne se cruzam e o vinho francês borbulhante anuncia que o ano velho se foi e o "Ano Novo" chegou. De repente, os olhos se cruzam, as mãos se entrelaçam e os seres humanos, num abraço caloroso, num so pensamento, exprimem um só desejo e uma só aspiração: PAZ E AMOR...!
De repente, não importa a nação, não importa a língua, não importa a cor, não importa a origem, porque todos somos humanos, os homens lembram-se apenas de um só verbo: amar, gostar...! De repente, sem mágoa, sem rancor, sem ódio, os homens cantam uma só canção, um só hino: o hino da paz, da liberdade...!
De repente, os homens esquecem o passado, lembram só do futuro venturoso de como é bom viver, de como é bom amar, interagir, compartilhar...!  De repente, os homens lembram-se da maior dádiva, do maior tesouro que têm: a Vida...! De repente, tudo se transforma e chega um ano novo radiante, cheio de esperança promissora, porque depende de nós os homens de boa vontade que com a ajuda de DEUS possamos melhorar, modificar os caminhos da nossa vida no dia a dia...! De repente, o grito de alegria, pelo novo ano que surge...
"FELIZ ANO NOVO -  BOAS FESTAS - FELIZ 2014"...!

Semel Carvalho e o blog "ESPAÇO DA MÚSICA" agradecem e desejam a todos os amigos leitores de todo o mundo um ano repleto de luz, amor, saúde, prosperidade e muita paz a todos que durante todo o ano de 2013 estiveram conosco prestigiando, incentivando cada vêz mais nosso trabalho, no propósito de informar sôbre o mundo da arte, cultura, música, turismo ecológico, ao amor e a preservação do nosso planeta terra...!!! 
Obrigado!


quinta-feira, 28 de novembro de 2013

"ESPAÇO DA MÚSICA - MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"

MYANMAR - ANTIGA BIRMÂNIA

Myanmar antiga Birmânia, hoje oficialmente "República da União de Myanmar" é um destino tão polêmico quanto belo.
Os diversos povos que o formaram sempre viveram às turras com seus vizinhos indianos, chineses e tailandeses, até serem dominados pelos britânicos, em um período de colonização que foi do século 19 até o fim da II Grande Guerra em 1948. Myanmar tornou-se independente do Reino Unido em 4 de janeiro de 1948, com o nome oficial de "União da Birmânia", designação que voltou a adotar após um período como "República Socialista da União da Birmânia" (4 de janeiro de 1974 a 23 de setembro de 1988). Em 18 de junho de 1989, o regime militar birmanês anunciou que o nome oficial do país passaria a ser "União de Myanmar". A nova designação foi reconhecida pelas Nações Unidas e pela União Europeia, mas não pelos governos dos "Estados Unidos e Reino Unido" . Conforme a Constituição de 2009, o nome do país mudou para “República da União de Myanmar”, medida implementada em 21 de outubro de 2010 .

Com uma área total de 678 mil km², Myanmar é o maior país do sudeste da Ásia continental e o 39º maior do mundo. Seu território é um pouco maior do que a soma das áreas dos estados brasileiros de Minas Gerais e Santa Catarina, e ou àreas de países como o da Alemanha e Itália.
A população de Myanmar é de cerca de 55 milhões de habitantes, uma estimativa grosseira, pois o último censo parcial do país data de 1983. A densidade populacional de Myanmar é baixa, de 75 habitantes por km².


Para quem, no entanto, resolve visitá-los, as recompensas são muitas. "Yangon", a antiga capital, guarda a monumentalidade dos pagodes com destaque para o pagode "Shwedagon Paya" - símbolo nacional e maior tributo à fé dominante, o budismo. O pagode de "Shwedagon Paya" é fantástico, com 2500 anos aproximadamente de existência e com mais de 100 metros de altura, cobertos com 8 toneladas de ouro, 2 mil rubis e 4 mil diamantes (o maior deles com 72 quilates).
Outros pagodes não tão imponentes quanto a "Shwedagon Paya", mas ainda assim bem bonitos, são os "Sule Pagode, Kaba Aye Pagode" e também o pagode "Chaukhtatgyi" que possui o maior Buda deitado de todo Myanmar, esta estátua gigantesca é considerada uma das mais belas das estátuas reclinadas do Buda, e tem uma coroa incrustada de diamantes e pedras preciosas. A figura impressiona pelo seu gigantismo, com 55 metros de comprimento e também pela delicadeza dos traços. Os pés são um capítulo à parte, ricamente decorados e em posição diferenciada, às habitualmente encontradas no sudeste asiático.
 Por séculos "Mandalay" foi o bastião da cultura birmanesa, com seu grandioso palácio e a grandiosidade do pagode "Kuthodaw". A vida às margens do "Lago Inle" lhe arremessou a um modo de vida há muito desaparecido, enquanto que Bagan, às margens do rio "Ayeyarwady", ostenta centenas de estupas (um tipo de monumento ou parte de um templo construído em forma de torre, geralmente cônicas, circundada por uma abóbada e, por vezes, com um ou vários chanttras (toldos de lona), a maioria pequenas e simples, mas muitas outras grandes e ricamente ornamentadas formando uma paisagem arrebatadora e única.
Muitas ONGs em prol da democracia no país recomendam não visitar o país como uma forma de pressionar o governo;  a indústria turística é  largamente dominada pelo Estado. No entanto, visitar o país também é muito saudável. O viajante conhece um país e uma cultura ímpares e ao mesmo tempo obtém um melhor ponto de vista sobre o cenário político local. Viajando responsavelmente o turista contribui também para a renda de muitas famílias, sejam através de pousadas, guias, artesões, restaurantes ou donos de barcos. No final, este contato com as pessoas é a melhor lembrança que você pode trazer de Myanmar.
Os mêse de novembro a fevereiro são os mais recomendados para se viajarem à Myanmar, pois são de fato a temporada mais fresca e seca do ano com temperaturas médias entre 20º e 24ºC.
Não há voos diretos entre o Brasil e Myanmar. Boa parte dos maiores operadores de voos possuem restrições ao país, então a forma mais simples de se chegar lá, é através de Cingapura ou Tailândia, pelo aeroporto internacional de "Yangon" a cidade mais popolusa de Myanmar. Por terra há os postos fronteiriços com Tailândia e China que são os mais utilizados, mas este meio é tão complexo e burocraticamente arriscado que é pouco recomendado. Entre os entraves existentes é que, caso você entre por uma determinada cidade fronteiriça com o visto emitido localmente, você obrigatoriamente deve sair do país pelo mesmo local.
As dificuldades não se limitam a entrar no país. Boa parte das ferrovias e estradas estão em estado precário de conservação, o que faz das viagens fluviais e aéreas as mais convenientes para o turista. Boa parte do país encontra-se fechado aos turistas estrangeiros, limitando-os aos destinos realmente mais populares como Yangon, Bagan, Inle e Mandalay.

