terça-feira, 18 de outubro de 2011

"ESPAÇO DA MÚSICA - ARTES"

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA


O edifício Estação da Luz, onde hoje abriga o Museu da Lingua Portuguesa, foi construido no final do século XIX para abrigar a Companhia São Paulo Railway de origem britânica, hoje Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
O Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua é um museu interativo sôbre a lingua portuguesa, localizado no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz, cidade de São Paulo - Brasil.
O museu ocupa três andares da Estação da Luz, com 4.333 m², projeto do arquiteto brasileiro Rafic Farah, concebido pela Secretária da Cultura paulista, em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, com um orçamento em tôrno de quase 40 milhões de reais.

O objetivo do museu é criar um espaço vivo sôbre a língua portuguesa considerada como base
da cultura no Brasil, onde seja possível causar surpresas nos visitantes com os aspectos inusitados, e muitas vezes desconhecidos de sua lingua materna. Segundo os organizadores do museu, "é desejo que, no museu, esse público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazeirosa". O museu tem como alvo principal a média da população brasileira, composta de pessoas provinientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma idéia mais precisa e clara sôbre as origens, a história e a evolução contínua de sua língua.
O museu conta com os seguintes ambientes internos:
Auditório, Grande Galeria, Beco das Palavras ou Jogo da Etimologia, Mapa dos Falares, Lanterna das Influências ou Palavras Cruzadas, Praça da Língua, Linha do Tempo ou História da Língua Portuguesa, Exposições Temporárias e Eixos da Língua.


Apesar da palavra museu trazer a idéia de algo rústico e antigo, o museu possui um acervo inovador e predominantemente virtual, combinando arte, tecnologia e interatividade, lembrando que o museu está localizado em um prédio histórico, composto  das mais diversificadas exposições, nas quais são utilizadas objetos, vídeos, sons e imagens projetadas em grandes telas sôbre a língua portuguesa, considerada do ponto de vista Patrimonio Cultural dos povos lusófonos.
Num grande painel, resultado da pesquisa do professor Ataliba de Castilho, são mostradas as origens remotas e indoeuropéias da nossa língua, apresentando a evolução histórica do português, desde o etrusco, o latim clássico e vulgar, as línguas românicas antigas e as três línguas que compôe o cerne da língua portuguesa comtemporânea: o português lusitano, as línguas indígenas e as africanas, revelando que a história da língua portuguesa remonta a quatro mil anos antes de Cristo.

Um povo é considerado extinto quando sua língua morre. Manter a língua viva é, portanto, manter uma cultura viva", afirmou o Ministro da Cultura, Gilberto Gil, em seu discurso. Gilberto Gil citou dados de pesquisa realizada pela Unesco. "Metade das seis mil línguas do mundo estão em risco de extinção e, a cada duas semanas, uma língua desaparece. O mesmo estudo aponta o português como a sexta língua mais falada no planeta", informou o ministro. "A vitalidade de uma língua é a vitalidade de um povo. Que este Museu amplifique e ressoe a voz da Língua Portuguesa no mundo", concluiu.
"Este museu é fundamental porque mostramos nossa identidade cultural, a expressão lingüística. É importante também chegar a acordos ortográficos, temos que tomar vantagem de sermos muitos milhões de pessoas com a mesma língua", disse o ex presidente Fernando Henrique Cardoso.

Ao som da brasileiríssima música "Asa Branca" e do fado "Foi Deus", foi inaugurado no dia 20 de março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz em São Paulo.
Além do Ministro da Cultura o cantor Gilberto Gil, estiveram presentes o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, o ex presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso, da Ministra da Cultura de Portugal Maria Isabel Peres de Lima, o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, Antônio Carmona Rodrigues, presidente da Câmara(prefeito) de Lisboa, e diversas outras autoridades representativas não apenas do Brasil e de Portugal, mas também de todos os países lusófonos.
Atualmente, o português é a língua oficial de oito países, dos quatro continentes: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Cabo Verde e Timor Leste. São mais ou menos 300 milhões de pessoas que utilizam a língua portuguesa diariamente em todo o mundo.

Museu da Língua Portuguesa

Praça da Luz, s/n - Centro (Estação Luz do Metrô e da CPTM)
Tel.: (11) 3326-0775
E-mail: museu@museudalinguaportuguesa.org.br
Site: www.museudalinguaportuguesa.org.br
Horário: De terça a domingo, das 10h às 17h. Última terça do mês, das 10h às 22h



Um comentário:

  1. Sensacional o Museu da Língua Portuguesa, fiquei impressionado com a grandiosidade dêste museu, não tinha a idéia da grandeza do museu, acho uma boa idéia os nossos colégios organizarem excursões e visitarem o Museu da Língua Portuguesa, tenho certeza, não vão se decepcionarem...

    ResponderExcluir