terça-feira, 29 de novembro de 2011

"ESPAÇO DA MÚSICA - NOVIDADES DO MUNDO DA MÚSICA"


JIMMI HENDRIX - O MAIOR GUITARRISTA DO MUNDO

Johnny Allen Hendrix ou simplesmente James Hendrix como foi conhecido no mundo da música nasceu em Seattle nos Estados Unidos em 27 de novembro de 1942 e faleceu em  Londres na Inglaterra no dia 18 de setembro de 1970, se estivesse vivo teria completado neste último dia 27 de novembro, 69 anos de idade.
Jimmi Hendrix é conhecido como a maior lenda da guitarra e do Rock N' Roll mundial.
No dia 23 próximo passado foi eleito pela crítica mundial como o "Melhor e Maior Guitarrista do Mundo",  divulgado pela revista "Rolling Stone", que ouviu a opinião de vários críticos e músicos do mundo da música. Um dos críticos comentou a escolha de Jimmi Hendrix como o melhor guitarrista dizendo:"extrapolou nossas ideias sôbre o que poderia ser o rock n' roll nos dias de hoje, êle manipulava a guitarra, a whammy bar, o estúdio e o palco". O músico Tom Morello diz: "que em tôda a discografia, Jimmi Hendrix sempre foi o diferente".
Na opinião da crítica especializada as músicas "Purple Haze", "The Star-Spangled Banner", "Little Wing" e "Hey Joe" são as principais gravações do músico.
As letras das músicas de Jimmi Hendrix  também sempre chamaram a atenção, assim como as frases polêmicas do guitarrista, que nos deixou em 1970.
Em sua biografia o destaque foi o "Festival de Woodstock e o Festival da ilha de Wight" quando fez história, e também por diversas "Homenagens Póstumas", entre as quais a sua entrada no "Hall da Fama do Rock and Roll dos EUA", em 1992, uma estrêla na "Calçada da Fama de Hollywood" no ano de 1994, a entrada no "Hall da Fama da Música do Reino Unido" no ano de 2005, e centenas de outras homenagens em todo o mundo.
Veja agora a relação dos dez maiores "Guitarristas do Mundo", eleitos pela crítica musical neste dia 23 de novembro:
"Jimmi Hendrix; Eric Clapton; Jimmy Page; Keith Richards; Jeff Beck; B.B. King; Chuck Berry; Eddie Van Halen; Duane Allman e Pete Townshend".
Na lista completa, com o ranking dos melhores  guitarristas do mundo, aparecem também os músicos Lenny Kravitz, Eddie Van Halen e Brian May.

sábado, 26 de novembro de 2011

"ESPAÇO DA MÚSICA - COMEMORAÇÃO"


ESPAÇO DA MÚSICA - GRATIDÃO...!

Hoje para nós do blog "ESPAÇO DA MÚSICA", é um dia muito especial, pois com o reconhecimento de todos os nossos amigos leitores aqui de Uberlândia, e de todos os Estados do nosso imenso Brasil e de diversos países das Américas -  do Sul - do Norte, Central, Europa, África, Ásia, etc., entenderam o nosso recado e nos prestigiaram e dedicaram um pouquinho do seu tempo, do seu lazer para estarem conferindo o teôr de nossas publicações sôbre o Mundo da Música, das Artes, da Cultura e também sôbre o turismo, focando principalmente o Turismo Ecológico mostrando as belezas e a exuberância dos nossos Parques Nacionais - o da Amazônia, o de Iguaçú, do Itatiaia, do Pantanal Matogrossense, da Chapada dos Guimarães, da Chapada Diamantina, do Museu Inhotim (museu ao ar livre), etc., alertando a humanidade sôbre o perigo da degradação do nosso Meio Ambiente, consequentemente do desaparecimento dêstes mananciais de vida do nosso ecossistema.
Ás vêzes comento com amigos, em tom de brincadeiras "Visite-os  antes que acabem"...mas os que precisamos é que tôda a humanidade se concietize e preserve êstes mananciais que ainda são abundantes aqui no Brasil e no mundo.
Em comemoração aos 15.000 acessos ao blog "ESPAÇO DA MÚSICA", começamos uma edição na coluna WEEKEND, uma homenagem aos locais mais conhecidos e destacados do nosso planeta - "AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA", e já foram publicados nestas duas primeiras edições o "Grand Canyon" nos Estados Unidos e as ruinas da cidade de "Petra" na Jordânia.
Agradecemos e convidamos a todos os nossos leitores que continuem nos prestigiando e também nos enviando comentários e sugestões através de um espaço para êste fim no próprio blog  "COMENTÁRIOS"