Por estas e outras razões é que  "MYANMAR" é também considerada como uma das... "MARAVILHAS DO PLANETA TERRA".
Bora lá gente...!



quarta-feira, 30 de outubro de 2013

"ESPAÇO DA MÚSICA - MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"


"SULTANATO DE OMÃ"

O Sultanato de Omã é um país situado na Arabia, pouco conhecido pelos turistas. Localizado no sudeste da Península Arábica, é uma mistura de cores e paisagens: o azul do Oceano Índico e o verde dos oásis contrastam com as dunas douradas do deserto. O sultão Qaboos Bin Said Al Said renomeou o país que anteriormente se chamava Mascate e Omã, passando a ser apenas Omã e que é também conhecido como "Sultanato de Omã". Omã domina a entrada do Golfo Persa, sua capital é Mascate, a sua lingua oficial é o árabe e o seu regime de governo é a monarquia Absoluta exercida pelo sultão Qaboos Bin Said Al Said desde o ano de 1970. No ano de 1970, o sultão Said Bin Taimur foi deposto pelo seu filho Qaboos Bin Said Al Said que governa Omã desde 1970. O sultão Qaboos Bin Said Al Said tem melhorado significativamente a situação económica do país desde quando assumiu o comando, mantendo a paz com todos os demais países do Oriente Médio. A principal fonte de renda do país é o petróleo, embora haja um forte incentivo ao turismo receptivo. Suas cidades principais são a capital Mascate com aproximadamente 700.000 habitante e As Seeb e Salalah com aproximadamente 200.000 habitantes. O Sultanato de Omã tem hoje aproximadamente uns dois milhões e oitocentos mil habitantes, com maioria mulçumana. Omã também é uma mistura de culturas, com algumas cidades mais apegadas às tradições dos países do Golfo como Moussandam e Bâtinah, no norte do país. Outras cidades têm mais influência da África do Leste, como os portos de Sour e Mirbat, além de uma forte influência indiana, visível na gastronomia e na forma de se vestir, particularmente na capital, Mascate.
VISTA PARCIAL DA CIDADE DE MASCATE
DADOS HISTÓRICOS DO SULTANATO DE OMÃ - O país é constituído por três territórios descontínuos. Os dois territórios menores estão encravados nos Emirados Árabes Unidos, sendo constituídos pelo Enclave de Madha e pela Península de Musandam e territórios adjacentes no Estreito de Ormuz que separa o Golfo Pérsico do Golfo de Omã. O território maior limita a norte com o Golfo de Omã (do outro lado do qual se estendem as costas do Iran e Paquistão), a leste e sul com o Mar da Arábia e a oeste com o Iémen, com a Arábia Saudita e com os Emirados Árabes Unidos. Tendo se constituído desde a Antiguidade em um ativo centro de comércio, a região do Omã é designada em sumério como "Magan". Por volta de 563 a.C. foi incorporada pelo Império Persa, vindo a constituir uma das suas satrapias, e posteriormente, da Dinastia Sassânida. No início do século I, tribos árabes começaram a chegar à região, firmando-se até 632, quando os Persas perdem o seu poder. Em 751, os muçulmanos Ibadi estabeleceram um imanato em Omã. Os Ibadi são vistos pelos demais muçulmanos como um ramo dos Kharijitas. O imanato Ibadi sobreviveu até meados do século XX. Em 1508, o seu porto principal, Mascate, foi capturado pelos portugueses, que aí permaneceram até que a cidade foi capturada pelos otomanos no ano 1659. Os portugueses por sua vez foram expulsos em 1741, quando a atual linha de sultões foi formada por Ahmed Ibn Said. No início do século XIX, Omã atingiu o estatuto de potência principal, tendo possessões no Baluchistão e em Zanzibar, mas estas foram sendo gradualmente perdidas. Em 1891, Omã tornou-se num protetorado britânico, situação que se manteve até 1971. Em 1996, o sultão assinou um decreto promulgando uma nova lei básica regulamentando a sucessão real, cria um conselho consultivo bicameral com alguns limitados poderes legislativos, cria um primeiro ministro e garante liberdades civis básicas aos cidadãos omanitas. As bases militares de Omã foram usadas em 2001 pelas forças dos Estados Unidos envolvidas em ataques terrestres contra o Afeganistão e ao terrorista Osama bin Laden. Em 2003, a câmara baixa do conselho consultivo foi livremente eleita pela primeira vez.
GRANDE MESQUITA SULTÃO QABOOS
Mas engana-se quem pensa que esta é apenas uma cidade de templos e desertos, encontramos aqui uma das vidas noturnas mais badaladas do mundo árabe, não é por menos, já que a grande maioria da população tem a média de 25 anos de idade, a cidade esta repleta de restaurantes, bares e casas noturnas, frequentadas por turistas e locais, pois aqui a religião adotada é menos rigorosa que no restante dos países árabes, podendo os Omanis beberem e sairem para se divertir vestindo calças jeans como em qualquer país ocidental. Omã é um excelente local para se aventurar e conhecer muitas belezas naturais. Com seus mais de 1,7 mil km de litoral, Omã é ideal para a prática do mergulho, seja nas águas cristalinas de Bandar Khayran - a 25 km de Mascate -, ou no enclave de Musandam, situado ao norte, dentro dos Emirados Árabes Unidos, com paisagens incríveis de montanhas e fiordes.
PRAIA DE BANDAR JISSAH

Também no norte do Sultanato encontram-se as ilhas de Daymanyiat, onde é possível avistar golfinhos (presentes o ano todo no litoral), raias, barracudas e baleias entre fevereiro e março. O melhor período para a prática do mergulho é entre abril e outubro. Um dos fatores importantes para lembrarmos é que o clima em Oman é uma constante, já que a probabilidade de chover é praticamente nula, preocupe-se apenas em não escolher os meses entre junho a setembro, pois o verão pode alcançar temperaturas de até 50°C e não baixando para menos de 30°C. Esse sol todo faz com que os turistas procurem suas praias que ficam abarrotadas de europeus durante o "inverno" que vai de Dezembro a Fevereiro. A infraestrutura hoteleira também torna bem fácil a estadia, já que a cidade conta com hotéis para todos os gostos e bolsos, e se o assunto é hotel porque não hospedar-se em um palácio, já que estamos em um país de Sultões e contos árabes, o Al Bustan Palace, gerido pela cadeia Intercontinental de hotéis. O The Chedi, propriedade da rede de hotéis GHM, é uma boa opção de resort com estilo contemporâneo mas respeitando a arquitetura local. A 20 minutos de Mascate, o The Chedi conta com duas piscinas, quatro restaurantes onde você pode degustar o melhor da cozinha local além de cozinha internacional, e um dos melhores spas do Sultanato de Omã com 7 quartos de tratamento, e também uma livraria e uma galeria de arte.
Por estas e outras razões é que o "SULTANATO DE OMÃ" é também considerada como uma das... "MARAVILHAS DO PLANETA TERRA".
Bora lá gente...!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

"ESPAÇO DA MÚSICA - ROCK IN RIO 2013 (ENCERRAMENTO)


IRON MAIDEN ENCERRA ROCK IN RIO COM REPERTÓRIO CLÁSSICO


O grupo heavy metal "Iron Maiden" faz o melhor show de metal da quinta edição do Rock in Rio .
A banda britânica "Iron Maiden" participou pela terceira vez do Rock in Rio, encerrando a edição  2013 do evento com um repertório dominado por músicas clássicas e antigas do grupo, que celebrizaram a trajetória da banda e se confundem com a própria história do heavy metal, estilo musical que dominou as atrações deste domingo (22).
O repertório, o mesmo apresentado pelo grupo em São Paulo na sexta-feira, recupera faixas da turnê "Maiden England", que divulgava o álbum "Seventh Son of a Seventh Son", de 1988. A fase é considerada uma das mais importantes da banda, que viveu seu auge durante a primeira estadia do vocalista "Bruce Dickinson", do final de 1981 até 1993, um ano após o lançamento do álbum "Fear of the Dark", responsável por renovar por pelo menos mais uma década o legado do grupo.
Nos primeiros instantes, antes de a banda entrar ao palco, os telões mostravam imagens de icebergs, aves de rapina e paisagens, aumentando o nível de expectativa dos fãs, que encararam filas enormes desde cedo no dia mais concorrido do festival. Pouco tempo se passa até uma explosão indicar a entrada meteórica da banda, com "Bruce Dickinson" dando o primeiro de uma série incontáveis de saltos em um espetáculo à parte.

