segunda-feira, 20 de junho de 2011

"CURIOSIDADES DO MUNDO DA MÚSICA"

TRIBUTO A GEORGE HARRISON
(CONCERT FOR GEORGE)

George Harold Harrison, ou simplesmente George Harrison, um dos integrantes do conjunto mais famoso do mundo(The Beatles), nasceu em Liverpool - Inglaterra, em 25 de fevereiro de 1943 e faleceu em Los Angeles - Estados Unidos em 29 de novembro de 2001 as 15:30hs(horário de Brasília).
O tributo a George Harrison foi realizado diante de plateia previlegiada no "Royal Albert Hall", em Londres, no dia 29 de novembro de 2002, sob a direção musical do músico e amigo Eric Clapton, que reuniu os artistas e ensaiou o repertório musical para o "CONCERT FOR GEORGE".

Foi um  dos maiores e  mais emocionantes tributos já realizados para um artista, além do DVD duplo e o CD, o evento foi registrado em filme pelo cineasta David Lelan, e que estreou nos cinemas do Reino Unido e também dos Estados Unidos em outubro do ano de 2003.
Nêste evento estiveram presentes os familiares de George Harrison, inclusive o seu único filho Dhani Harrison, que também foi convidado por Eric Clapton a fazer parte dos músicos que tocaram em homenagem ao seu pai.
Fizeram parte na banda os músicos Eric Clapton(Diretor musical), Paul McCartney, Ringo Starr, Bylli Preston,  Jeff Lyne, Ray Coopper, Chris Staiton, Andy Fairweather, Dave Bronze, Gary Brooker, Jim Kapaldi, Jim Keltner, Albert Lee, Marc Mann e The London Metropolitan Orchestra, representando a música indiana, estavam presente o amigo Ravi Shankar e sua filha Anoushka Shankar.
O DVD duplo inclui o show completo do "Concert for George", um CD que registra o show em áudio, a versão cinematográfica, e também um booklet  recheado de textos e fotos que ajudam a dimensionar ainda mais o evento, mostrando a importância do ex beatle George Harrison no cenário cultural e musical do mundo.
No ano de 2005 o DVD "Concert for George", ganhou o prêmio Grammy de melhor Vídeo Long for Music.
Toda a arrecadação dêste show, desde vendas de ingressos, DVD e do CD, foram destinados a "The Material World Charitable Fundation", fundada e mantida por George harrison no ano de 1973.



Um comentário:

  1. Maravilhoso o tributo "Concert for George", organizado no primeiro aniversário da morte de George Harrison, no dia 29 de novembro de 2002, mas liberado ao público no dia 29 de novembro de 2003.O evento foi em duas partes, a primeira parte o músico e amigo indiano Ravi Shankar e sua filha Anoushka Shankar com mais dezeseis músicos indianos prestaram uma homenagem a George Harrison, com a peça chamada Arpam que significa "Oferenda". E a segunda parte é a que nós vemos aí no vídeo, com Eric Clapton e os seus convidados, amigos de George Harrison. Lindo o vídeo com a música "My Sweet Lord", cantada por Bylli Preston.

    ResponderExcluir