sexta-feira, 12 de agosto de 2011

'WEKEEND"

GLACIAR PERITO MORENO

Glaciar Perito Moreno ou Geleira Perito Moreno, localizada na Argentina, na América do Sul, está numa região rodeada por bosques e montanhas, dentro do "Parque Nacional Los Glaciares", criado no ano de 1937 na Província de Santa Cruz ao sul da Argentina. O parque tem 724 mil hectares, possuindo um total de 356 geleiras.
É a terceira maior geleira do planeta e já foi considerada a "Oitava Maravilha do Mundo", devido a vista que se tem de seu topo. É também uma das maiores reservas de àgua doce do mundo.
Seu nome é em homenagem a Francisco Pascasio Moreno, criador da "Sociedade Científica Argentina", um renomado pesquisador da região.


Um dos lugares mais fantásticos do planeta, está localizado na cidade de "El Calafate" na Patagônia Argentina.
Com mais de 400 quilômetros de comprimento e 50 quilômetros de largura, êste glaciar está localizado na zona ampla e praticamente inacessível da Cordilheira dos Andes.
O Glaciar Perito Moreno é também um dos três únicos glaciares da Patagônia imunes ao aquecimento global. Há cerca de 90 anos que avança 700 metros por ano devido as fortes nevascas que caem sôbre as suas bases, nos Andes, e tambem há cerca de 90 anos que perde aproximadamente a mesma superfície por ano, por ablação, quando encontra o lago argentino. A sua espessura mantém-se estável, atingindo os inacreditáveis 700 metros na parte mais profunda.
O Glaciar Perito Moreno continua em equilibrio, produzindo gelos na mesma proporção que os perde. Por isto, qualquer visitante poderá observar a quebra e a  queda de imensos blocos de gelo, que se desprendem de suas paredes. É um espetáculo único! Uma demonstração de poder e magestade da natureza. Para quem visita o Glaciar Perito Moreno, o extase é ficar horas a fio diante daquela massa gelada tentando descobrir onde cairá o próximo bloco de gelo. O enorme estrondo provocado pelo impacto do gelo com a àgua, em contraste com o silêncio que reina no local, faz o coração bater mais forte. Mas o gelo é perigoso e deve ser admirado de uma distância segura. Até o ano de 1988 já haviam morrido 32 pessoas ali, vítimas de pedaços de gelo ou das ondas de quase três metros formadas pelo desabamento. Hoje as passarelas protegem os visitantes e delimitam o perímetro. Êste espetáculo ocorre todos os dias, em todas as horas e pode ser admirado tanto no verão como no inverno. É recomendado aos visitantes do glaciar levarem abrigo para frio e chuvas, pois a proximidade  com a Cordilheira dos Andes faz com que o tempo mude com muita frequência.
Outra maneira de conhecer o glaciar é realizando um passeio chamado Mini Trekking, uma caminhada sôbre o gelo usando um calçado especial(grampones) com pontas de ferro. Êstes passeios são realizados com guias especializados, em uma zona do glaciar muito estável onde não há riscos de desabamentos. É uma aventura  única poder  caminhar sôbre esta explêndida massa gelada. A trilha dura cerca de duas horas e ocorre num rítmo tranquilo para que se possa apreciar a paisagem, podendo ser observados pequenos riachos, cavernas de gelos com côres variadas, gretas profundas e pequenas paredes geladas que podem ser escaladas.
Para os aventureiros mais afoitos existe uma caminhada com uma duração aproximadamente de seis horas, visitando o que há de mais difícil de ser visto através de embarcações ou outro meio de transportes.
Então... é só preparar as malas e partir para uma inesquecível viagem de aventuras e muita adrenalina!!!

2 comentários:

  1. Glaciar Perito Moreno considerada a oitava Maravilha do mundo...com razão, sua beleza é indescritível, uma visão inigualável para os olhos do homem, não deixe de conhecê-la...!!!

    ResponderExcluir
  2. Hola Samel: es hermoso tu blog, lo he leido detenidamente y te he puesto en los seguidores en mi perfil, para tener al instante tus entradas.
    Este post del Glaciar Perito Moreno, está súper bueno, quizá por ser de mi patria...y muy bien logradas las imágenes...
    Te felicito desde el corazón por este nuevo logro que es el blog, un espacio para ller cosas interesantes y poder transmitir conocimientos, que para eso está la red...
    Mil cariños sinceros y muchos éxitos!!!
    Maria Adriana.

    ResponderExcluir