Curiosamente, o frontman "Bruce Dickinson" de 55 anos continua o mesmo das apresentações anteriores no Rock in Rio - em 1985 e 2001, esta que rendeu a gravação de um DVD e CD ao vivo. Dono do palco que parece desenvolvido para suas corridas, ele gesticula e brinca com o pedestal de seu microfone, passeia por cima de uma câmera móvel, troca de roupa inúmeras vezes e, claro, dá pulos impressionantes para um roqueiro de sua idade. 
Ao se dirigir ao público, "Bruce Dickinson" é menos criativo, apela para sua marca registrada - os chamados de "Scream for me Braziiiil" (gritem por mim Brasil...) e os lugares comuns de todo gringo: cachaça, caipirinha e churrasco. Mas a estratégia batida é tão eficiente para ganhar a atenção do público quanto as suas piruetas.
Ao introduzir a faixa "Afraid to Shoot Strangers", do álbum "Fear of the Dark", o público bradou mais uma versão do canto futebolístico "olê, olê, olê, olê", como de praxe em shows que agradam.
A noite reservaria uma série de coros durante refrãos das músicas mais aguardadas, começando com "Can I Play With Madness", "The Trooper" e "The Prisoner". Pulos da multidão tomaram conta do público no Palco Mundo da Cidade do Rock durante faixas como "Phanton of the Opera" e "Number of the Beast", introduzidas no miolo do repertório, trecho que marca o ápice do show.
Mas "Bruce Dickinson" ainda é capaz de surpreender, especialmente quando aparece em sua versão mais bizarra no palco, usando devilock vampiresco, corte de cabelo da banda de horror punk Misfits, durante a faixa "Seventh Son of a Seventh Son".

Mais conservadores, outros rostos famosos do grupo como o baixista e fundador Steve Harris e o guitarrista Dave Murray arriscam poucas corridas, mas seguem cada vez melhores quanto à rapidez e à versatilidade de seus dedos. O baterista Nicko McBrain, escondido atrás de pratos altos, mantém o nível técnico da apresentação tão bem quanto os guitarristas Adrian Smith e Janick Gers.
Nos momentos em que os músicos brilham, "Bruce Dickinson" se ocupa com brincadeiras com a plateia, faz caretas e ainda aproveita para fazer merchand da britânica Unicorn, microcervejaria da qual é dono.
O carismático boneco mascote gigante Eddie - que estampa praticamente todas as capas de discos do "Iron Maiden" e sempre dá as caras a certa altura do show do grupo - encerra o arsenal de atrações vestindo um uniforme ao estilo "Três Mosqueteiros" durante as músicas "Run to the Hills" e "Wasted Years". A roupa é parecida com a usada por "Bruce Dickinson" durante o clássico "The Trooper", na qual carrega a bandeira do exército do Reino Unido.
Foram 100 minutos de puro heavy metal, que encerraram bem o último dia de atrações do Rock in Rio com o hit "Running Free", primeiro single oficial da história do Iron Maiden, lançado em 1980.
A celebração do legado do Iron Maiden no Rock in Rio de 2013 serviu como um desfecho apropriado para um dia que celebrou o heavy metal, um estilo de difícil apreciação e que é seguido com fervor pelos fãs.
Agora só ficará a nostalgia dêstes dias inesquecíveis e maravilhosos do "Rock in Rio 2013, aguardando ansiosos o próximo festival que ja está no calendário do ano de 2015...
Até lá!!!

Assista agora o vídeo dêste monumental show da banda "IRON MAIDEN"

terça-feira, 10 de setembro de 2013

"ESPAÇO DA MÚSICA - ROCK IN RIO 2013"

ROCK IN RIO - HISTÓRIA

O primeiro Rock in Rio, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro.
Iniciando no dia 11 de janeiro e encerrando no dia 21 de janeiro de 1985.
Foram inscritas 28 bandas nacionais e internacionais, onde um milhão e trezentos e oitenta mil pessoas vibraram e aplaudiram este sensacional evento.
E ele não nasceu pequeno. Criado e idealizado pelo empresário Roberto Medina, o primeiro Rock in Rio aconteceu na cidade  do Rio de Janeiro, no bairro de Jacarepaguá. Junto com o sonho nasce a Cidade do Rock, uma área de 250 mil metros quadrados construída especialmente para o festival e que seria doada ao município como uma área multifuncional para eventos.
Aos que participaram desta grande festa, ainda  não conseguiram esquecer a emoção de ver e ouvir "Love of Life", na voz do inesquecível Fred Mercury.


Dia 13 de setembro do ano de 2013 as 17 horas, horário de Brasília será dado o início da 13ª Edição do Rock in Rio na cidade do Rio de Janeiro.
Como no Rock in Rio de 2011, a Orquestra Sinfônica Brasileira será a primeira atração a se apresentar no Palco Mundo na abertura do festival  as 17 horas do dia 13.09.2013.
Regido pelo maestro Roberto Minczuk, o show terá a participação de 65 músicos, dentre eles uma banda com guitarrista, baixista e baterista. A apresentação, que acontecerá logo antes da homenagem a Cazuza, foi preparada especialmente para o evento.
Além do repertório clássico, com composições de nomes como Beethoven e Villa Lobos, o público também poderá ouvir os clássicos... do Rock! “Help” dos Beatles, “Satisfaction” dos Rolling Stones, “Love of my Life” e “Bohemian Rhapsody” do Queen, “Master of Puppets” do Metallica, “Fear of the Dark” do Iron Maiden e claro, muito Rock Nacional.
As demais atrações do dia 13 de setembro no Palco Mundo serão:
18:30 hs. Cazuza - O Poeta está Vivo
20:30 hs. Ivete Sangalo
22:10 hs. David Guetta
00:05 hs. Beyoncé


A programação do festival do "Rock in Rio 2013", que acontecerá nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, contará com mais de 160 artistas, além de brinquedos, lojas e restaurantes.
Ao todo, serão 91 horas de festas durante os sete dias de festival – a Cidade do Rock funciona das 14h às 03h – para um público de 595 mil pessoas (85 mil por dia).
A organização do Rock in Rio divulgará antecipadamente os horários de apresentação de cada artista em seus respectivos palcos e áreas para que o público possa programar o seu dia na Cidade do Rock.
Um sistema especial de transportes foi desenvolvido para o festival do "Rock in Rio 2013" para permitirem que as 85 mil pessoas (capacidade máxima por dia do evento), utilizem as linhas regulares ou linhas especiais para chegarem e sairem da Cidade do Rock.
A chegada ao "Rock in Rio" ocorre de duas formas: através das linhas regulares de ônibus que passam nas proximidades do evento ou pela linha circular saindo do Terminal Alvorada com paradas no Barra Shopping e Shopping Via Parque até o Terminal Cidade do Rock instalada no Autódromo.
A ideia é fazer uma integração eficiente da linha circular com as linhas já existentes no Terminal Alvorada. Esta linha circular funcionará das 12h às 04h do dia seguinte e sua tarifa terá sempre o mesmo valor da tarifa modal já praticada no município da cidade do Rio de Janeiro, sede do evento.
Na saída do evento, as linhas regulares do entorno não circularão. Portanto, é preciso pegar a linha circular até o Terminal Alvorada onde estarão disponíveis as linhas para os principais destinos do município. Nas linhas regulares, os passageiros poderão utilizarem seus cartões RioCard ou ainda o cartão RioCard Cidade do Rock que poderão serem adquiridos nas lojas RioCard.


