sexta-feira, 18 de novembro de 2011

"WEEKEND - AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"



GRAND CANYON - E U A



O Grand Canyon situa-se ao norte do estado do Arizona, no oeste americano.
O Grand Canyon é uma imensa falha no terreno, medindo quatrocentos e quarenta quilômetros de comprimento, quase dois quilômetros de profundidade, e largura variando de 200 metros a 27 quilômetros e é considerado como uma das sete maravilhas da  natureza. Além do vento, chuva e erosão, outro grande responsável por esta maravilha foi o rio Colorado, que ao longo dos séculos abriu caminho a força por entre aquelas rochas, moldando a pedra e criando um fantástico zig zag de corredeiras de água entre os paredões verticais de pura rocha. 
Na verdade o trabalho do rio continua, de forma quase imperceptível, e se tivéssemos olhos mais atentos, poderíamos perceber que alguma coisa está sempre mudando.
A primeira impressão que o Grand Canyon costuma causar é de espanto, devido à grandiosidade do lugar e à sensação de sem fim, tanto em distância como em profundidade. A seguir percebemos as formas estranhas, os diferentes matizes de cores, a perspectiva que se perde ao longe, entre picos, rochedos, encostas,  e ficamos meio embasbacados com as maravilhas que a natureza pode fazer quando o homem não se mete a atrapalhar seu curso natural. A rocha mais antiga do conjunto tem idade estimada em 1,7 bilhões de anos, e a mais nova 250 milhões de anos.       A passarela de vidro e aço tem o formato da letra U (Grand Canyon Skywalk) foi inaugurada em 2007 após muitas polêmicas e sua idéia é fornecer aos visitantes a sensação de estar andando no espaço, sobre o Grand Canyon. A plataforma está encravada na rocha, a mais de mil metros de altura do fundo do canyon e de fato fornece um visual incrível, apesar de destoar completamente do cenário natural em volta.

O Grand Canyon tem dois acessos, conforme o lado em que você se aproxima dele: South Rim (lado sul do canyon) e North Rim (lado norte). Como tem acesso mais fácil e próximo de rodovias importantes, o South Rim é muito mais visitado que o lado norte, concentrando as melhores opções de infraestrutura, restaurantes, hotéis etc, enquanto o lado norte é freqüentado principalmente por quem vem daquela parte do país, ou procura isolamento e distância dos barulhentos turistas. Para passar de um ao outro lado é preciso dar a volta em todo o Grand Canyon, e já que não há estradas através do desfiladeiro, este contorno corresponde a uma jornada de centenas de quilômetros.
Para a maioria dos visitantes, um dia completo no lugar é suficiente para uma visita básica, mas se você quer explorar mais o Grand Canyon vale a pena pensar em  ficar dois ou três dias.

Existem também passeios alternativos, como vôos em pequenos aviões e helicópteros, excursões de ônibus (que não vão até o fundo do canyon, claro) e ainda os famosos passeios de barco pelas correntezas do rio Colorado, que corta o fundo do canyon. Todos estes roteiros podem ser acertados na administração do parque.
Um dos passeios mais bonitos oferecidos no local é o Overnight Ride que consiste na descida em mulas até um rancho (Phantom Ranch), situado próximo ao rio Colorado, onde os visitantes passam a noite.  Roteiros a pé acompanhados de Rangers (os guardas turísticos do parque) são oferecidos diversas vezes por dia e são especialmente indicados para quem deseja conhecer um pouco mais da história, aspectos da natureza e geologia do terreno. Todos os passeios são narrados somente em inglês. 
Outro roteiro muito legal é o passeio de trem ligando a cidade de Williams até a entrada do parque. Se você for se hospedar nesta cidade, vale a pena embarcar no Grand Canyon Railway, e a diversão já irá começar mesmo antes de chegar ao canyon.
Outras alternativas de hospedagem estão nas cidades mais próximas do canyon, como na pequenina Valley (30 km ao sul), Williams (97 km ao sul) ou na agradável Flagstaff (129 km ao sul). Caso se hospede nestas cidades o ideal é sair de seu hotel bem cedo, para aproveitar todo o dia visitando o canyon. Na localidade de Tusayan, pouco antes da entrada do parque há também campings e toda uma ótima infraestrutura, com super mercados, correios, farmácias etc.
Portanto, como os lugares no lombo das mulas são poucos, se você pretende mesmo ir até o fundo do Grand Canyon esteja preparado para caminhar. E aconselha-se estar em boa forma física e levar muita água. Não é aconselhável ir e voltar até o fundo no mesmo dia, pois são muitos quilômetros de trilha inclinada, e a caminhada é estafante. É preferível acampar, passar a noite lá, e começar a caminhada de volta no dia seguinte. 
É isto aí...quem estiver de viagem marcada para as terras do Tio Sam, não deixem de visitar uma das "MARAVILHAS DO PLANETA TERRA" - o "Grand Canyon".















3 comentários:

  1. Sensacional o Parque Nacional Grand Canyon, alí o homem se sente pequenino...tamanha a gradiosidade da Natureza, beleza indescritível aos nossos olhos, magestoso o trabalho da Natureza, bilhões de anos esculpindo a rocha...!!!

    ResponderExcluir
  2. Muy buen artículo el del Gran Cañon. Es una belleza natural grandiosa. Después de haber leido el reportage informativo dan ganas de ir a hacer unas excursiones. Lástima que esté en otro continente. Felicitaciones por el trabajo. Un abrazo para vos querido amigo.

    ResponderExcluir
  3. Prabéns pelo Blog!
    Convido você a me visitar:
    http://ninakruel.blogspot.com/

    Abraços da amiga Marina

    ResponderExcluir