quinta-feira, 24 de novembro de 2011

"WEEKEND - AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA"

PETRA  - JORDÂNIA

A região onde se encontra Petra foi ocupada por volta do ano 1200 a.C  pela tribo dos Edomitas, recebendo o nome de Edom. A região sofreu numerosas incursões por parte das tribos israelitas, mas permaneceu sob domínio edomita até à anexação pelo Império Persa. Importante rota comercial entre a Península Arábica e Damasco (Síria) durante o século VI a.C, Edom foi colonizada pelos Nabateus (uma das tribos árabes), o que forçou os Edomitas a mudarem-se para o sul da Palestina.
O ano 312 a.C  é apontado como data do estabelecimento dos Nabateus no enclave de Petra e da nomeação desta como sua capital. Durante o período de influência helenística dos Selêucidas e dos Ptolomaicos, Petra e a região desenvolveram materialmente e culturalmente, graças ao aumento das trocas comerciais pela fundação de novas cidades: Rabbath Ammon (a moderna Amã) e Gerasa (atualmente Jerash).
Devido aos conflitos entre Selêucidas e Ptolomaicos, os Nabateus ganharam o controle das rotas de comércio entre a Arábia e a Síria. Sob domínio nabateu, Petra converteu-se no eixo do comércio de especiarias, servindo de ponto de encontro entre as caravanas provenientes de "Aqaba" e as de cidades de Damasco e Palmira.
O estilo arquitetonico dos Nabateus, de influência greco romana e oriental, revela a sua natureza ativa e cosmopolita. Este povo acreditava que Petra se encontrava sob a proteção do deus dhû Sharâ (Dusares, em grego).
Entre os anos 64 e 63 a.C, os territórios nabateus foram conquistados pelo general Pompeu e anexados ao Império Romano, na sua campanha para reconquistar as cidades tomadas pelos hebreus. Contudo, após a vitória, Roma concedeu relativa autonomia a Petra e aos Nabateus, sendo que as suas únicas obrigações eram o pagamento de impostos e a defesa das fronteiras das tribos do deserto.
No entanto, em 106 d.C, Trajano retirou lhes esta condição, e convertendo Petra e Nabateia novamente em províncias sob o controlo direto de Roma (Arábia Petrae). Adriano, seu sucessor, a rebatizou de "Hadriana Petrae" em homenagem a  si próprio. Em 380 d.C, o Cristianismo converteu-se na religião oficial do Império Romano, o que teve as suas repercussões na região de Petra. No ano de 395, Constantino fundou o Império Bizantino, com capital em Constantinopla (atual Istambul).
Petra continuou a prosperar sob o seu domínio até o ano em que um terremoto destruiu quase metade da cidade. Contudo a cidade não morreu: após este acontecimento muitos dos edifícios "antigos" foram derrubados e reutilizados para a construção de novos, em particular igrejas e edifícios públicos.
No ano de 551, um segundo terremoto (mais grave que o anterior) destruiu a cidade quase por completo. Petra não conseguiu se recuperar desta catástrofe, pois a mudança nas rotas comerciais diminuíram o interesse neste enclave.
As ruínas de Petra foram objeto de curiosidade a partir da Idade Média, atraíndo visitantes como o sultão Baybars do Egito, no princípio do século XIII. O primeiro europeu a descobrir as ruínas de Petra foi Johann Ludwig Burckhardt no ano 1812, tendo o primeiro estudo arqueológico científico sido empreendido por Ernst Brünnow e Alfred von Domaszewsi, publicado na sua obra Die Provincia Arabia em 1904. O nome Petra vem do grego e significa rocha . Pois quando os primeiros nativos chegaram lá, viram muitas pedras e rochas e, então surgiu a ideia de colocar o nome Petra e traduzido basicamente como  "A Cidade das Rochas".
Em 6 de Dezembro de 1985, Petra foi reconhecida como "Património Histórico da Humanidade" pela UNESCO.
Em 2004, o governo jordaniano estabeleceu um contrato com uma empresa inglesa para construir uma auto estrada de Amã a Petra que levasse a Petra tanto estudiosos como turistas.
Em 7 de Julho de 2007 foi eleita em Lisboa, no Estádio da Luz uma das novas "Sete Maravilhas do Mundo". 
Eis aqui uma boa dica para voçe que está viajando para estas regiões, não deixe de conhecer as ruinas de PETRA...realmente uma das "MARAVILHAS DO PLANETA TERRA".









2 comentários:

  1. Fantástica as ruinas da cidade de Petra na Jordânia, e que no ano de 1985 foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade e no ano de 2007 também foi considerada como uma das "Sete Maravilhas do Mundo", portanto não deixem de conhecer esta beleza que é... "AS MARAVILHAS DO PLANETA TERRA".

    ResponderExcluir
  2. Fantástica mesmo! Muito boa a matéria!

    ResponderExcluir