quinta-feira, 9 de junho de 2011

"WEKEEND"

PARQUE NACIONAL DA AMAZONIA

O Parque Nacional da Amazonia foi criado em 19 de fevereiro de 1974, através do Decreto Federal nº 73.683, e alterado em 18.01.1985 com o Decreto Federal nº 90.823, localizado no munícipio de Itaituba no estado do Pará com uma àrea de 994 mil hectares, com um perímetro de 710 quilometros.
O objetivo específico da criação do Parque Nacional da Amazonia, foi a de preservação da Unidade , da preservação de vários ecossistemas amazonicos naturais, com finalidades científicas, educativas e recreativas.
O bioma é 100% amazonico, constituída de 1% de floresta Ombrófila Aberta e 99% de floresta Ombrófila Densa, apresentando um clima quente e úmido, com temperaturas máxima de 38 a 40ºC e mínima de 12 a 16ºC, chovendo quase todo o período do ano, sendo mais sêco nos mêses de julho a setembro, a àrea do Parque Nacional da Amazonia apresenta um relêvo suavemente ondulado.
A flora do Parque Nacional da Amazonia é muita rica, apresentando uma centena de variedades, destacando-se as seringueiras(Hévea brasiliensis e Hévea benthamiana), castanha do pará(Bertholletia excelsa), angelim rajado(Pithecolobium racemosu), freijó(Cordia goeldiana), acapu(Vouacapona americana), maçarandubas(Manilkara spp), e o bem brasileiro jacarandá(Dalbergia spruceana).
Ao longo dos rios ocorrem ainda as florestas aluviais, divididas em várzeas e igapós, ricas em palmeiras açaí(Euterpe oleracea) e buriti(Mauritia flexuosa).
A fauna de mamíferos do Parque Nacional da Amazonia embora com população relativamente reduzida, é uma das mais variadas do mundo, encontra-se aí o tamanduá bandeira(Mymercophaga trydactila), tatu canastra(Priodontes giganteus), cachorro do mato vinagre(Speothos venaticus), cachorro do mato de orelha curta(Atelocynus microtis), todos ameaçados de extinção, bem como a ariranha(Pteronura brasiliensis), peixe boi da amazônia(Trichechus inunguis), duas espécies de botos(Iniageoffrensis e o Sotalia fluviatilis), e a lontra(Lontra sp).

A mesma variedade se observa com relação as aves, representadas por mais de 250 espécies, algumas também ameaçadas de extinção.

Entre as pernaltas destaca-se a garça real(Pilherodius pileatus), além do maguarí(Ardea cocoi), colhereiro(Ajaia ajaia), várias espécies de araras, papagaios e perequitos. Podem ser vistos aqui no Parque Nacional da Amazonia, os ameaçados àguia real(Harpia harpyja), e o urubú rei(Sarcoramphus papa).
Possilvemente tôdas a formas de répteis estejam aqui no Parque Nacional da Amazonia representados, a começar por três espécies de tartarugas, dentre as quais a mais comum é a tartaruga do amazonas(Podocnemis expansa), encontramos o jacaré tinga(Caiman crocodillus), jacaré açú(Melanosuchus niger), as cobras surucucu(Lachesis muta), a jibóia verde(Corallus caninus), além de cinco variedades de rãs.
Considerado o bacalhau brasileiro, o Pirarucu(Arapaima gigas), é o peixe de maior porte que vive nos rios da região e também do Parque Nacional da Amazonia, sendo também comuns os tambaquis e os tucunarés, tôdas estas espécies encontram condições ideais de reprodução e manutenção de suas populações no Parque Nacional da Amazonia.

O acesso ao Parque Nacional da Amazonia pode ser feito via aérea(Manaus,Belém ou Santarém) até Itaituba, por via fluvial, (via Santarém-Itaituba), e também via rodoviária, Br-260-Rodovia Transamazônica, e de Santarém a Itaituba através de ônibus ou carro, 370 quilômetros de estradas sem pavimentação asfáltica.
O Parque Nacional da Amazonia tem estrutura limitada para os turistas, oferecendo um galpão para aproximadamente 50 pessoas, devendo os mesmos se proverem de água potável, gêneros alimentícios, mendicamentos, etc.
Maiores informações no telefone (93) 3518-4519 - (93) 3518-1530
Itaituba-Pa
CEP:68181-010
Email: parnaamazonia.pa@ibama.gov.br
Site: http://www.icmbio.gov.br/
Bem aí está o Paraíso Ecológico para ser apreciado por todos aquêles que gostam e amam a Natureza selvagem e original!!!



Um comentário:

  1. Sensacional o Parque Nacional da Amazonia, gente! o Parque, ainda está num estado quase natural, bruto, selvagem...realmente é um santuário ecológico...mas nós sabemos que o homem não vê a hora colocar a mãos nêste santuário para explorá-lo...então quem tiver condições vá urgente apreciar esta beleza da região amazônica...Boa Viagem...!!!

    ResponderExcluir