OBRIGADO!!!
 



quinta-feira, 24 de novembro de 2011

"WEEKEND - AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"

PETRA  - JORDÂNIA

A região onde se encontra Petra foi ocupada por volta do ano 1200 a.C  pela tribo dos Edomitas, recebendo o nome de Edom. A região sofreu numerosas incursões por parte das tribos israelitas, mas permaneceu sob domínio edomita até à anexação pelo Império Persa. Importante rota comercial entre a Península Arábica e Damasco (Síria) durante o século VI a.C, Edom foi colonizada pelos Nabateus (uma das tribos árabes), o que forçou os Edomitas a mudarem-se para o sul da Palestina.
O ano 312 a.C  é apontado como data do estabelecimento dos Nabateus no enclave de Petra e da nomeação desta como sua capital. Durante o período de influência helenística dos Selêucidas e dos Ptolomaicos, Petra e a região desenvolveram materialmente e culturalmente, graças ao aumento das trocas comerciais pela fundação de novas cidades: Rabbath Ammon (a moderna Amã) e Gerasa (atualmente Jerash).
Devido aos conflitos entre Selêucidas e Ptolomaicos, os Nabateus ganharam o controle das rotas de comércio entre a Arábia e a Síria. Sob domínio nabateu, Petra converteu-se no eixo do comércio de especiarias, servindo de ponto de encontro entre as caravanas provenientes de "Aqaba" e as de cidades de Damasco e Palmira.
O estilo arquitetonico dos Nabateus, de influência greco romana e oriental, revela a sua natureza ativa e cosmopolita. Este povo acreditava que Petra se encontrava sob a proteção do deus dhû Sharâ (Dusares, em grego).
Entre os anos 64 e 63 a.C, os territórios nabateus foram conquistados pelo general Pompeu e anexados ao Império Romano, na sua campanha para reconquistar as cidades tomadas pelos hebreus. Contudo, após a vitória, Roma concedeu relativa autonomia a Petra e aos Nabateus, sendo que as suas únicas obrigações eram o pagamento de impostos e a defesa das fronteiras das tribos do deserto.
No entanto, em 106 d.C, Trajano retirou lhes esta condição, e convertendo Petra e Nabateia novamente em províncias sob o controlo direto de Roma (Arábia Petrae). Adriano, seu sucessor, a rebatizou de "Hadriana Petrae" em homenagem a  si próprio. Em 380 d.C, o Cristianismo converteu-se na religião oficial do Império Romano, o que teve as suas repercussões na região de Petra. No ano de 395, Constantino fundou o Império Bizantino, com capital em Constantinopla (atual Istambul).
Petra continuou a prosperar sob o seu domínio até o ano em que um terremoto destruiu quase metade da cidade. Contudo a cidade não morreu: após este acontecimento muitos dos edifícios "antigos" foram derrubados e reutilizados para a construção de novos, em particular igrejas e edifícios públicos.
No ano de 551, um segundo terremoto (mais grave que o anterior) destruiu a cidade quase por completo. Petra não conseguiu se recuperar desta catástrofe, pois a mudança nas rotas comerciais diminuíram o interesse neste enclave.
As ruínas de Petra foram objeto de curiosidade a partir da Idade Média, atraíndo visitantes como o sultão Baybars do Egito, no princípio do século XIII. O primeiro europeu a descobrir as ruínas de Petra foi Johann Ludwig Burckhardt no ano 1812, tendo o primeiro estudo arqueológico científico sido empreendido por Ernst Brünnow e Alfred von Domaszewsi, publicado na sua obra Die Provincia Arabia em 1904. O nome Petra vem do grego e significa rocha . Pois quando os primeiros nativos chegaram lá, viram muitas pedras e rochas e, então surgiu a ideia de colocar o nome Petra e traduzido basicamente como  "A Cidade das Rochas".
Em 6 de Dezembro de 1985, Petra foi reconhecida como "Património Histórico da Humanidade" pela UNESCO.
Em 2004, o governo jordaniano estabeleceu um contrato com uma empresa inglesa para construir uma auto estrada de Amã a Petra que levasse a Petra tanto estudiosos como turistas.
Em 7 de Julho de 2007 foi eleita em Lisboa, no Estádio da Luz uma das novas "Sete Maravilhas do Mundo". 
Eis aqui uma boa dica para voçe que está viajando para estas regiões, não deixe de conhecer as ruinas de PETRA...realmente uma das "MARAVILHAS DO PLANETA TERRA".