"POR UM MUNDO MELHOR"

O Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas. Utilizando a música como linguagem universal, usa seu poder para reunir pessoas não só para emocionar o público, mas também impactar a vida de quem precisa.
Esse sentimento permeia a história do festival, mas tomou forma concreta em 2001. Foi a partir da 3ª edição carioca que o "Rock in Rio" consolidou o projeto "Por Um Mundo Melhor", nasceu para usar a força do festival para motivar as pessoas a buscarem melhorias de vida por meio de mudanças cotidianas.
O marco inicial se deu no dia 12 de janeiro de 2001, quando, durante 3 minutos, 3.522 estações de rádio e de televisão silenciaram, chegando a 98 milhões de pessoas unidas num só pensamento: o que cada um de nós pode fazer diariamente "Por um Mundo Melhor".
No mesmo ano, angariou recursos para que 3.200 jovens, entre 17 e 29 anos, concluíssem os seus estudos em 100 salas de aula montadas em comunidades carentes do Rio de Janeiro - Brasil. Outros 28 projetos financiados pelo festival, através da UNESCO, beneficiam milhares de pessoas em todo o país.
Nesse momento, o festival assumiu a responsabilidade de ser um veículo de comunicação pelas causas de caráter social e ambiental, conscientizando e mostrando que pequenas mudanças de atitude no dia a dia tem um grande impacto sobre o futuro do planeta.
Paralelamente, a organização se moderniza para diminuir o impacto ambiental de suas ações com o investimento num extenso plano para redução de emissões de CO² auditadas nos seus festivais.
Aqui você fica sabendo como o "Rock in Rio" ajuda a transformar o planeta.
...ajude você também, tenha "Consciência Ambiental" e ajude a transformar o nosso planeta Terra num mundo melhor sem poluições ambientais.
"Música... conscientização e ação. Isso é Rock in Rio"!!!




terça-feira, 3 de setembro de 2013

"ESPAÇO DA MÚSICA - MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"

PARQUE NACIONAL DO ARAGUAIA

O "Parque Nacional do Araguaia" possui uma área de 562 mil hectares. Entre a descoberta de exploradores sertanistas e a instalação de um presídio, idealizado pelo Visconde da Lapa no século 18, a ilha de densos bananais esperou vários anos para ganhar status de reserva ambiental. Só depois que o então presidente Juscelino Kubitschek encantado com a região, instalou ali uma residência em meio ao cerrado pantanoso. O "Parque Nacional do Araguaia" foi criado durante a gestão do presidente "Juscelino Kubitschek de Oliveira" em 31 de dezembro de 1959, conforme Decreto n.º 47.570 de 31.12.1959. Alterado pelos seguintes Decretos: n.º 68.873 de 05.07.1971; n.º 71.879 de 01.03.1973 e n.º 84.844 de 24.06.1980. Está localizado no terço norte da Ilha do Bananal, sudoeste do estado do Tocantins, abrangendo parte dos municípios de Pium e Lagoa da Confusão.
O "Parque Nacional do Araguaia" está situado em uma faixa de transição entre Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal, é constituído por diversas espécies da fauna presentes nestes três biomas,
é rica e diversificada, apresentando animais que habitam o cerrado e a região amazônica. As espécies mais comuns são a onça-pintada, a arara-azul, o gavião real e a águia pescadora. Durante as enchentes periódicas ocorre a concentração da fauna terrestre nas partes altas, buscando proteção. No verão, a Lagoa Sorrocan, que é viveiro de jacarés, fica mais bonita, recebendo maior número de répteis.  O  parque é um excelente local para observação da rica fauna brasileira. 
Na área do parque observamos mamíferos ameaçados de extinção como o tamanduá-bandeira, o cervo-do-pantanal, a ariranha e os botos, aves como a ema, a arara azul e o uirapuru, só entre as aves são mais de 660 espécies.  Entre os répteis é possível ver a tartaruga-da-amazônia, sucuris, jibóias e o jacaré-açu. A cobertura vegetal é bastante diversificada, apresentando vários cenários naturais de raras belezas e fisionomias como o Cerradão, Matas Ciliares, Matas de Igapó e Floresta Pluvial Tropical. As espécies representativas são das famílias (Leguminoseae Vochysiaceae) tropical e bignoniaceae.  O relevo é constituído de extensas planícies, formada por sedimentos quaternários, periodicamente inundada pelas cheias dos rios Araguaia e Javaés. Esta unidade de conservação deve propiciar não somente o recebimento de turistas e visitantes, mas também a conservação da alta taxa de diversidade biológica presente, e garantir os direitos das populações indígenas (Terra Indígena Inãwébohona), constituídos pelos indios Karajás e Javaés residentes no seu interior.
A região apresenta clima quente e semi-úmido, com temperaturas média anual variando entre 24 e 26 graus centigrados. Os meses mais quentes são setembro e outubro, e os mais frios junho e julho. Possui uma precipitação anual pluviométrica de aproximadamente 1.750 mm. O período de chuva vai de novembro a março.
Atualmente, o "Parque Nacional do Araguaia" é administrado pelo "Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade" (ICMBio), por meio do escritório local localizado na cidade de Pium-Tocantins.
Os passeios pelo "Parque Nacional do Araguaia" são permitidos desde que acompanhados pelos seus funcionários. É possível percorrer estradas e caminhos existentes próximos à sede, fazer excursões  fazer excursões terrestres e fluviais na porção oeste da unidade, observar e fotografar diferentes ambientes e paisagens, grupos de animais, bem como espécies raras da fauna e flora do parque. Nas proximidades do Parque Indígena do Araguaia há excelentes pontos de observações astronômicas e ainda pode se ver o por do sol e as praias fluviais que se formam no período de seca.
O Parque Indígena do Araguaia, sob a responsabilidade da Funai, abriga índios Karajás e Javaés em 1.600 km². Apesar de ter o artesanato como principal fonte de renda, esses índios tiveram sua cultura bastante modificada pelo contato com os brancos.
 A existência de invasores no interior da unidade, a criação de gado na região, as queimadas, a pesca predatória, a captura de ovos de tartaruga, os grupos de caçadores e o relacionamento conflitante com os índios, são alguns problemas que o parque enfrenta.
Por estas e outras razões é que, o "Parque Nacional do Araguaia", é também...
"AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"!!!

