quinta-feira, 20 de outubro de 2011

"ESPAÇO DA MÚSICA - WEKEEND"

CALDAS NOVAS

Caldas Novas - "Portal das Àguas Quentes", município brasileiro do estado de Goiás, situada no sul de Goiás, fundada em 21 de outubro de 1911, ficando aproximadamente a 168 quilômetros de Goiânia a capital do estado e aproximadamente 297 quilômetros de Brasilia, capital do Brasil.
O município tem 1.589,518 Km² de superfície, com uma população aproximadamente de 70 mil habitantes, conforme o Censo/IBGE do ano de 2010, com altitude de 686 metros acima do nível do mar, com clima seco no inverno e chuvoso no verão, com temperaturas entre 22ºC a 31ºC.
Caldas Novas é conhecida em todo território brasileiro e também em diversos países da Europa e das Américas, por ser a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo àguas que brotam de seu solo com temperaturas que variam de 20ºC a 60ºC.

O bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, filho do "Anhanguera", estêve no município de Caldas Novas no ano de 1722, que inicialmente pertencia a região de Santa Cruz, no sertão goiano que logo chamaram a atenção dos lavradores da região, que aquelas àguas quentes tinham algo de diferente. No ano de 1777 o bandeirante Martinho Coêlho de Siqueira em caçadas pelas matas da região, nas margens do rio Pirapetinga descobriu fontes de àguas quentes as quais deram o nome de Caldas de Pirapetinga e às margens do Córrego Lavras, as fontes receberam o nome de Caldas Novas. Então Martinho Coêlho de Siqueira, organizou um movimento para a fundação de um povoado para a exploração das fontes.
Após a morte de Martinho Coêlho de Siqueira, o seu filho Antônio Coêlho de Siqueira assumiu a direção da Fazenda das Caldas, que no ano de 1818 recebeu as visitas do botânico, naturalista e viajante francês Auguste de Saint Hilaire e do então governador da província de Goiás o Capitão General Fernando Delgado Leite de Castilho, que usando as àguas termais se curou de reumatismos e paralisia, com êste acontecimento as termas ficaram ainda mais conhecidas.
No ano de 1838 o dr. Vicente Moretti Foggia, diretor da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, a pedido do governador de Goiás veio examinar as propriedades terapêuticas das àguas da Fazenda das Caldas.

A descoberta das àguas quentes ocorreram no final do século XVIII, mas a primeira "casa de banho" de Caldas Novas surgiu apenas no ano de 1910, que foi construída pelo major Victor de Ozeda Ala para seus familiares e amigos, onde hoje funciona o Balneário Municipal de Caldas Novas.
As instalações eram de madeira e tinham apenas duas banheiras, o sucesso foi tanto que o número de convidados só aumentava. Após dez anos, no ano de 1920 os herdeiros do major Victor de Ozeda Ala juntamente com o médico Ciro Palmerston construíram em sociedade o primeiro balneário público com duas banheiras esmaltadas e três cimentadas.

Mas o primeiro grande empreendimento surgiu sómente no ano de 1964, a "Estância Thermas do Rio Quente", que antes pertencia ao município de Caldas Novas. 
Nos dias atuais Caldas Novas recebe milhares de turistas do Brasil e do mundo.
Grandes emprêsas contribuiram para êste crescimento atual, em destaque para o Hot Park do Rio Quente Resorts, Privé das Caldas,Grupo Di Roma e outras grandes emprêsas.
Um sonho radical, assim pode ser definido o parque aquático do Hot Park (foto acima). Localizado no Rio Quente Resorts, é diferente de tudo o que voçê já viu, possui uma àrea com cinco mil metros quadrados com equipamentos radicais e o único do mundo com àguas quente natural, um local fantástico e moderno para o divertimento dos turistas.
O complexo do Hot Parque Rio Quente Resorts, propicia aos seus usuários bares aquáticos, casa de sucos, sorveteria, restaurante, boutique, campo de futebol (grama), dois grandes conjuntos de toboágua, o sensacional "Giant Islid" um escorregador gigante, o Acqua River, o Acqua Race e o Lazy River a única corredeira de àgua quente do mundo.
Conforme o exposto nesta reportagem, voçê percebeu que "Caldas Novas é a maior Estância e Balneário Hipertermal do Mundo", que em conjunto com o município de Rio Quente, juntos formam a segunda maior região de turismo do Brasil.
Bora lá gente...!!!













Um comentário:

  1. Sensacional a cidade de Caldas Novas e também o município de Rio Quente com os seus mananciais de fontes de àguas termais em tôrno de 20ºC a 60ºC, bom para a saúde e o lazer...conta com inúmeros clubes, hotéis e Resorts propiciando a todos os turistas do Brasil e do mundo férias inesquecíveis...!

    ResponderExcluir