sexta-feira, 18 de novembro de 2011

"WEEKEND - AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"



GRAND CANYON - E U A



O Grand Canyon situa-se ao norte do estado do Arizona, no oeste americano.
O Grand Canyon é uma imensa falha no terreno, medindo quatrocentos e quarenta quilômetros de comprimento, quase dois quilômetros de profundidade, e largura variando de 200 metros a 27 quilômetros e é considerado como uma das sete maravilhas da  natureza. Além do vento, chuva e erosão, outro grande responsável por esta maravilha foi o rio Colorado, que ao longo dos séculos abriu caminho a força por entre aquelas rochas, moldando a pedra e criando um fantástico zig zag de corredeiras de água entre os paredões verticais de pura rocha. 
Na verdade o trabalho do rio continua, de forma quase imperceptível, e se tivéssemos olhos mais atentos, poderíamos perceber que alguma coisa está sempre mudando.
A primeira impressão que o Grand Canyon costuma causar é de espanto, devido à grandiosidade do lugar e à sensação de sem fim, tanto em distância como em profundidade. A seguir percebemos as formas estranhas, os diferentes matizes de cores, a perspectiva que se perde ao longe, entre picos, rochedos, encostas,  e ficamos meio embasbacados com as maravilhas que a natureza pode fazer quando o homem não se mete a atrapalhar seu curso natural. A rocha mais antiga do conjunto tem idade estimada em 1,7 bilhões de anos, e a mais nova 250 milhões de anos.       A passarela de vidro e aço tem o formato da letra U (Grand Canyon Skywalk) foi inaugurada em 2007 após muitas polêmicas e sua idéia é fornecer aos visitantes a sensação de estar andando no espaço, sobre o Grand Canyon. A plataforma está encravada na rocha, a mais de mil metros de altura do fundo do canyon e de fato fornece um visual incrível, apesar de destoar completamente do cenário natural em volta.

O Grand Canyon tem dois acessos, conforme o lado em que você se aproxima dele: South Rim (lado sul do canyon) e North Rim (lado norte). Como tem acesso mais fácil e próximo de rodovias importantes, o South Rim é muito mais visitado que o lado norte, concentrando as melhores opções de infraestrutura, restaurantes, hotéis etc, enquanto o lado norte é freqüentado principalmente por quem vem daquela parte do país, ou procura isolamento e distância dos barulhentos turistas. Para passar de um ao outro lado é preciso dar a volta em todo o Grand Canyon, e já que não há estradas através do desfiladeiro, este contorno corresponde a uma jornada de centenas de quilômetros.
Para a maioria dos visitantes, um dia completo no lugar é suficiente para uma visita básica, mas se você quer explorar mais o Grand Canyon vale a pena pensar em  ficar dois ou três dias.

Existem também passeios alternativos, como vôos em pequenos aviões e helicópteros, excursões de ônibus (que não vão até o fundo do canyon, claro) e ainda os famosos passeios de barco pelas correntezas do rio Colorado, que corta o fundo do canyon. Todos estes roteiros podem ser acertados na administração do parque.
Um dos passeios mais bonitos oferecidos no local é o Overnight Ride que consiste na descida em mulas até um rancho (Phantom Ranch), situado próximo ao rio Colorado, onde os visitantes passam a noite.  Roteiros a pé acompanhados de Rangers (os guardas turísticos do parque) são oferecidos diversas vezes por dia e são especialmente indicados para quem deseja conhecer um pouco mais da história, aspectos da natureza e geologia do terreno. Todos os passeios são narrados somente em inglês. 
Outro roteiro muito legal é o passeio de trem ligando a cidade de Williams até a entrada do parque. Se você for se hospedar nesta cidade, vale a pena embarcar no Grand Canyon Railway, e a diversão já irá começar mesmo antes de chegar ao canyon.
Outras alternativas de hospedagem estão nas cidades mais próximas do canyon, como na pequenina Valley (30 km ao sul), Williams (97 km ao sul) ou na agradável Flagstaff (129 km ao sul). Caso se hospede nestas cidades o ideal é sair de seu hotel bem cedo, para aproveitar todo o dia visitando o canyon. Na localidade de Tusayan, pouco antes da entrada do parque há também campings e toda uma ótima infraestrutura, com super mercados, correios, farmácias etc.
Portanto, como os lugares no lombo das mulas são poucos, se você pretende mesmo ir até o fundo do Grand Canyon esteja preparado para caminhar. E aconselha-se estar em boa forma física e levar muita água. Não é aconselhável ir e voltar até o fundo no mesmo dia, pois são muitos quilômetros de trilha inclinada, e a caminhada é estafante. É preferível acampar, passar a noite lá, e começar a caminhada de volta no dia seguinte. 
É isto aí...quem estiver de viagem marcada para as terras do Tio Sam, não deixem de visitar uma das "MARAVILHAS DO PLANETA TERRA" - o "Grand Canyon".















