terça-feira, 29 de novembro de 2011

"ESPAÇO DA MÚSICA - NOVIDADES DO MUNDO DA MÚSICA"


JIMMI HENDRIX - O MAIOR GUITARRISTA DO MUNDO

Johnny Allen Hendrix ou simplesmente James Hendrix como foi conhecido no mundo da música nasceu em Seattle nos Estados Unidos em 27 de novembro de 1942 e faleceu em  Londres na Inglaterra no dia 18 de setembro de 1970, se estivesse vivo teria completado neste último dia 27 de novembro, 69 anos de idade.
Jimmi Hendrix é conhecido como a maior lenda da guitarra e do Rock N' Roll mundial.
No dia 23 próximo passado foi eleito pela crítica mundial como o "Melhor e Maior Guitarrista do Mundo",  divulgado pela revista "Rolling Stone", que ouviu a opinião de vários críticos e músicos do mundo da música. Um dos críticos comentou a escolha de Jimmi Hendrix como o melhor guitarrista dizendo:"extrapolou nossas ideias sôbre o que poderia ser o rock n' roll nos dias de hoje, êle manipulava a guitarra, a whammy bar, o estúdio e o palco". O músico Tom Morello diz: "que em tôda a discografia, Jimmi Hendrix sempre foi o diferente".
Na opinião da crítica especializada as músicas "Purple Haze", "The Star-Spangled Banner", "Little Wing" e "Hey Joe" são as principais gravações do músico.
As letras das músicas de Jimmi Hendrix  também sempre chamaram a atenção, assim como as frases polêmicas do guitarrista, que nos deixou em 1970.
Em sua biografia o destaque foi o "Festival de Woodstock e o Festival da ilha de Wight" quando fez história, e também por diversas "Homenagens Póstumas", entre as quais a sua entrada no "Hall da Fama do Rock and Roll dos EUA", em 1992, uma estrêla na "Calçada da Fama de Hollywood" no ano de 1994, a entrada no "Hall da Fama da Música do Reino Unido" no ano de 2005, e centenas de outras homenagens em todo o mundo.
Veja agora a relação dos dez maiores "Guitarristas do Mundo", eleitos pela crítica musical neste dia 23 de novembro:
"Jimmi Hendrix; Eric Clapton; Jimmy Page; Keith Richards; Jeff Beck; B.B. King; Chuck Berry; Eddie Van Halen; Duane Allman e Pete Townshend".
Na lista completa, com o ranking dos melhores  guitarristas do mundo, aparecem também os músicos Lenny Kravitz, Eddie Van Halen e Brian May.

Um comentário:

  1. Como já era esperado Jimmi Hendrix sempre foi considerado como o "Melhor e Maior Guitarrista do Mundo", agora oficialmente por um juri de críticos e músicos no dia 23 de novembro, promovido pela revista Rolling Stone em vários países.
    Jimmi Hendrix quando vivo sempre foi atração nos Festivais que participou, pois era um exímio guitarrista com ênfase nas notas agudas!

    ResponderExcluir