quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"EFEMÉRIDES DO MUNDO DA MÚSICA NO SÉCULO XXI"

DOMINGUINHOS

José Domingos de Morais, ou simplesmente "Dominguinhos", é instrumentista, cantor e compositor brasileiro. Nascido em Garanhuns, Pernambuco em  12 de fevereiro de 1941.
Dominguinhos é filho do mestre Chicão, um famoso tocador e afinador de foles(sanfonas) de oito baixos.
Aos seis anos de idade começou a tocar sanfona com mais dois irmãos, com os quais formaram o trio de sanfoneiros denominado por "Os Três Pinguins", apresentando nas feiras livres e nas portas de hoteis do sertão pernambucano.
Em 1950, conheceu o famoso "Luiz Gonzaga", que achou que o menino sanfoneiro tinha futuro  e lhe deu o seu enderêço no Rio de Janeiro.
Alguns anos mais tarde, quando mudou-se para o Rio de Janeiro com o pai e o irmão mais velho, Dominguinhos foi a procura de Luiz Gonzaga, que lhe ofereceu o apadrinhamento musical e também lhe presenteou com uma sanfona e o apresentou a um estúdio musical. O nome artístico também foi uma sugestão do Rei do Baião.
Em 30 de janeiro de 1958, Dominguinhos gravou pela primeira vez, uma música de autoria de Luiz Gonzaga por nome de "Forró no Escuro". A partir dêste momento, começa a carreira artística do carismático sanfoneiro Dominguinhos, passando a participar dos shows e gravações dos discos com o "Velho Lua", como também era conhecido Luiz Gonzaga.
Nas décadas de 50 e 60, Dominguinhos ganhou experiência artística tocando boleros e samba canções nos cassinos, gafieiras, dancings, churrascarias, boates e na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.
Em 1967, Dominguinhos fêz parte de uma excursão de Luiz Gonzaga ao Nordeste, acumulando as funções de sanfoneiro e motorista. Nesta excursão veio a conhecer Anastácia, cantora pernambucana que veio também a ser sua esposa.
Algum tempo depois foi convidado por Guilherme Araújo a participar dos shows, turnês e gravações de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Gosta, Maria Bethania.
Discípulo de Luiz Gonzaga, chegou a ser conhecido como herdeiro musical do "Rei do Baião", mas Dominguinhos criou o seu próprio estilo, criando com a sua sanfona sotaques novos e diferentes, não abandonando o baião de seu padrinho, mas que não deixou de brincar em outras praias da música brasileira.
Com seu estilo próprio, o músico e artista Dominguinhos é considerado um dos principais responsáveis pela música nordestina.
Ao longo de sua carreira, Dominguinhos gravou mais de trinta discos, entre LP's e CD's, como "Tudo Azul e Festa do Sertao" no ano de 1973, "Quem Me Levará Sou Eu" no ano de 1978, e tantos outros com parceria com Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Toquinho e muitos outro artistas.
Vencedor de vários prêmios, o Grammy Latino em 2002 com o CD "Chegando de Mansinho".
O Prêmio Tim de Música Brasileira  em 2006 como Melhor Cantor Regional  com o CD "Conterrâneos 2006".
Em 2008 foi o grande Homenageado do Prêmio Tim de Música Brasileira.
Em 2010, foi o grande vencedor do Prêmio Shell de Música.
Atualmente está trabalhando na divulgação do "DVD - ILUMINADO", lançado no final do ano passado, com participações de Elba Ramalho, Gilberto Gil, Wagner Tiso, Yamandu Costa, Waldonys e Gilson Perazzeta.
Conforme informações do próprio Dominguinhos, êle diz que já tem um novo disco pronto, gravado ao vivo, mas que provavelmente por causa de problemas de saúde, pois teve um princípio de infarte em janeiro, só será lançado no primeiro semestre do próximo ano, em 2012.

































Um comentário:

  1. O show com Dominguinhos é excelente, o músico é versátil, muito carismático e envolvente!

    ResponderExcluir