 ACESSO AO PARQUE NACIONAL DO ARAGUAIA

Se a ideia é, de vez em quando fugir da selva de pedras, a solução pode ser simples e surpreendente. Vamos juntos conhecer mais e proteger os Parques Nacionais do nosso país...!?
 ...então vamos visitar o "Parque Nacional do Araguaia"...? Agora!
Saindo de Brasília-DF o acesso é feito pela BR-153 (Belém/Brasília) até a cidade de Nova Rosalândia, daí  pela TO-255 até Cristalândia (aprox. 30 quilômetros), percorrendo a partir daí cerca de 113 quilômetros, sendo 55 quilômetros por estrada não asfaltada.
Saindo de Palmas, capital do estado do Tocantins, para o "Parque Nacional do Araguaia", toma a TO-080 em direção ao Paraíso do Tocantins até a BR-153 em direção a Nova Rosalândia, adotando-se o mesmo roteiro descrito anteriormente a partir dessa cidade. As cidades mais próximas são: Pium - sede do escritório do parque (120 quilômetros da capital), Cristalândia (140 quilômetros da capital), Lagoa da Confusão (190 quilômetros da capital).



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

"ESPAÇO DA MÚSICA - ALMIR SATER"

"ALMIR SATER...VAMOS CONHECE-LO?!!!

Almir Eduardo Melke Sater ou simplesmente "Almir Sater" como é conhecido no meio artístico. Nasceu em Campo Grande - MS, em 14 de novembro de 1956. É violeiro, compositor, cantor e instrumentista brasileiro e atuou em novelas como ator. Desde os 12 anos tocava violão. Com 20 anos, saiu da cidade natal e foi estudar direito no Rio de Janeiro. Pouco habituado com a vida da cidade grande, passava horas sozinho, tocando violão. Um dia, no largo do Machado, encantou-se com o som de uma viola tocada por uma dupla mineira. Desistiu da carreira de advogado e logo descobriu Tião Carreiro exímio violeiro que foi seu mestre. 
Voltou para Campo Grande e formou com um amigo a dupla "Lupe e Lampião", em que era o Lupe. Em 1979 resolveu tentar a sorte em São Paulo - SP, onde conheceu a conterrânea "Tetê Espíndola", na época líder do grupo Lírio Selvagem. Fez alguns shows com o grupo, depois passou a acompanhar a cantora "Diana Pequeno". Mais tarde, com o projeto Vozes & Violão, apresentou-se em teatros paulistanos, mostrando suas composições.
 Convidado pela gravadora Continental, gravou seu primeiro disco chamado "Estradeiro" em 1981, álbum que contou com a participação especial do saudoso amigo Tião Carreiro. Seu segundo disco "Doma", gravado no ano de 1982 pela gravadora RGE marcou seu encontro com o parceiro "Paulo Simões". Em 1984 formou a Comitiva Esperança que durante três meses percorreu mais de mil quilômetros na região do Pantanal, pesquisando os costumes e a musica do povo sul mato-grossense. O trabalho teve como resultados um filme de média metragem lançado em 1985, e o elogiado álbum "Instrumental", que misturava gêneros regionais – cururús, maxixes, chamamés, arrasta-pés, etc., com sonoridades urbanas num trabalho eclético e inovador. Em 1986 lançou o álbum "Cria" pela gravadora 3M iniciando sua parceria com o grande compositor "Renato Teixeira" com quem compôs entre outras "Trem de Lata e Missões naturais". Em 1989 abriu o "Free Jazz Festival" no Rio de Janeiro, logo após viajando para Nashville nos Estados Unidos - USA (cidade considerada o berço da música country americana) onde participou do encontro da "Viola caipira com o Banjo norte-americano" e gravando o disco "Rasta Bonito" também no ano de 1989 pela gravadora Continental.
Nos anos 90 ganhou dois prêmios Sharp com as canções "Moura" (como melhor música instrumental e melhor instrumentista) e "Tocando em Frente" (esta considerada um "hino" motivacional da música brasileira).

Convidado para trabalhar na novela "Pantanal" da TV Manchete projetou-se nacionalmente no papel de "Trindade" um peão misterioso; enquanto composições suas como "Comitiva Esperança" - cantada em dupla com "Sérgio Reis" e "Um Violeiro" gravada por "Renato Teixeira" estouravam nas paradas de sucesso. Nos ano de 1990 e 1991 participou da novela "A Historia de Ana Raio e Zé Trovão", da TV Manchete, mas em seguida se afastou da televisão, pois as gravações não lhe deixavam tempo para a música.
Gravou ainda "Instrumental 2" em1990 pela Eldorado, "Almir Sater ao Vivo" em 1992 pela Sony, "Terra de Sonhos" em 1994 pela Velas, "Caminhos me Levem" em 1997 pela Som Livre e "7 Sinais" no ano de 2006 além de diversas coletâneas. Voltou a TV em 1996, obtendo grande êxito como o "Pirilampo" da novela "O Rei do Gado", da TV Globo.

Em 2010 "Almir Sater" foi um dos convidados para a gravação do DVD "Emoções Sertanejas", em homenagem aos 50 anos de carreira de "Roberto Carlos". Sua interpretação para a canção "O Quintal do Vizinho" recebeu diversos elogios sendo apontada por vários internautas como uma das mais lindas apresentações do "Emoções Sertanejas".
Exímio violeiro fez fama com seu estilo caracterizando-se pelo experimentalismo e a utilização de diversas afinações diferentes e o resgate da viola caipira de 10 cordas.
Suas influências vão de "Al Jarreau, Beatles, Pink Floyd" às músicas fronteiriças com seu estado (Mato Grosso do Sul), a andina e a paraguaia. Também toca violão folk de 12 cordas e o charango.
Além da multiplicidade de talentos, o artista é um defensor da preservação do meio ambiente, sempre engajado em projetos de cunho sócios ambientais estimulando à conscientização e as "atitudes verdes" para a melhoria do planeta Terra, bem como a preservação dos santuários ecológicos e dos costumes do homem pantaneiro.

Almir Sater está incluído pela equipe da revista "Rolling Stone Brasil" (edição n°65 de fevereiro de 2012) que o elegeram entre os 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão na "Categoria Raizes Brasileiras".A revista explica também que a Categoria Raizes Brasileiras é compostas por músicos de... "Quem faz a riqueza e a diversidade da música longe das metrópoles."
Então...o blog "ESPAÇO DA MÚSICA" tem o prazer de apresentar a todos os amigos leitores este sensacional violeiro, compositor cantor, ator e instrumentista brasileiro...!

 


sexta-feira, 21 de junho de 2013

"ESPAÇO DA MÚSICA - GRATIDÃO...70.000 Visitas!!!"

OBRIGADO 70.000 VISITAS!!!

"Semel Carvalho e o blog "ESPAÇO DA MÚSICA", comemoram com grande alegria  as 70.000 visitas ao blog, pois, com pouco mais de dois anos de sua primeira publicação(03/03/2011) chegamos a esta expressiva quantidade de visitas...
Mais uma conquista, graças a Deus! tudo isso com o reconhecimento de todos os nossos amigos e fieis leitores que contribuíram  para mais esta Vitória.
Obrigado  a  todos os nossos leitores aqui de Uberlândia, e de todos os Estados do nosso imenso Brasil e de diversos países das Américas -  do Sul - do Norte, Central, Europa, África, Ásia, etc., entenderam o nosso recado e nos prestigiaram e dedicaram um pouquinho do seu tempo, do seu lazer para estarem conferindo o teôr de nossas publicações.
Quando criamos o blog "ESPAÇO DA MÚSICA"  não imaginávamos jamais que teríamos um número tão expressivo de visitas.
Muito obrigado a vocês visitantes pelo reconhecimento do nosso trabalho nos proporcionando esta felicidade, tornando o nosso blog um sucesso. Devemos este sucesso a todos vocês que sempre nos acompanharam durante todo este tempo; tenho certeza que todos continuarão nos apoiando e acompanhando a trajetória do nosso blog "ESPAÇO DA MÚSICA".

