segunda-feira, 8 de agosto de 2011

"CURIOSIDADES DO MUNDO DA MÚSICA"

O ENCANTO DA MÚSICA

Pra começar é dificil dizer quando e como começou a música. Muitos acreditam que surgiu com a Criação do Universo, sendo uma coisa Divina, outros acham que começou com os sons produzidos pelos primeiros seres vivos do universo a bilhões de anos. Ela então seria apenas decodificada pelo homem, ganhando diversos instrumentos para transmitir seus sons. 
A história da música é muito antiga. Descobertas arqueológicas mostram que séculos antes da nossa Era Comun, tribos africanas tocavam tambores, buzinas e sinos. Os antigos chineses tocavam um tipo de gaita e flauta de Pan. Os povos do Egito, da India, de Israel e da Mesopotâmia tocavam harpas. Talvez uma das referências históricas mais específicas à música seja encontrada na Bíblia, no livro de Gênesis, que segundo ela um homen chamado Jubal foi o criador e manejador da harpa e do pífaro.
Voçê consegue imaginar como seria o mundo sem música? Sem as suaves canções de ninar. Sem as românticas serenatas de amor. Sem as animadas músicas populares. Sem as emocionantes sinfonias. Sem os motivadores cânticos de louvor? Para a maioria das pessoas, um mundo assim seria monótono e sem graça. 
A música mexe praticamente com todos os sentimentos humanos. Ela pode acalmar, empolgar, alegrar e inspirar, Também é capaz de nos deixar eufóricos ou nos fazer chorar. Não há dúvida de que ela toca o coração. Mas por que a música tem tanto poder? A resposta é simples: ela é um belo presente de Deus, e , como qualquer presente de Deus, ela deve ser valorizada, deve ser sadia e estar disponível à pessoas de todas as idades.
Hoje em dia, porém, milhões de pessoas tem acesso à musica com um simples toque de botão ou clique de mouse. Todo tipo de música pode ser gravada ou baixada via Internet e tocada em aparelhos que cabem nos nossos bolsos, facilitando assim o acesso a nossa música...Divina música...
Numa pesquisa realizada no ano de 2009 num país aqui do ocidente, foi constatado que crianças e jovens dos oito aos dezoitos anos ficam mais de duas horas por dia ouvindo músicas ou outras gravações de áudio.
Essa tendência, é comum em quase todo o mundo, ajuda a explicar por que a música e todo o tipo de tecnologia a ela relacionada se tornaram importantes produtos comerciais. Ninguém pode negar que a música é uma indústria bem lucrativa. Mas o que faz uma música virar sucesso?
A indústria da música é muito dinâmica, instável e extramamente competitiva. Os gostos musicais mudam, as pessoas cansam das músicas que estão fazendo sucesso, e as novas tendências e tecnologias tomam o lugar das antigas. Os empresários e especialistas do mundo da mídia social estão sempre procurando uma nova tendência, um novo som, mas transformar esse som numa música de sucesso não é nada fácil.
Quem decide se uma música será um sucesso ou não? Básicamente é o ouvinte, o fan que leva o seu ídolo a estar fazendo sucesso. A maioria dos artistas mantem um site com fotos, videos, blog pessoal, programação dos shows e links para estarem compartilhando com os fans. Um outro fator importantíssimo é o trabalho de marketing nas divulgações das melodias do àlbum, com produções de videoclipes, e com apresentações ao vivo de shows com os artistas em turnês pelas regiões e estados.
Muitos jovens sonham em se tornarem astros da música...mas a trajetória dêste sonho à realidade, até ao contrato com uma gravadora costuma ser longa e penosa, mas como dizem por aí "o sol nasceu pra todos", então é trabalhar, divulgar  e confiar no seu talento...!!!












Um comentário:

  1. É isto aí... a música...Divina música encanta, sempre encantou e encantará o ser humano, pois conforme nos relata a história, sempre a música estêve presente na vida dos povos, vamos pois todos estarmos usufruindo dela!!!

    ResponderExcluir