quinta-feira, 25 de agosto de 2011

'WEKEEND"

MALBA - MUSEU DE ARTE LATINO AMERICANO DE BUENOS AIRES

 FUNDACION CONSTANTINI 

 O Malba - Fundacion Constantini foi fundado em setembro de 2001, abrigando no seu interior as obras de seu fundador Eduardo F. Constantini.

Localizado no bairro de Palermo, em Buenos Aires com os objetivos de colecionar, preservar, estudar e difundir a Arte Latino Americana do princípio do século vinte até as manifestações atuais no presente século.
Projetado no ano de 1998 pela Fundação Eduardo F. Constantini, sendo adquirido um terreno na Av. Figueroa Alcorta, e feito logo em seguida uma licitação internacional  para a construção, recebendo cerca de quatrocentos e cincoenta propostas, de quarenta e cinco países, sendo selecionados através de um júri Internacional de arquitetos, três jovens arquitetos argentinos, Gaston Alteman, Martin Fourcade e Alfredo Tapia,  para a construção do museu. O Malba é uma instituição privada sem fins lucrativos que conserva e exibe como patrimônio fundacional a Coleção Constantini, um conjunto com mais de quinhentas obras dos principais artistas latino-americanos - da modernidade até a época contemporânea.


O Malba tem como proposta apoiar a promoção, a circulação e o estudo da arte latino-americana no cenário regional e mundial,  contribuir para a divulgação das produções culturais da América Latina; atender às nescessidades educativas da comunidade e gerar um espaço de encontro entre especialistas; promover o intercâmbio artístico e profissional com instituições nacionais, regionais e internacionais; dar apoio e impulsionar programas inovadores centrados nas artes visuais e culturas latino-americanas.
Conforme palavras de seu fundador Eduardo F. Constantini  "A existência do Malba tem significados profundos para mim. É principalmente o lar das mais de duzentas obras latino-americanas que estavam espalhados ao redor de todo o mundo, e que a partir do Malba, hoje se encontram no mesmo espaço em uma unidade mais forte, em Buenos Aires. Não medi esforços e nem sacrifícios concentrando todas as minhas energias para a execução dêste projeto, ideal de solidariedade e de sociedade harmoniosa, lutei pelas artes e identidades americanas".
Nas obras desta coleçao há peças de nossa história latino-americana: há sofrimento e alegria, como Frida Kahlo, sem religião e de boa gestão, como Joaquim Torres Garcia, há o desejo de nossa própria identidade, assim como o Abaporu de Tarsila Amaral, não há ideologia e sensibilidade social, tais como Antonio Berni ou David Alfaros Siqueira.
Finalmente acredito que esta "casa" dever ser a casa de tudo que é um espaço cultural, deve ser pública, aberta e participativa. O principal protagonista do Malba é o público. E o museu vai ser a ponte entre o público e  artistas, críticos, colecionadores e todos os que compõem o universo das artes.
Estou certo que com os esforços de todos, êste projeto que nasceu a algumas décadas viverá no tempo para o bem da comunidade e da arte latino-americana".
O Malba - Fundacion Constantini, a partir de 21 de setembro a 30 de setembro estará comemorando o seu décimo aniversário proporcionando um vasto Calendário de exposições e atividades.
...aos que estão com as suas malas prontas para visitar Buenos Aires, não deixem de colocarem em suas programações uma visita a esta sensacional instituição de Artes.
Boa Viagem...!!!

Endereço e contato:

Av. Figueroa Alcorta, 3415 - Palermo
C1425CLA Buenos Aires - Argentina
Fone: +54 (11) 4808-6500 / 4808-6515
info@malba.org.ar










3 comentários:

  1. Sensacional O Malba-Fundacion Constantini, museu de artes voltado para as raízes latino-americanas, graças a dedicação de seu fundador Eduardo F. Constantini que o idealizou e executou êste sensacional projeto para a preservação da arte e cultura latino-americana.

    ResponderExcluir
  2. Muy interesante poder contar con un museo de estás carácteristicas...El arte es la máxima expresión del ser humano!!! Felicidades mi querido amigo Semel por tu gran aportación para divulgar el arte.

    ResponderExcluir
  3. Excelente artículo.
    Me sorprende tu capacidad para postear arte y cultura, que es lo que identifica a cada pueblo.
    Felicitaciones!!!
    Maria Adriana.

    ResponderExcluir