Continuem nos visitando, estaremos sempre trazendo novidades e reportagens muito interessantes sobre o mundo maravilhoso da nossa música, divina Música, das Maravilhas do Planeta Terra, dos nossos parques Ecológicos,dos nossos mananciais de vida...sempre alertando a você e a todos os habitantes do "planeta azul", a nossa maravilhosa terrinha sobre os perigos da degradação do nosso "meio ambiente", e consequentemente do desaparecimento dos nossos "mananciais de vida".
 Precisamos sim que toda a humanidade se conscientize e preserve estes mananciais que ainda são abundantes aqui no Brasil e em diversas partes do mundo...
POR TUDO ISSO, HOJE, NÃO SOMOS APENAS NÓS DO BLOG "ESPAÇO DA MÚSICA", MAS TODOS VOCÊS NOSSOS LEITORES, ESTÃO DE PARABÉNS PELAS NOSSAS 70.000 VISITAS...

OBRIGADO!!!


quarta-feira, 12 de junho de 2013

"ESPAÇO DA MÚSICA - CONVITE"



Semel Carvalho convida a todos os seus amigos e leitores do blog "ESPAÇO DA MÚSICA" a estarem visitando o site: www.espaco11maravilhasdoplanetaterra.com
passem por lá confiram e deixem os seus comentários sobres as magníficas reportagens das "Maravilhas do Planeta Terra"...
O site www.espaco11maravilhasdoplanetaterra.com - nosso blog ESPAÇO 11, vem a público convidar a todos os Empresário do e-Commerce e aos aficionados em blog a estarem fazendo uma "Viagem Virtual" ao nosso site onde estaremos divulgando as "Maravilhas do Planeta Terra" com reportagens fantásticas das belezas cênicas do ecossistema natural e ecológico do nosso "planeta azul". Nos próximos dias estaremos divulgando magníficas reportagens sobre os "Parques Nacionais" brasileiros, destacando o Parque Nacional da Amazônia, Chapada Diamantina, Serra da Capivara, Parque Nacional do Pantanal Matogrossense e tantos outros, mostrando sempre a relevância e a plenitude dos nossos santuários ecológicos nas vidas animais, botânicas e hidrográficas da região; nas pesquisas científicas, desenvolvimento de atividades de educação ambiental, a recreação e o contato com a natureza, despertando e incentivando os nossos turistas o interesse pelo "Turismo Ecológico" nestas regiões aqui do Brasil ou de outros países. Fiquem a vontade aqui, participe dele nos enviando sugestões.
Sejam muito bem vindos,
Obrigado.
Viaje no nosso site...!!!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

"ESPAÇO DA MÚSICA - FESTIVAL DE CANNES - 2013"

66° FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE CANNES

A 66° edição do Festival homenageará o ator americano Paul Newman, falecido em 2008. Confira o cartaz oficial com o ator com sua esposa Joanne Woodward, em uma imagem retirada das filmagens de Amor Daquele Jeito (1963).
Segundo os produtores do Festival a imagem foi tirada por "Melville Shavelson" (diretor do filme) e representa a admiração imortal do ator por sua esposa, além de mostrar o equilíbrio harmônico do amor dos dois, sugerido pelo fundo com ar científico que dando impressão de tudo girar ao redor do casal.

Luzes, câmara , ação...de 15 a 26 de maio estaremos vivendo mais um inédito "Festival de Cannes", onde serão exibidos filmes inéditos de diretores renomados e conhecidos como os irmãos Joel e Ethan Coen, Alexander Payne, Steven Soderbergh e Roman Polanski.
Além disso, confirmados também a exibição dos novos filmes com Emma Watson e Ryan Gosling.

 A abertura do Festival de Cinema de Cannes será com a exibição esta noite da película "O Grande Gatsby", a nova adaptação do clássico de F. Scott Fitzgerald pelas mãos de Baz Luhrmann e com Leonardo DiCaprio como protagonista.
Entre as curiosidades, um longa de mais de três horas de duração e um novo filme violento protagonizado por Ryan Gosling.
O Júri do 66º festival de Cannes dêste ano será presidido pelo renomado diretor cinematográfico Steven Spielberg que concedeu a imprensa internacional e a críticos especializados uma conferência inaugural nesta quarta-feira 15 de maio.

Steven Spielberg disse: "Não tenho estado de alma, julgamos sempre, vamos debate-los, avaliamos e estamos sempre a julgar os filmes que se vê no cinema, aqui não há campanha e tentamos ver o que há de radicalmente novo, ... vamos propor-lhes um resultado". 
Nós os amantes da Arte Cinematográfica, ficaremos aqui na expectativa e na torcida de que a nossa película preferida seja a melhor avaliada e seja também a "grande vencedora e ganhadora" das "PALMAS DE OURO DE CANNES"...
Até lá!!!


sexta-feira, 10 de maio de 2013

"ESPAÇO DA MÚSICA - COMEMORAÇÃO"

 HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES


"Mãe é a mulher que gera e dá à luz um filho", mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção.
As mães merecem respeito e muito amor de seus filhos, pois fazem tudo para agradá-los, sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem.
Determinar uma data para um evento tão importante quanto a homenagear nossa querida mãe é de certa forma um ritual onde invocamos a figura materna e refletimos sobre tudo que ela representou e representa em nossa vida, no entanto mais do que um dia especifico durante o ano, o importante para todos nós é pensarmos que a figura da mãe deve ser louvada e homenageada todos os dias do ano.
No Brasil, o Dia das Mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas).  Aqui, a data foi instituída pela "Associação Cristã de Moços de Porto Alegre", em maio de 1918. No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio. É uma data especial, pois as mães recebem presentes e lembranças de seus filhos. Já se tornou uma tradição esta data comemorativa. Vamos entender um pouco mais sobre a história do Dia das Mães.
Encontramos na Grécia Antiga os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens a "deusa Reia", mãe comum de todos os seres. Neste dia, os  gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem  homenagens à deusa.
Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias (15 a 18 de março). Também eram realizadas festas em homenagem a "Cibele,  mãe dos deuses".
Mas uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães” (mothering day). Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.   

       Nos Estados Unidos, a ideia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A ideia de "Anna Jarvis" era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o "Dia das Mães" como festa nacional,  foi aprovada pelo presidente americano "Woodrow Wilson". Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.
Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, porém ganhando um caráter comercial. A essência da data estava sendo esquecida e o foco passou a ser a compra de presentes, ditado pelas lojas como objetivos meramente comerciais. Este fato desagradou "Anna Jarvis", que estava muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data estavam se perdendo. Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha pouco conseguiu mudar.
Nas diferentes localidades do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha "Mom Rajawongse Sirikit".
"O homem somente compreenderá a natureza quando entender o que é Ser Mãe. O homem somente entenderá o que é ser Mãe quando deixar de ser homem." (Albert Einstein)

Semel Carvalho e o blog "ESPAÇO DA MÚSICA", neste domingo 12 de maio, deseja com todo carinho um "FELIZ DIA DAS MÃES" a todas as mamães do Brasil e do mundo.
Beijos...Kisses...Besos...Baci...Bisous...Küsse...القبلات...φιλιά...キス...Поцелуи!!!

