quarta-feira, 15 de junho de 2011

"WEKEEND"

MUSEU MIHO


"No topo de uma montanha, em meio a Natureza, o "Miho Museum" abriga 2000 obras de arte"




O Museu Miho está localizado a sudeste de Kioto-Japão, perto da cidade de Shigaraki, na província de Shiga em uma área montanhosa e de florestas num total de 247 hectares.
O museu foi o sonho de sua idealizadora Mihoko Koyama, uma das mulheres mais ricas do Japão, herdeira do ramo textil Toyobo.
Em 1970 fundou o movimento Koyama Shingi, movimento espiritual Shimeikai, acredita-se que  existe mais ou menos uns 300 mil membros em todo o mundo.
Então na década de 1990 Mihoko Koyama encomendou o projeto do museu a ser construído, junto ao templo Shumei nas montanhas de Shiga.
O arquiteto chinês IM Pei já havia projetado a torre do sino do Misono, sede internacional do centro espiritual da organização espiritual Shimeikai. Com isto então Mihoko Koyama e sua filha Hiroko Koyama encomendaram o projeto do Museu Miho ao arquiteto IM Pei e Dr. Kibowkan Intenational Inc., em agosto do ano de 1996.

O design de IM Pei, que êle mesmo veio a chamar de Shangri-Lá(Paraiso), é executado numa paisagem montanhosa e de florestas, com uma àrea de construção de aproximadamente 9.241M², sendo que parte da construção se localiza no sub solo, esculpida em montanha rochosa. O telhado é de vidro e aço, enquanto que as paredes exteriores, interiores e o piso, são de uma pedra calcárea de cor bege quente da França, o mesmo material usado pelo arquiteto Pei no salão de recepção do Museu do Louvre em Paris.
As claraboias produzem um padrão de luz e sombras que mudam com o tempo do dia e as quatro estações do ano.
Os quadros de espaço com extensão de base, são os principais elementos estruturais.
Os nós de aço fundido são formados por nove guias interiores com uma bola ou cilindro comum.
As luzes de borda plana dos salões de exposição estão equipadas com projetores cujos sentidos podem ser movidos a 360º. Na partes planas dos tetos foram instalados balancins com super spots de lâmpadas QR111, todos êstes dispositivos de iluminação são de alta performance.
A visão da janela de vidro circular da principal porta de entrada do museu, revela uma afinidade entre o esplendor natural e a arquitetura.
O museu é impressionante não só pela sua localização no topo da montanha, pela arquitetura refinada, e também pelo fato  de que boa parte de sua exepcional coleção tenha sido adquirida no mercado internacional na década de 1990, ou seja em pleno século XX, como se fosse impossível adquirir obras do naipe e porte do que é encontrado ali no Museu Miho, o que na concepção de colecionadores trata-se de um feito quase que impossível, não só se tratando de prêços, mas sim por opções e disponibilidades de objetos de artes desta grandeza.
A coleção do Museu Miho é de aproximadamente 2000 peças e está avaliada em torno de quinhentos a um bilhão de dolares.
Atualmente está acontecendo a Sessão Primavera no Museu Miho no período de 06 de junho a 08 de julho.

PRÓXIMOS EVENTOS

Sessão Verão 2011 - de 09 de julho a 14 de agôsto - Apresentando "Civivilizações da América Antiga"
Sessão Outono 2011     - de 03 de setembro a 11 de dezembro - Apresentando "Deuses e Budas da Terra do Omi". 
O magestoso Buda de Gandhara, vindo do Paquistão, tem a aparencia de um peregrino que acaba de chegar, terminando a sua longa jornada aqui no Museu Miho, além desta magnífica escultura entre as 2000 que faz parte do acêrvo do museu, como exemplo, um afresco pompeiano, um mosaico romano, uma estátua da rainha Arsinoe II do período Ptolomaico, O Buda Sakyamuna, Silver Horus uma divindade egípcia  com cabeça de falcão, escultura em alabastro dos Assírios encontrada às margens do rio Tigre na Mesopotâmia, e mais, muito mais da rara coleção particular de utensílios destinados a cerimônia do chá da presidente Mihoko Koyama.
As visitas são de terça a sexta no horário de 10hs as 17h, os bilhetes custam 1.000 ienes individual, e 800 ienes para grupos acima de 20 pessoas e pedem gentilmente que os pagamentos sejam a dinheiro, não aceitando cartões de crédito.
Restaurante
Peach Restaurante Vale (localizado no Pavilhão de recepção) oferece uma variedade de itens, incluindo o almoço.
O Pine View Tea Room(casa de chá) Ala Sul do edifício do Museu) oferece pão acabado de cozer, sanduíches ocidentais e bolos tradicionais japoneses e sobremesas.
O estacionamento do museu tem capacidade para estar abrigando 20 ônibus e 150 carros.
Maiores informações no email :information@miho.jp

Telefones: +81 (0) 748-82-3411
Fax: -81 (0) 748-82-3414
Site:  http://www.miho.or.jp/english/index.htm





                                                      



                                                                    MIHO MUSEUM                                                                                           










Um comentário:

  1. É impressionante a grandiosidade do "Museu Miho", uma obra colossal de arte, tanto a estrutura física da construção, e bem como os objetos de Artes alí expostos, ainda se vê que tem pessoas no mundo que realmente amam a Arte e a Cultura.

    ResponderExcluir