sábado, 12 de novembro de 2011

"ESPAÇO DA MÚSICA - GRAMMY LATINO 2011

GRAMMY LATINO 2011


VENCEDORES DO GRAMMY LATINO 2011


A cerimônia de premiação da versão da 12ª edição do evento Grammy Latino - ano de 2011 que premia anualmente as melhores produções da música latina, foram realizadas dia 10 de novembro em Las Vegas - Estados Unidos, no luxuosíssimo Mandalay Bay.
Dentre os brasileiros premiados estão Caetano Veloso, Jota Quest, Exaltasamba e outros.
Os grandes vencedores desta edição, destaque internacional do Grammy Latino de 2011 foi para a dupla porto-riquenha "Calle 13" (René Resident Pérez e Eduardo Visitante Cabra)  que conquistaram nove dos dez prêmios aos quais concorreram. Foram agraciados com os fonógrafos dourados de "Melhor Àlbum do Ano, Melhor Àlbum Urbano, Melhor Canção, Gravação, Canção Alternativa, Videoclipe, Canção Urbana, Canção Tropical e Melhor Produtor do Ano".
A cantora Shakira que no dia 9 de novembro recebeu o "Prêmio Personalidade do Ano", pela "Academia Latina de Gravação", também foi agraciada com o Grammy de "Melhor Àlbum Pop Feminino".
Confiram a relação completa de todos os premiados brasileiros do "Grammy Latino 2011".

Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro: Quinze, de Jota Quest.
Melhor Álbum de Rock Brasileiro: Zii e Zie – Ao Vivo, de Caetano Veloso.
Melhor Álbum de Samba/Pagode: Exaltasamba 25 anos – Ao Vivo, de Exaltasamba.
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira: Ária, de Djavan.
Melhor Canção Brasileira: De Repente, de Nando Reis e Samuel Rosa.
Melhor Álbum de Música Sertaneja: João Bosco & Vinícius.
Melhor Álbum Infantil Latino: Música de Brinquedo, de Pato Fu.
Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa): Extraordinário Amor de Deus, de Aline Barros.
Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras – Regional Nativa: Sinfonia & Batuques, de Naná Vasconcelos.
Para os fans brasileiros houve algumas decepções em relação aos agraciados do Grammy Latino 2011 , pois eram considerados como certa a premiação de "Ivete Sangalo" com o "Melhor Àlbum do Ano" e a mineiríssima "Paula Fernandes" com o "Melhor Àlbum de Música Sertaneja".
O blog "Espaço da Música" parabeniza os organizadores de tão grandioso evento e a todos os artistas particicipantes vencedores da 12ª edição do "Grammy Latino 2011"!!!

 
 









quarta-feira, 9 de novembro de 2011

"ESPAÇO DA MÚSICA - NOVIDADES DO MUNDO DA MÚSICA"