Mamãe...nós te amamos!!!    
                                      

quinta-feira, 4 de abril de 2013

"ESPAÇO DA MÚSICA - AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"


"AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA - CAPADOCIA"


A Capadócia é uma região histórica e turística da Anatólia central, na Turquia.

É conhecida por sua singular paisagem lunar, suas cidades subterrâneas que serviram de abrigo aos antigos cristãos, bem como suas casas e igrejas escavadas nas rochas.
Crê-se que o nome Capadócia provém do vocábulo hitita "Katpadukya" (terra de cavalos de raça).Outras fontes apontam a origem do nome nos persas, que chamaram à região "Katpatuka"(igualmente terra de cavalos de raça ou de terra de belos cavalos). No entanto, o termo Katpatuka não é de origem persa, embora Heródoto o referisse na sua descrição da conquista da Lídia pelos Hititas que era esse o nome dado à região pelos persas. Os gregos chamavam à região "Leucosyri"  (sírios brancos).
As características mais distintivas da região são as formações geológicas únicas no mundo, resultado de fenômenos vulcânicos e de erosões. O seu rico património histórico e cultural, nomeadamente cidades subterrâneas e inúmeras habitações e igrejas escavadas em rocha, muitas destas com admiráveis afrescos. Em 1985, o "Parque Nacional de Göreme", uma das áreas mais famosas da região, com 9576 hectares, foi declarada "Património Mundial" pela UNESCO.


 Toda a região se encontra num planalto com aproximadamente 1000 metros de altitude, o que, aliado à sua situação muito anterior, explica o seu clima marcadamente continental, com verões quentes e secos e invernos frios com neve. A precipitação é esparsa e a maior parte da região é semi árida quando não, é mesmo árida.
A paisagem única da região é o resultado da ação de forças naturais ao longo de milhões de anos.
Vulcões ativos ha milhões de anos deixaram uma camada de 150 metros de espessura de lava. Os rios, chuvas, tempestades de neves e ventos fortes modificaram a paisagem criando assim as incriveis formaçoes rochosas (paisagens lunares) que se encontram na regiao. Durante a época do domínio do Império Romano, a área serviu também como refúgio para os primeiros cristãos que escapavam das perseguições dos soldados romanos.


A situação geográfica da Capadócia, a tornou encruzilhada de rotas comerciais importantes ao longo dos séculos e alvo de contínuas invasões. Para se refugiarem durante as invasões, os habitantes construíram refúgios subterrâneos, por vezes verdadeiras cidades, supondo-se que as mais antigas remontam ao tempo dos Hititas, há mais de 3000 anos, e que muitas ainda estarão por descobrir.
Algumas podem ser visitadas, como é o caso das de Derinkuyu, Kaymakli, Özkonak e Mazi. Estas cidades tem vários níveis, a de Kaymakli, por exemplo, tem nove, como um formigueiro, embora apenas quatro estejam abertos ao público, (outras estão reservadas para investigações arqueológicas), dispunham de canais de ventilação, estábulos, padarias, poços de águas e de tudo o mais necessário, para que os seus ocupantes, estimados em 20.000 pessoas, pudessem resistir durante vários meses sem que fossem detectados pelos invasores quando aldeias inteiras se escondiam fugindo de seus inimigos.
Existem entre 400 e 600 igrejas na região, muitas delas escavadas em rochas, com abóbodas, altares e colunas bem projetados, exemplos únicos da arquitetura lavrada na rocha com lindas ilustrações da vida de Cristo nos tetos e parede
As mais antigas datam do século VI, embora a maior parte delas sejam dos séculos X e XI, períodos que vão desde o fim das incursões árabes, até a chegada dos "Seljúcidas". A maioria delas tem afrescos que retratam cenas da vida de Cristo com os apóstolos, sua crucificação e sua ressurreição.
Se você pretende viajar para Capadocia  você pode ir de ônibus partindo de Istambul (aproximadamente nove horas de viagem) ou avião (uma hora e quinze minutos), o aeroporto mais próximo é o Kayseri que fica a apenas 80 km de distância da Capadocia.
A Capadocia no verão é muito quente e seco, cerca de 35 a 40ºC.
No inverno a Capadocia sempre neva com a temperatura aproximadamente entre 10 e15ºC.
A primavera na Capadocia geralmente é chuvosa, é sempre bom dispor de capas e guardas chuvas.
Por estas e outras razões é que a Capadocia na Turquia, é também...
"AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"!!!

quinta-feira, 21 de março de 2013

"ESPAÇO DA MÚSICA - THE BEATLES - 50 ANOS DE HISTÓRIA

"THE BEATLES - 50 ANOS DO PRIMEIRO SUCESSO"
(E o um breve resumo sôbre a história do grupo de "Rock n' Roll mais famoso do mundo)


A história dos Beatles, como nós a conhecemos, começa em 1962. Em maio, o produtor George Martin assinou um contrato com a banda representada por Brian Epstein pela gravadora EMI's Parlophone. A primeira sessão de gravação dos Beatles sob direção de Martin aconteceu nos estúdios da EMI em Abbey Road Londres, no dia 6 de junho. Em meados de agosto, Ringo Starr substituiu Pete Best como baterista. O primeiro single do grupo, "Love Me Do", foi lançado no dia 5 de outubro, e alcançou a posição 17 nas paradas. 
O primeiro disco "Please, Please Me" foi lançado em 22 março de 1963 (50 anos atrás). Ele alcançou o primeiro lugar em quatro paradas britânicas diferentes. O disco ficou na primeira posição em uma das paradas por trinta semanas. O quarto single, "She Loves You", vendeu 750 mil cópias em menos de quatro semanas. Em fevereiro, os Beatles deram início a sua primeira turnê britânica. Foi o começo da Beatlemania. Em novembro, eles lançaram o segundo disco, "With The Beatles". O álbum vendeu meio milhão de cópias em uma semana e ficou no topo das paradas por 21 semanas. Ao todo, o disco passou 40 semanas nas paradas. 
Em fevereiro, os Beatles viajaram para os EUA pela primeira vez. Dois dias após a chegada, eles se apresentaram no "The Ed Sullivan Show", que foi assistido por cerca de 73 milhões de americanos em 23 milhões de domicílios, ou 34% da população americana. Em março e abril, a banda filmou o documentário "A Hard Day's Night", onde interpretavam a si mesmos. A trilha sonora do filme foi lançada no dia 10 de julho. O quarto disco, "Beatles for Sale", foi lançado no dia 4 de dezembro e produzido por George Martin para a Parlophone.
Em junho, a "Rainha Elizabeth Segunda" nomeou os quatro Beatles integrantes da Ordem do Império Britânico. O segundo filme, "Help!", foi lançado em julho. A trilha sonora com o mesmo nome foi lançada em agosto. Uma das canções do disco, "Yesterday", é muito popular até hoje, e já foi interpretada por mais de 2,2 mil artistas diferentes. Em dezembro, os Beatles lançaram o sexto disco, "Rubber Soul", que foi visto pelos críticos como um grande passo em termos de maturidade e complexidade musical. A introdução de cítara de George Harrison em "Norwegian Wood (This Bird Has Flown)" marcou a exploração de novas fronteiras na música pop.  

A revista americana Datebook publicou uma declaração polêmica de John Lennon: "Nós somos mais populares que Jesus agora; eu não sei o que vai acabar antes, o rock'n'roll ou o cristianismo. Jesus era ok, mas seus discípulos eram tolos e ordinários."Isso provocou uma série de protestos nos EUA e outros países. Estações de rádio pararam de tocar o grupo e discos foram queimados. Em agosto, a banda lançou "Revolver". O último show comercial foi em "Candlestick Park", em SãoFrancisco. Em quatro anos, eles haviam feito 1,4 mil shows em diversos países. 
O oitavo disco do grupo, "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" foi lançado em junho. A revista "Rolling Stone" diz que este é "o disco mais importante da história do rock". A capa do disco mostra os quatro integrantes da fictícia banda que dá nome ao álbum ao lado de diversas personalidades mundiais. Em 25 de junho, os Beatles tocaram "All You Need is Love" em uma transmissão que foi assistida por 400 milhões de pessoas em 26 países. A música foi encomendada pela "BBC de Londres". Em dezembro, a trilha sonora do próximo filme, "Magical Mystery Tour", foi lançada na Grã-Bretanha. 
Na animação "Yellow Submarine", os músicos dão suas vozes ao desenho. A trilha sonora tinha 11 músicas, incluindo quatro faixas inéditas. O filme foi lançado em junho e foi elogiado por críticos musicais, pela música, pelo humor e pelo estilo visual inovador. A trilha só foi lançada sete meses depois. O nono disco tinha o nome de "The Beatles", mas é mais conhecido como "O Álbum Branco". Ele foi lançado em novembro. O disco foi escrito e gravado após uma visita ao guru "Maharishi Mahesh", yogi indiano, na India.
"Abbey Road" é o décimo primeiro disco de estúdio dos Beatles. Ele foi lançado em 26 de setembro 1969. O disco vendeu quatro milhões de cópias em três meses e ficou no topo das paradas britânicas por 17 semanas. Seis dias antes, John Lennon anunciara sua saída do grupo, mas foi convencido a não divulgar isso publicamente. A última apresentação do grupo foi filmada no topo do prédio da "Apple Corps", no dia 30 de janeiro. No dia 20 de agosto, os Beatles estiveram pela última vez juntos em um estúdio, para mixagem da música "I Want You (She's So Heavy)". 
"Let It Be" é o décimo segundo e último disco lançado pelos Beatles, no dia 8 de maio. Pouco depois, a banda anunciou o seu fim. O documentário com o mesmo nome saiu no mês seguinte. O filme ganhou o "Oscar de melhor trilha sonora". Paul McCartney entrou com processo legal para encerrar o contrato da banda no dia 31 de dezembro. Disputas jurídicas continuaram por anos, e o término legal da banda só foi oficializado no dia 09 de janeiro de 1975.
John Lennon foi morto por Mark David Chapman na entrada do prédio onde morava, em "Nova Iorque", no dia 8 de dezembro de 1980. Em 1995 e 1996, foram lançados os discos do "The Beatles Anthology", uma série de documentários e gravações com a história dos Beatles, que teve participação de "Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr". Harrison morreu de câncer no pulmão em novembro de 2001. 

Semel Carvalho e o blog "ESPAÇO DA MÚSICA" parabenizam com louvor "Paul McCartney , Ringo Starr" e a todos os familiares de "John Lennon e George Harrison" já falecidos, por tão brilhante carreira de sucesso...
Todos nós sabemos que o mundo mudou após o surgimento dos quatro garotos cabeludos ingleses, e que a sua música dividiu o mundo...o antes e o após "THE BEATLES"!!! 

















    

sábado, 16 de março de 2013

"ESPAÇO DA MÚSICA - ECOLOGIA"


Ano Internacional da Cooperação da Água


O ano de 2013 foi proclamado pela ONU como o
Ano Internacional da Cooperação da Água
(ONU Resolução da Assembleia Geral 65/154)

Eventos e atividades ao redor do mundo e em todos os níveis ajudará a sensibilizar para o potencial e os desafios para a cooperação água, facilitar o diálogo entre os atores, e promover soluções inovadoras.
As atividades vão culminar no Dia Mundial da Água, em 22 de março de 2013. A UNESCO foi oficialmente nomeado pela ONU-Água para conduzir os preparativos para tanto o Ano Internacional e do Dia Mundial da Água, em 22 de março de 2013. um dia internacional para celebrar a água doce foi recomendado no 1992 Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED). Das Nações Unidas Assembleia Geral respondeu com a designação de 22 março de 1993 como o primeiro Dia Mundial da Água.
Cada ano, o Dia Mundial da Água destaca um aspecto específico da água doce. Assim, o Dia Mundial da Água é realizado anualmente em 22 de Março, como forma de chamar a atenção para a importância da água doce e defender o manejo sustentável dos recursos de água doce.
Comemorações do WWD 2013 terá lugar em todo o mundo sobre o tema da cooperação água. UNESCO vai liderar a coordenação das atividades e incentivar as partes interessadas a nível internacional, regional, nacional e local para tomar medidas sobre o tema, de modo a criar uma dinâmica que vai além do ano em si. Para este fim, a UNESCO irá colaborar com a UNECE e UNDESA e receber o apoio de UNW-DPC e UNW-DPAC. Incentivar e fomentar a cooperação UNESCO água vai se concentrar em aumentar a conscientização sobre a importância, os benefícios e desafios da cooperação água; ampliar o conhecimento ea construção capacidade de cooperação água; gerando ações concretas e inovadoras para a cooperação água e estimulando parcerias e diálogo em torno de cooperação água. O objetivo do WWD é, portanto, para aumentar a consciência de tanto o potencial para uma maior cooperação e os desafios da gestão da água no contexto de uma maior demanda por acesso à água, alocação e serviços. cooperação Água será apresentado como uma base para a paz e sustentável desenvolvimento desde a cooperação de água contribui para a redução da pobreza e eqüidade, cria benefícios econômicos, ajuda a preservar os recursos hídricos e proteger o meio ambiente e constrói a paz.
O sucesso do Ano Internacional e do Dia Mundial da Água é dependente do envolvimento e do compromisso de um número amplo de partes interessadas, incluindo, mas não limitado a jovens / crianças, público adulto, setores econômicos, as comunidades indígenas e locais, sociedade civil, governos e tomadores de decisão, Organizações Internacionais, agências de financiamento internacionais, os meios de comunicação.
Ao cumprir este importante papel, a UNESCO irá construir na sua longa experiência em ciência da água, sua abordagem multidisciplinar e suas atividades na cultura de paz. Com base neste UNESCO know-how será a força motriz por trás do desenvolvimento e implementação de actividades que contribuam para os objectivos do dia, mas também irá contar com os recursos de organizações parceiras e as iniciativas de atores em todos os níveis em todo o mundo.

O sucesso do Ano Internacional e do Dia Mundial da Água é dependente do envolvimento e do compromisso de um número amplo de partes interessadas, incluindo, mas não limitado a jovens / crianças, público adulto, setores econômicos, as comunidades indígenas e locais, sociedade civil, governos e tomadores de decisão, Organizações Internacionais, agências de financiamento internacionais, os meios de comunicação.
Ao cumprir este importante papel, a UNESCO irá construir na sua longa experiência em ciência da água, sua abordagem multidisciplinar e suas atividades na cultura de paz. Com base neste UNESCO know-how será a força motriz por trás do desenvolvimento e implementação de actividades que contribuam para os objectivos do dia, mas também irá contar com os recursos de organizações parceiras e as iniciativas de atores em todos os níveis em todo o mundo.