LUCIANO PAVAROTTI

OBJETOS PESSOAIS DO TENOR ITALIANO  SERÃO LEILOADAS

Segundo o jornal francês Le Figaro, conforme desejo da segunda esposa do tenor italiano Luciano Pavarotti, a senhora Nicoletta Mantovani, realizará um leilão em Paris no próximo dia 06 de dezembro, quadros e objetos pessoais do cantor.
O leilão a ser realizado em Nova Iorque ainda está  sem data definida.
Antes de serem vendidos os 250 objetos do cantor, entre os quais roupas de cenas, e também o inseparável chapeu panamá, serão expostos na Ópera de Paris, no Coven Garden de Londres e no Met de Nova Iorque.
A senhora Nicoletta Mantovani espera arrecadar nêstes leilões a importância de € 1,5 milhões a € 2,0 milhões, aproximadamente R$4,8 milhões de reais, importância que será doada a "Fundação Luciano Pavarotti" de auxílio a jovens cantores líricos.
Entre as peças mais importantes do lote a serem leiloadas, há uma aquarela do pintor Marc Chagal, um desenho de Giorgio de Chirico mais conhecido como Népoli, e o carro azul e branco que aparece no clipe do àlbum "Ti Adoro" lançado no ano de 2003.
A comissão organizadora dêste leilões estão muito otimistas quanto aos resultados dos mesmos, pois acreditam que esta seria a vontade não só da senhora Nicoletta Mantovani, mas também de Luciano Pavarotti!


terça-feira, 1 de novembro de 2011

"ESPAÇO DA MÚSICA - AMY WINEHOUSE - VALERIE

"ESPAÇO DA MÚSICA - NOVIDADES DO MUNDO DA MÚSICA"

AMY WINEHOUSE

Os fãs de "Amy Winehouse" já podem começar a comemorar! "Amy Winehouse Lioness: Hidden Treasures", (Tesouros Escondidos),àlbum cuja suposta capa se vê ao lado. O disco póstumo da diva, com 12 músicas inéditas gravadas em várias épocas diferentes, será lançado no dia 5 de dezembro de 2011.
Os responsáveis pela montagem do álbum são os produtores Salaam Remi e Mark Ronson, que trabalharam com "Amy Winehouse" nos seus dois primeiros álbuns "Frank" e "Back To Black". Tem composições inéditas usando faixas que a cantora ainda não haviam sido finalizadas antes de sua morte em julho dêste ano, e outras versões dos seus hits e alguns dos seus covers.
"Tem sido difícil, mas também maravilhoso", comentou Salaam Remi, em entrevista ao jornal The Sun.
“Amy Winehouse" era muito talentosa. E acredito que o que ela deixou vai além do tempo. Seu trabalho com certeza ainda vai inspirar novas gerações. Me sinto abençoado de fazer parte deste processo, de tê-la conhecido e de continuar o seu legado com este álbum", disse.
O àlbum "Amy Winehouse Lioness:Hidden Treasures", traz uma série de músicas nunca antes lançadas, entre elas a nossa "Garota de Ipanema" (The Girl From Ipanema), "Halftime", músicas que foram registradas durante as sessões das gravações do àlbum "Franck".
O disco conta com 12 canções, incluindo covers de “Will You Still Love Me Tomorrow”, do The Shirelles, “A Song For You”, de Donny Hathaway, e “Our Day Will Come”, do Ruby & The Romantics – além de versões alternativas de alguns dos trabalhos anteriormente lançados por ela, como uma versão demo de “Wake Up Alone” e versões mais lentas de “Tears Dry On Their Own” e “Valerie”.
Além disso, o álbum terá também "Body and Soul", o dueto de "Amy Winehouse" com "Tony Bennett", e versões demos de alguns dos seus hits de "Back To Black". 
"Passei tanto tempo correndo atrás de Amy, que nunca percebi o verdadeiro gênio que ela era", comentou seu pai Mitch ao jornal The Sun. "Até sentar com minha família e ouvir este disco. Do jazz ao hip hop tirou meu fôlego. Uma das novas músicas do disco, "Halftime", que eu nunca tinha ouvido antes é incrivelmente linda", continuou. "Se este disco não fosse à altura dos outros, "Frank" e "Back To Black", nós nunca teríamos concordado em lançá-lo", completou o pai da cantora. "Acreditamos que realmente vai ser uma homenagem ao seu legado musical", disse Mitch.
Uma libra (1£) de cada disco vendido será doada para a "Fundação Amy Winehouse", criada por seu pai Mitch, que está ajudando crianças carentes. O àlbum "Amy Winehouse Lioness: Hidden Treasures" não inclui nenhuma das músicas do seu terceiro álbum de estúdio que não chegou a ser finalizado.
Nós, os seus fans, estamos ansiosos aguardando o dia 5 de dezembro para realmente termos em nossas mãos os "Tesouros Escondidos", da inesquecível "Amy Winehouse".
PAZ...!!!